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Vitamina C: O que é, Benefícios para Saúde e Onde Encontrar

A vitamina C é um importante nutriente para a manutenção da saúde e a prevenção de diversas doenças.

Facilmente encontrada em frutas, legumes e verduras escuras, a vitamina C é um poderoso antioxidante que desempenha funções importante no nosso organismo.

Embora a vitamina C seja conhecida  popularmente por ser uma aliada no combate de gripes e resfriados, é importante saber que os benefícios deste nutriente vão muito mais além do simples combate a essas doenças.

Vitamina C formula

Saiba que a vitamina C é um potente antioxidante e também um nutriente responsável por neutralizar os radicais livres.

Conheça os benefícios da vitamina C para saúde

Além da vitamina C ser um antioxidante poderoso, saiba que este nutriente também é muito utilizado em tratamento estético, principalmente em cremes anti-idade, pela sua eficiência na recuperação e reconstrução dos tecidos.

Outra característica desta vitamina é o fato dela atuar na manutenção e no bom funcionamento dos vasos sanguíneos, cartilagens, na produção de dopamina, tirosina e dos hormônios peptídicos, que aceleraram o crescimento corporal.

A vitamina C ainda ajuda o corpo a sintetizar o cálcio e por isso é um nutriente aliado no controle da osteoporose.

vitamina C gomos

Estudos ainda comprovam a capacidade desta vitamina em aumentar a função cerebral e ajudar na cicatrização e cura de ferimentos.

Fora esses benefícios, a vitamina C também atua no combate ao estresse e previne o aparecimento de diversos tumores.

Por outro lado, uma dieta carente de vitamina C pode baixar a imunidade e causar problemas de saúde ao longo do tempo.

Links Úteis:

Alimentos Ricos em Vitamina C e Recomendações de Consumo

Por mais que as frutas cítricas, como laranja e o limão são alimentos reconhecidos como fontes de vitamina C, a verdade é que eles não são os alimentos campeões neste nutriente.vitamina c

Dentre os alimentos ricos em vitamina C temos a acerola, pimentões, folhas verdes escuras, kiwi, brócolis, frutas vermelhas, tomates, ervilhas, melões e até mesmo o mamão que podem ser utilizados numa dieta para suprir a recomendação diária de ingestão da vitamina C.

Saiba que o consumo mínimo diário de vitamina C por indivíduo deve ser de 60mg, porém o Conselho de Alimentação e Nutrição dos Estados Unidos recomendam para os homens a ingestão de 90mg de vitamina C ao dia e para as mulheres 75mg deste nutriente diariamente.

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