Alimentação Saudável Beleza e Bem-Estar
10 Benefícios do Azeite de Oliva Para a Saúde e Beleza
Azeite de Oliva – Poderoso Óleo da Antiguidade
O azeite de oliva é um alimento milenar e sua importância para os povos antigos começou muito antes do momento atual. Sabe-se, por exemplo, que a árvore da oliveira era símbolo de paz, abundância, sabedoria e glória na Antiguidade.
Antes da era cristã, o azeite de oliva já era usado pelos egípcios, gregos e romanos para diversos fins. Remédio contra feridas, protetor para a pele contra o frio, perfume, combustível para lamparinas, verniz de móveis e até impermeabilizante de tecidos.
Até mesmo na Bíblia, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, o azeite de oliva tem papel de destaque. Ele é símbolo da presença do Espírito Santo de Deus.
Cuidados com a Beleza
Em diversos países, a indústria de cosméticos local utiliza o azeite de oliva como base para a fabricação de xampus, condicionadores, hidratantes, pomadas, sabonetes e outros produtos. Confira alguns usos do óleo abaixo.
Para os Cabelos – Por suas propriedades emolientes, o azeite de oliva hidrata e condiciona todos os tipos de cabelo. Pode ser usado junto com frutas ou mel para a formulação de máscaras caseiras, deixando os fios brilhantes e macios.
Outro benefício é no tratamento de caspa, coceira e descamação do couro cabeludo. Neste caso, basta massagear a raiz dos cabelos com o próprio azeite duas vezes por semana para já notar uma melhora.
Auxilia na Perda de Peso – Estudos recentes realizados por universidades da Europa mostraram que o óleos de oliva ajudam a emagrecer.
A explicação para isso se deve ao fato de que ele aumenta a sensação de saciedade do corpo. Toda vez que comemos, o nível de açúcar no sangue aumenta.
Porém, durante a digestão essa taxa vai caindo gradativamente.
Quanto mais rápido cair, mais rápido iremos sentir fome. É aí que entra o azeite de oliva. Ele retarda a absorção da glicose no fígado. Mas cuidado, não ultrapasse o consumo diário de duas colheres de sopa de azeite. Do contrário, ele irá engordar sim!
Azeite de Oliva para a Pele – Não importa se você quer tratar da pele do rosto, corpo, mãos ou pés. Se o seu objetivo é hidratar, prevenir rugas ou esfoliar células mortas, o azeite de oliva é o seu aliado.
Por suas propriedades antioxidantes e a presença de polifenóis e vitamina E, ele evita o envelhecimento precoce.
Como esfoliante, misture o azeite de oliva com açúcar ou sal e passe durante o banho na área onde desejar. Enxague em seguida.
Cuidados com a Saúde
Para Dores, Inflamações e Cicatrização de Tecidos – Por suas propriedades antioxidantes e também por ser rico em Vitamina K, o azeite de oliva ajuda na coagulação do sangue e na cicatrização de feridas.
Também foram descobertas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias contra dores crônicas no corpo em geral.
Um alimento Amigo do Coração – Rico em ácidos graxos monoinsaturados, o azeite de oliva reduz o colesterol LDL (ruim) e aumenta o colesterol HDL (bom).
Ele também impede a ação dos radicais livres que provocam a oxidação do colesterol e o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos.
Azeite de Oliva para os Ossos – Pela presença da Vitamina K, o azeite de oliva mantém os ossos saudáveis e estimula a absorção de cálcio pelo organismo.
Ele também ajuda a evitar fraturas e a combater a osteoporose.
Ajuda a Flora Intestinal – Tem efeito laxante e melhora a atividade intestinal, prisão de ventre. Este azeite também é um forte aliado na prevenção do câncer de cólon e intestino.
Aliado do Corpo contra Doenças
Auxilia na Prevenção do Câncer – Pela sua poderosa combinação de polifenóis, vitamina E e Vitamina K, o azeite de oliva ajuda a prevenir diversos tipos de câncer como, por exemplo, mama e intestino.
Tanto que os países que possuem a menor incidência de infarto e câncer no mundo são justamente aqueles que adotam a dieta mediterrânea, ou seja, são os maiores consumidores de azeite de oliva no mundo.
Azeite de Oliva para o Cérebro – Além da prevenção de AVC (Acidente Vascular Cerebral) por diminuir o acúmulo de colesterol nas artérias, o azeite de oliva ajuda a memória e preserva a saúde dos neurônios, retardando o envelhecimento do cérebro.
Ótimo Alimento para Diabetes – Ajuda os pacientes que sofrem com Diabetes Tipo 2. Isso porque o azeite de oliva é anti-inflamatório e no momento em que as inflamações diminuem aumenta a capacidade do corpo de absorver a insulina que produziu.
Assim podemos dizer que este alimento contribui para que o pâncreas não trabalhe sobrecarregado.
Artigos Relacionados ao Azeite de Oliva:
Como Aproveitar os Benefícios do Azeite na Culinária e na Saúde
15 Benefícios da Berinjela para Saúde
Dieta da Proteína Emagrece: Como Fazer e Cardápio
O Papel da Gordura na Dieta Low Carb