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15 Benefícios do Ômega-3 para Saúde. Ômega-3 tem Contraindicação?

Os benefícios do ômega 3 são de extrema importância para a saúde. O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, ou seja, é um conjunto de 3 formas de ácidos graxos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA).

Os ácidos graxos do ômega 3 são considerados essenciais, pois nosso corpo não os produz de forma natural. Portanto, o ômega 3 precisa ser ingerido via alimentação ou suplementação. Do contrário, iremos sofrer com a carência desse nutriente.

Onde Encontramos o Ômega 3

Como já dissemos, o ômega-3 é um conjunto de 3 ácidos graxos: ALA, EPA e DHA.

O ALA está presente nos óleos vegetais, sementes e nozes.

No entanto, a maior parte dos benefícios do ômega 3 está vinculada ao EPA e ao DHA, sendo ambos encontrados em peixes de águas frias e profundas.

benefícios do ômega-3

Hoje em dia, são inúmeros os estudos científicos que comprovam as propriedades e os benefícios do ômega 3 para o corpo e a mente.

Inclusive, o ômega 3 é considerado um grande amigo do coração e cérebro.

Mas não é só isso.

Pesquisas recentes tem apontado para benefícios pouco inusitados, quando pensamos em gordura.

Por exemplo: Você sabia que o ômega 3 ajuda a emagrecer e é um ótimo aliado para Secar Barriga?

Confira nosso artigo e veja também se há alguma contraindicação ao ômega 3.

Conheça os Principais Benefícios do Ômega 3 para Saúde

Ômega 3 para o Coração

benefícios do ômega-3

Décadas atrás, pesquisadores descobriram que nos locais onde a dieta incluia grande consumo de peixes como salmão, sardinha e atum; havia uma menor incidência de doenças cardíacas como infarto e AVC.

Comparando populações de países como Japão e Espanha, contra locais com baixo consumo de peixe (Estados Unidos, por exemplo) se observou que os benefícios do ômega 3 para o coração se refletiam em:

  • Menor pressão arterial.
  • Níveis de triglicerídeos mais baixos em 15 a 30%.
  • Aumento do bom colesterol (HDL).
  • Melhora do fluxo sanguíneo, sem formação de plaquetas ou coágulos.

Ômega 3: Benefícios para a Memória

O ômega 3 é fundamental para quem estuda.

Com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o DHA (ácido docosa-hexaenoico) atua diretamente na saúde do cérebro.

Para se ter uma ideia da importância do DHA, cerca de 40% do nosso cérebro é formado por esse ácido graxo.

Além disso, ele ajuda a cognição e as conexões entre os neurônios, favorecendo a memória, atenção e raciocínio.

Contra Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla

benefícios do ômega-3

Um dos famosos benefícios do ômega 3 está vinculado ao EPA (ácido eicosapentaenoico).

O EPA é capaz de bloquear enzimas que produzem inflamações pelo corpo. Isso inclui nossos neurônios.

Com o envelhecimento, o tecido cerebral tende a ficar “machucado”, aumentando o risco de doenças degenerativas e esclerose múltipla.

Por isso, EPA presente no ômega 3 protege o cérebro, preservando seu bom funcionamento.

Propriedades do Ômega 3 Contra Doenças Mentais

Entram nessa lista a depressão, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Pesquisas já comprovaram que a combinação dos ácidos graxos EPA e DHA aumentam o volume de sangue no córtex frontal do cérebro.

Em outras palavras:

Os benefícios do ômega 3 para o cérebro incluem a estabilização do nível de dopamina, impedindo sua queda brusca.

A deficiência de dopamina provoca mau-humor, insônia, preguiça excessiva, falta de ânimo e baixa libido.

Ômega 3 para o Diabetes Tipo 2

Os ácidos graxos do ômega 3 ajudam a reduzir e controlar a resistência à insulina.

Por isso, casos de Diabetes Tipo 2, assim como outras síndromes metabólicas (obesidade e hipertensão) estão fortemente vinculados àquilo que comemos.

Uma dieta controlada e natural pode prevenir ou até mesmo ajudar a reduzir o diabetes e o uso de insulina.

benefícios do ômega-3

Por isso que, um dos benefícios do ômega 3 para o diabetes é a diminuição do índice glicêmico das refeições.

Se este for o seu caso, procure acrescentar ao menos um peixe rico em ômega 3, como a Sardinha ou Salmão ao seu cardápio.

Alimentos ricos em ômega-3 devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por semana.

Caso isso não seja possível, faça uso regularmente de suplementos de ômega-3.

Isso irá ajudar a reduzir as taxas de glicemia, que por sua vez irá diminuir o nível de insulina circulando pelo sangue.

Propriedades do Ômega 3 para Emagrecer

O ômega-3 emagrece por atuar na diminuição do nível de insulina no corpo.

Em nosso blog, você encontra um artigo detalhado explicando como o ômega 3 ajuda na perda de peso.

Mas saiba que os mesmos benefícios do ômega 3 para emagrecer, também favorecem o controle do diabetes e da hipertensão.

Ou seja, ao reduzir a glicemia do sangue, o corpo fica livre do excesso de insulina.

A partir daí, quebra-se um ciclo vicioso de acúmulo de gordura corporal.

É por isso que o ômega 3 também ajuda no processo de emagrecimento.

Porque ele elimina a inflamação de neurônios que respondem pelos mecanismos de controle da fome e saciedade.

Ômega 3: Benefícios Anti-inflamatórios

O ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório natural.

Os ácidos graxos do ômega 3 reduzem a produção de moléculas e substâncias que são vinculadas a processos inflamatórios como citocinas.

Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que o ômega-3 também atua no aumento no nível de prostaglandina no sangue.

Um hormônio que dentre tantas funções tem efeito anti-inflamatório das articulações.

Ômega 3 Contra Doenças Autoimunes

A associação dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, fazem do ômega 3 um grande aliado no combate de doenças autoimunes.

Doenças autoimunes ocorrem por uma falha no sistema imunológico, fazendo com que células saudáveis sejam vistas erroneamente como células invasoras do corpo.

Alguns exemplos: diabetes tipo 1, lúpus, psoríase e a doença de Crohn.

Para esses casos, os benefícios do ômega 3 se comprovaram na baixa incidência dessas doenças em populações que tiveram grande ingestão de peixes durante a primeira infância.

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Ômega 3: Benefícios para o Bebê e Criança

Os benefícios do ômega 3 para as crianças começam ainda durante a gravidez, quando o cérebro do bebê está sendo formado, e se estendem para a primeira infância (até os 5 anos de idade).

Estudos publicados pelo American Journal of Clinical Nutrition demonstraram que, durante a gestação, uma dieta rica em ômega 3 está associada aos seguintes benefícios para o cérebro infantil:

  • Maior inteligência
  • Facilidade para o aprendizado e assimilação de vocabulário
  • Melhor capacidade para a comunicação e fala
  • Menor risco de TDAH – transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Benefícios do Ômega 3 para os Olhos

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O ômega 3 tem um papel importante para proteger a retina do olho contra o envelhecimento.

Pesquisas comprovaram que o ácido graxo DHA (um dos tipos de ômega 3) ajuda na lubrificação do globo ocular e preserva os pequenos vasos sanguíneos que irrigam o olho, evitando inflamações na retina.

Além disso, outra propriedade do ômega 3 foi constatada na prevenção da cegueira, relacionada à DMRI.

A DMRI é uma degeneração macular relacionada à idade.

Ômega 3 para a Prevenção de Câncer

Quando o assunto é câncer, existe o consenso de que alimentos antioxidantes são cruciais para a prevenção da doença.

É justamente por isso que os benefícios do ômega 3 para o câncer são tão importantes.

Seus ácidos graxos essenciais evitam o envelhecimento precoce e a degeneração das membranas das células.

Como consequência, estudos provaram que países com uma dieta rica em ômega 3 apresentam 55% menos risco de desenvolver câncer de cólon, câncer de mama e de próstata.

Benefícios do Ômega 3 para Pele

O ácido graxo DHA do ômega 3 compõe uma parte estrutural da pele, mantendo as membranas das células saudáveis por mais tempo.

Isso significa dizer que o ômega 3 serve para hidratar a pele, manter seu brilho natural, prevenir contra acnes e espinhas e, finalmente, suavizar linhas de expressão e rugas.

Além disso, o ômega 3 é bom para pele porque protege contra o envelhecimento precoce devido ao excesso de exposição solar.

Ômega 3 Melhora o Sono

beneficio do ômega 3

Uma boa noite de sono é mais um dos benefícios do ômega 3 para a saúde.

Estudos confirmaram que baixos níveis de ômega 3 estão associados a uma deficiência em melatonina, hormônio que ajuda nosso corpo a relaxar e dormir.

Além disso, foi comprovado que a suplementação de ômega 3 na dieta reduz a dificuldade para dormir em crianças e melhora a qualidade do sono em adultos.

Ômega 3 é Bom para Ossos e Articulações

Osteoporose e artrite são 2 doenças que podem ser evitadas ou minimizadas com o consumo regular de ômega 3.

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revisaram diversos trabalhas sobre os benefícios do ômega 3 para os ossos.

Eles concluíram que ele é crucial para o esqueleto como um todo, pois fortalece a massa óssea por aumentar a absorção de cálcio no organismo.

Ômega 3: Benefícios para a Menstruação e Menopausa

Apesar de serem 2 fases distintas da vida da mulher, ambas se beneficiam dos efeitos anti-inflamatórios do ômega 3.

Por exemplo, para os casos de TPM (tensão pré-menstrual) e cólicas menstruais, o ômega 3 se mostrou tão eficiente quanto o ibuprofeno, um famoso anti-inflamatório e analgésico.

Quanto aos benefícios do ômega 3 para menopausa, vale lembrar que com a queda da produção de estrogênio (hormônio feminino), muitos problemas de saúde ligados ao envelhecimento passam a existir para a mulher.

E o ômega 3 atua justamente postergando de forma natural os efeitos negativos desse processo.

Existe Alguma Contraindicação do Ômega 3?

A única contraindicação conhecida do ômega 3 é para as pessoas alérgicas a peixe ou a castanhas.

Nesse caso, a solução é simples.

Fazer uso da suplementação e não comer alimentos in natura como: salmão, atum, sardinha, linhaça, chia, gérmen de trigo e nozes.

Se essa for sua escolha ou opção, procure por um suplemento de ômega 3 (óleo de peixe) de marca reconhecida.

A embalagem deve impedir a passagem de luz para que o produto não oxide e por mais estranho que possa parecer, o cheiro de peixe dentro do frasco de suplemento deve ser suave ou imperceptível.

A dose recomendada é de 1 a 3 cápsulas ao dia.

Quanto aos alimentos in natura, bastam 2 refeições com peixe de água fria por semana.

Assim você já irá experimentar todos os benefícios do ômega 3 para saúde.

beneficios do omega 3

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