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Whey Protein Isolado Antes ou Depois do Treino. Como Usar?

O Whey Protein Isolado é o mais recomendado tipo de suplemento whey, podendo ser consumido por atletas profissionais que buscam a suplementação na dieta e por praticantes de atividades físicas para ganho de massa muscular.

Extraído do soro do leite durante a fabricação do queijo, o whey protein passa por diversos processos de filtragem durante seu processamento. A partir daí, surgem três variações: whey protein isolado, whey protein concentrado e whey protein hidrolisado.

whey protein isolado

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Mas quais são as vantagens do whey protein isolado em relação aos demais? Vamos explicar essa e outras dúvidas frequentes em um guia rápido que preparamos.

Whey Protein e Suas Características

O leite possui 2 proteínas: caseína e whey. Durante a fabricação do queijo, a caseína (parte sólida) se separa do soro (parte líquida), e é no soro do leite que está presente o whey ou whey protein.

O whey protein é uma proteína de altíssimo valor biológico, rápida absorção, fácil digestão e que contém 9 aminoácidos essenciais, sendo a leucina (BCAA) e glutamina alguns deles.

É um suplemento usado por quem deseja ganhar massa muscular e reduzir a gordura corporal.

Mas também possui ação antioxidante, ajuda a fortalecer a imunidade e melhora o funcionamento do intestino, pois o whey protein age como um iogurte na flora intestinal.

Whey Protein Isolado

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Whey Protein Isolado, Concentrado e Hidrolisado: Diferenças

Whey Protein Isolado (WPI) 

O whey protein isolado (WPI) é produzido através de variadas etapas de filtragem combinadas com trocas iônicas. Isso é feito para obter a forma mais pura de whey protein e remover toda (ou quase toda) gordura e lactose.

Outra vantagem do whey protein isolado é a sua alta concentração de proteínas, que ultrapassa os 90% e chega a 95%.

Para se garantir o grau de pureza do WPI, são necessários 2.200 litros de leite para produzir 1 kg de whey isolado.

 Whey Protein Concentrado (WPC) 

O whey protein concentrado (WPC) é produzido por ultrafiltragem de whey. O percentual de proteína na versão concentrada é bem menor que a isolada: geralmente de 70% a 80%.  Nesse caso, a lactose e a gordura não são retiradas do produto.

Quanto à quantidade de leite necessária para produzir 1 kg de whey concentrado, estamos falando de um número 10 vezes menor que o do whey protein isolado: 220 litros.

Essa diferença, obviamente, se reflete no preço final ao consumidor.

 Whey Protein Hidrolisado (WPH) 

No caso do whey protein hidrolisado (WPH), ele é considerado uma forma “pré-digerida” de whey protein, pois foi produzido pela hidrólise do WPI, ou seja, as cadeias proteicas já foram quebradas em peptídeos menores.

Por conta disso, a absorção desse tipo de whey é a mais rápida de todas.

Vantagens e Desvantagens de Cada Whey

Prós e Contras: Whey Protein Isolado (WPI) 

Whey Protein Isolado

PRÓS:

  • Excelente concentração proteica.
  • Seguro para quem tem intolerância à lactose.
  • Ideal para quem deseja emagrecer.
  • Indicado para redução de peso de pacientes bariátricos (cirurgia de redução do estômago).
  • Recomendado para atletas profissionais e fisiculturistas.
  • Melhor opção também para esportistas amadores.

CONTRA:

  • Preço mais alto que o WPC.

 Prós e Contras: Whey Protein Concentrado (WPC) 

Whey Protein ConcentradoPRÓS:

  • Boa concentração proteica a um preço mais acessível que o Whey Protein Isolado.

CONTRAS:

  • Tem lactose e gordura.
  • Não é recomendado para quem necessita de alta performance muscular nos esportes.

 

 Prós e Contras: Whey Protein Hidrolisado (WPH) 

Whey Protein HidrolisadoPRÓS:

  • Ideal para quem tem alguma alergia digestiva.
  • Pode ser usado como pré-treino por sua rápida absorção pelo organismo.

CONTRAS:

  • Preço mais alto de todos.
  • Também por sua rápida absorção, o efeito na musculatura é menos duradouro.

Whey Protein Isolado ou Concentrado: Conclusão

Seu metabolismo e o objetivo dos seus treinos vão definir o melhor whey protein para suas necessidades.

Sem dúvida, o whey protein isolado oferece os melhores benefícios para quem deseja perder gordura e ganhar massa muscular. Mas se o orçamento estiver apertado, o whey concentrado também é uma boa opção.

Tanto o whey protein isolado quanto o concentrado vão suplementar de forma positiva sua dieta. Então basta avaliar os prós e contras de cada um para fazer sua escolha com segurança. Bom treino!


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