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Treino Intervalado ou HITT: O que é, Como Funciona e Exercícios

HITT ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, tradução da sigla em inglês HITT (High Intensity Interval Training), é perfeito para quem não tem tempo para nada, tem preguiça de ir à academia e não gosta de exercícios monótonos.

Vamos falar a verdade: 24 horas do dia parecem insuficientes para tudo o que gostaríamos de fazer, não é mesmo?

Além disso, basta um “happy hour” ou um passeio ao shopping para encontrarmos grande fartura de comidas deliciosas ao paladar, mas engordativas ao extremo.

A combinação desses 2 fatores é conhecida: sedentarismo e obesidade.

É nesse ponto que entra o treino intervalado de alta intensidade ou HITT, matando vários “coelhos” com uma só pedrada.

O que é Treino Intervalado ou HITT?

treino intervalado

O treino intervalado é um programa de exercícios completo que dura menos de 25 minutos.

Ele é um treino intenso,  que não usa nenhum aparelho e que pode ser feito em qualquer lugar.

No treino HITT, todos os músculos do corpo são trabalhados de forma rápida e intensa, proporcionando benefícios para a saúde como perda de peso, melhora no condicionamento físico e ganho de massa muscular.

Veja abaixo os resultados de emagrecimento do HITT Q48H.

q48

Como Funciona o Treino Intervalado ou HIIT?

O treino intervalado é composto por séries de exercícios funcionais.

Em cada série, diferentes exercícios são realizados com duração de 30 segundos e intervalos para descanso de 10 segundos.

O interessante dos exercícios HITT é que eles são feitos de forma tão intensa que continuam queimando gordura por até 48 horas após o treino.

Mas por que isso ocorre?

A explicação está no efeito EPOC, ou seja, pelo consumo excessivo de oxigênio no pós-treino.

treino intervalado

Leia também >> Queima de 48 Horas: Como Funciona o Efeito EPOC do Q48H

Explicando de forma simples: o treino intervalado de alta intensidade irá trabalhar de forma intensa a musculatura do corpo e provocar uma elevação acentuada da temperatura corporal e dos batimentos cardíacos.

Acontece que o nosso organismo gasta mais energia que o normal para se recuperar do esforço feito durante o treino intervalado.

Por isso, mesmo após o treino terminar, o corpo continuará a queimar calorias para se recuperar e emagrece mesmo estando em repouso.

Diferença entre Treinos Moderados e HITT

Treinos HITT CorridaA grande diferença entre os treinos moderados e o HITT é a velocidade com que os exercícios são feitos.

Evidentemente que existem movimentos específicos no treino intervalado, mas se engana quem pensa que uma simples corrida não possa ter as características de HITT.

Um estudo conduzido pela Universidade de Virginia nos Estados Unidos analisou o impacto dos treinos HITT no emagrecimento das pessoas.

Durante 16 semanas, 27 mulheres obesas participaram de um teste para avaliar a diferença na perda de peso provocada por exercícios moderados e treinos intensos.

Divididas em 2 grupos, elas realizaram caminhada ou corrida. O ritmo foi diferente. E os resultados também. Veja no quadro abaixo:

Treinos HITT Corrida

Exemplo do Treino Intervalado HITT Q48H

Abaixo separamos um vídeo onde o personal trainer Vinicius Possebon, criador do Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas, demonstra como aplicar o treino HIIT.

Note que ele pode ser facilmente praticado por qualquer pessoa, em qualquer lugar e o melhor, com resultados reais de emagrecimento.

LINK ÚTIL >> Treino HIIT Q48: Como Funciona? TESTE GRÁTIS o Queima de 48 Horas

Exercício Aeróbico versus Treino HITT

Uma grande vantagem do treino HITT, quando comparado com os exercícios aeróbicos, é o tempo menor que se gasta para se obter resultados iguais ou até superiores aos exercícios aeróbicos.

Enquanto que uma corrida normal levaria 60 minutos, a corrida no treino HITT dura menos que 25 minutos.

Isso ocorre devido a dois diferenciais usados pelo treino HIIT: a velocidade com que ele é praticado e o grau de dificuldade acrescentado aos exercícios, como por exemplo: a elevação dos joelhos durante a corrida.

Essa combinação de esforços acelera o metabolismo e leva o corpo a uma rápida fadiga.

Devido a fadiga momentânea, a pessoa se obriga a desacelerar o exercício antes de um novo aumento da intensidade.

É por causa desses detalhes que o treino HIIT queima mais calorias que um treino aeróbico comum.

Mas por ser uma atividade que demanda muito do organismo, o treino intervalado de alta intensidade segue alguns protocolos.

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Principais Protocolos dos Treinos HITT

Existem 3 métodos ou protocolos de exercícios HIIT: Tabata, Gibala e Timmons, sendo que o mais famoso e usado atualmente é o Tabata, criado pelo pesquisador japonês Izumi Tabata.

O protocolo Tabata totaliza 4 minutos de treino HITT, concentrados principalmente em agachamentos das pernas.

São 8 ciclos de 20 segundos de atividade intensa, seguidos de 10 segundos de repouso.

O Tabata é um treino duro e recomendado para quem já está em nível avançado.

Já os protocolos Gibala e Timmons são mais indicados para iniciantes e sedentários, que desejam começar a prática do treino intervalado.

Esses 2 treinos intervalados são treinos mais longos, envolvem aquecimento e duram em média 15 minutos ou mais.

Treino Intervalado Q48H 

queima-de-48-horas

Outra opção bastante interessante para quem está começando e precisa emagrecer rápido, ganhar massa muscular e recuperar o condicionamento físico é o Programa de Emagrecimento Queima de 48 Horas.

O Q48 já foi testado e aprovado por mais de 43 mil alunos. É um programa completo, desenvolvido por Vinicius Possebon (professor de educação física e personal trainer) e consiste em treinos HITT de 15 minutos, 3 vezes por semana.

Se você tem qualquer dúvida sobre o Queima de 48 Horas, veja a avaliação completa desse treino AQUI.

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