Carnes e Peixes Viva Sem Doenças
11 Funções e Benefícios das Proteínas na Saúde
Proteínas, qual o seu papel? Saber a qual grupo um alimento pertence é uma informação útil para montar refeições nutritivas, manter a boa saúde e evitar doenças.
Os alimentos são divididos em 3 grupos de acordo com seu valor nutricional. São eles:
- Proteínas (Alimentos Construtores)
- Carboidratos (Alimentos Energéticos)
- Fibras (Alimentos Regulares)
As proteínas são essenciais para a estrutura do nosso corpo, pois são responsáveis pela reparação e construção de todos os músculos, nervos, tendões, ligamentos, órgãos internos, pele, cabelos, unhas, glândulas, tecidos e sangue.
Todas as células do corpo e todos os fluídos corporais, com exceção da bile e da urina, são feitos de proteínas.
Além disso, as enzimas, anticorpos e hormônios responsáveis por equilibrar as reações químicas do organismo também são feitos deste importante elemento, ou seja, depois da água, que representa 70% do nosso peso corporal, somos feitos de proteínas.
Quais a Função das Proteínas e dos Alimentos Construtores?
Função Estrutural – eles participam da produção de tecidos, como o colágeno, a queratina e a albumina.
Função Enzimática – as enzimas são o gatilho para reações biológicas. Um exemplo são as lipases, que quebram os lipídeos em ácidos graxos e glicerol. As enzimas só existem graças às proteinas.
Função Hormonal – a insulina, liberada pelo pâncreas, e a tiroxina, produzida pela tireoide, são hormônios produzidos a partir de proteinas.
Links Úteis:
- EMAGREÇA MUITO em 8 SEMANAS com APENAS 15 minutos de Exercícios Diários
- EMAGREÇA de VEZ sem Suar em Academias e sem Deixar de Comer
- Como PERDER GORDURA LOCALIZADA em APENAS 21 de Minutos por Dia
- Médico Revela Alimentos que EMAGRECEM e QUEIMAM GORDURA
Função Transportadora – proteínas estão presentes no plasma e nos glóbulos vermelhos do sangue, transportando oxigênio e nutrientes para as células. O colesterol HDL e LDL também são proteínas transportadoras.
Função de Defesa – os linfócitos necessitam de proteínas para produzirem anticorpos contra os antígenos, corpos estranhos no organismo.
Função Contrátil – algumas proteínas como a actina e miosina atuam na contração de células e na produção do movimento. Esses nutrientes são responsáveis por produzir o movimento muscular.
Função Nutritiva – são as proteínas que irão garantir aminoácidos ao organismo. Quando ingeridas, elas são quebradas em aminoácidos essenciais que vão se distribuir pelo corpo. Esses aminoácidos desempenham as seguintes funções:
- Sedativo Natural – proteínas como carnes magras, sardinha, leite e castanhas são fontes de triptofano, um precursor da serotonina que responde pela sensação de bem-estar.
- Vasodilatador e Crescimento Infantil – proteínas como leite e derivados e leguminosas concentram grande quantidade do aminoácido histidina, que auxilia a pressão arterial e contribui para o crescimento infantil.
- Cicatrização de Feridas e Inibição de Tumores – a arginina é um aminoácido encontrado em diversas proteínas como carnes vermelhas, nozes e leguminosas.
- Formação Muscular – proteínas de origem animal e o soro do leite (conhecido como whey protein) fornecem o aminoácido leucina que é responsável pela formação e manutenção muscular.
As proteínas também favorecem o emagrecimento, sendo a base de muitas dietas de proteínas como a Dieta Atkins e a Dieta Dukan.
Artigos Relacionados:
Receitas Dukan: Rápidas, Práticas e Gratuitas
Por que Não Consigo Emagrecer? 10 Respostas
10 Benefícios Incríveis da Sardinha para a Saúde
15 Benefícios da Castanha-do-Pará para Saúde
Seja o primeiro a comentar!