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22 Alimentos para Memória, Concentração e Inteligência

Alimentos para memória, concentração e inteligência, oferecem benefícios valiosos para a saúde do cérebro.

Eles possuem nutrientes que ajudam a melhorar o processo de aprendizado e nos protegem contra a perda de memória, pois impedem o envelhecimento e a morte precoce dos neurônios.

alimentos para memória

Os neurônios são as células do cérebro responsáveis pela transmissão de informações na forma de impulsos elétricos.

Assim como todas as demais células do nosso corpo, os neurônios dependem de vitaminas, sais minerais, gorduras boas e aminoácidos para a sua nutrição.

É por isso que os alimentos para memória são também excelentes para a concentração.

Eles possuem nutrientes que agem na inteligência, raciocínio e blindam sua mente contra doenças.

Saiba Como Turbinar seu Cérebro com Bons Alimentos para Memória

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Abacate

O Abacate é rico em vitamina B3.

As vitaminas do complexo B trabalham em conjunto para fortalecer a imunidade e proteger os neurônios contra a oxidação.

Além disso, o abacate é um alimento que ajuda a memória porque é rico em ômega-3.

Estudos demonstram que o ômega-3 é a gordura do bem que protege o cérebro contra o desgaste prematuro.

Pêssego

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Essa fruta avelulada é rica em fisetina;

A fisetina é uma substância que estimula a formação e fortalecimento das conexões entre neurônios. Ou seja, permite que as lembranças sejam guardadas com mais intensidade e segurança.

Por isso, o pêssego é um dos melhores alimentos para memória, concentração e inteligência.

Tomate

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Combinando os benefícios antioxidantes do licopeno e da fisetina, o tomate ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, o tomate combate alguns tipos de cânceres e é um excelente alimento para a memória e raciocínio.

Melancia

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Perfeita para o verão por sua altíssima concentração de água (mais de 90%), a melancia é amiga do cérebro e diminui os lapsos de memória.

Isso acontece pois a melancia é uma fruta rica em licopeno, que age contra doenças degenerativas como câncer e Alzheimer.

Estudo recentes demonstram que essas doenças degenerativas também podem ser evitadas através do estímulo do cérebro realizado através de exercícios.

Amora

Da família das frutas vermelhas, a amora também é rica em antocianinas, uma poderosa substância antioxidante.

Responsável pela coloração vermelho arroxeado da amora, as antocianinas agem contra a ação dos radicais livres que podem danificar os neurônios.

Por combater de forma eficaz a ação destes radicais, a antocianina é considerada uma importante aliada da saúde do cérebro, pois atua eficazmente na prevenção e no retardamento das doenças degenerativas.

São essas características que fazem da amora um poderosos alimentos para a memória e concentração.

Morango e Framboesa

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O morango e a framboesa também fazem parte da família das frutas vermelhas.

As frutas vermelhas contém ácido elágico, um polifenol com fortes propriedades antioxidantes, que atua contra a ação de radicais livres e perda de memória.

Outra forma de evitar a perda de memória são os exercícios para o cérebro.

Pode até parecer estranho, mas exercitar o cérebro é um jeito simples de protegê-lo contra doenças degenerativas.

Castanha do Pará

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Fonte de selênio, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E, a castanha-do-pará é um dos melhores alimentos para memória, atenção, pensamento e linguagem.

Estudos comprovam que uma castanha por dia é o suficiente para turbinar as funções cognitivas do cérebro.

Brócolis

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Vegetais verde-escuros são ricos em antioxidantes que protegem o sistema nervoso.

O brócolis é abundante em folato, nutriente indispensável para o bom funcionamento cerebral e que participa dos hormônios que regulam a memória.

Rúcula, Couve e Espinafre

Assim como o brócolis, esse vegetais oferecem os benefícios das folhas verde-escuras.

São alimentos que aumentam a memória, ajudam a saúde do cérebro e ainda reduzem o risco de diabetes tipo 2 e câncer de estômago e intestino.

Café

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Consumido em doses moderadas, a bebida proporciona aumento da energia e disposição.

O café é considerado um alimento funcional que ajuda a memória e aumenta a concentração e o estado de alerta.

Segundo os últimos estudos sobre o café, a quantidade máxima recomendada desta bebida é de 3 xícaras ao dia, o equivalente a 400 miligramas de cafeína.

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Azeite de Oliva

Capaz de retardar o processo de envelhecimento cerebral, o azeite de oliva extravirgem atua na reconstrução das fibras nervosas.

Por isso é um importante alimento para ajudar a memória e impedir a degeneração dos neurônios.

Chá Vede

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O chá verde possui propriedades antioxidantes e é considerado um alimento com função neuroprotetora.

Devido à alta concentração de cafeína, ele ativa o cérebro, melhora a concentração e ajuda na memorização.

Por isso, o chá verde é considerado um alimento para inteligência, memória e ajuda na concentração.

Tomar 1 xícara de chá verde após as refeições é altamente recomendado para quem quer melhorar o processo de aprendizado.

Suco de Uva

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Os polifenóis existentes no suco de uva são poderosos antioxidantes e inibem os danos causados no cérebro pelo excesso de radicais livres.

Conforme estudos, o consumo indicado para este caso é de 350 a 400 ml de suco de uva 100% integral (e sem açúcar).

Ou seja: devido aos seus nutrientes de ação antioxidantes, o suco de uva é também considerado um ótimo alimento para a saúde do cérebro.

Chocolate Amargo

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O chocolate amargo é um alimento bom para memória devido à sua alta concentração de cacau.

O cacau é antioxidante e possui magnésio, um mineral que ajuda na nutrição do sistema nervoso.

Grãos Integrais

Excelentes alimentos para memória, concentração e raciocínio; entram na lista de grãos integrais a linhaça, aveia, arroz integral, chia e quinoa.

Dentre seus nutrientes estão o ferro, vitaminas do complexo B e o ômega-3, que além de ser um alimento excelente para memória, o ômega 3 também ajuda a perder barriga e emagrecer.

É por isso que essa combinação nutricional tem efeitos anti-inflamatórios e evitam doenças cardiovasculares e cerebrais.

Outros Alimentos para Memória e Concentração

Vale lembrar que fatores como idade, estresse e insônia podem interferir na saúde mental.

Porém, alimentos bons para memória ajudam a preservar as funções cognitivas e o bom funcionamento dos neurônios.

Vamos agora falar das proteínas de origem animal, amigas da memória.

Ovo

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Hoje considerado um alimento poderoso, o ovo já foi visto como vilão da dieta saudável.

Felizmente, estudos comprovaram os benefícios do ovo para a saúde.

A clara é rica em albumina, que ajuda a produzir neurônios. A gema possui colina, um nutriente que melhora a memória e protege o bom funcionamento do cérebro.

Leite

Beber um copo de leite ao dia garante cálcio e proteínas que atuam de forma positiva sobre o desempenho do cérebro.

O leite é um dos melhores alimentos para memória porque tem triptofano, um aminoácido que atua no sono e ajuda a reter a informação.

Salmão e Sardinha

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O hábito de consumir peixes assados ou grelhados ao menos uma vez por semana protege o cérebro contra doenças.

O responsável por isso é o ômega-3, um ácido graxo importante para os neurônios.

Os peixes de águas profundas são ótimos alimentos para memória, concentração e humor.

Além de ser um alimento perfeito para o cérebro, o ômega-3 ainda possui diversos benefícios para a saúde.

Infelizmente os peixes criados em cativeiro não são capazes de oferecer a quantidade necessária de ômega-3 para o organismo.

Caso você não consuma um peixe de boa qualidade e rico em ômega-3, uma dica é adotar uma suplementação no seu dia-a-dia.

Uma ótima marca de suplemento é o Ômega-3 da NUTRILITE, uma empresa americana pioneira no estudo e no desenvolvimento de produtos com fitonutrientes (concentrados vegetais) presentes nos alimentos, que ajudam a manter a saúde e o equilibrio do corpo.

Com mais de 80 anos de experiência, essa empresa trabalha para promover saúde e bem-estar e é por isso que recomendamos os seus produtos.

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