Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Diabetes Controlada Viva Sem Doenças

Sintomas de Diabetes: Tipo 1, Tipo 2 e Gestacional

 

Os sintomas de diabetes podem se manifestar em pessoas de todas as idades. Hoje, no Brasil, já são mais de 13 milhões de diabéticos, ou seja, 6,9% da população.

Apesar dos sintomas de diabetes se diferenciarem de acordo com o tipo da doença (Tipo 1, Tipo 2 ou Gestacional), alguns deles são comuns entre si.

As complicações da doença são perigosas e podem ser fatais. Note que o diagnóstico rápido aumenta as chances de reverter ou controlar o diabetes e assim diminuir os riscos do agravamento da doença como amputação de membros, cegueira, infarto do miocárdio e AVC.

Desse modo, é muito importante saber quais são os sintomas de diabetes para, aos primeiros sinais de alerta, fazer logo um exame de sangue chamado Glicemia em Jejum.

É considerado diabético alguém que apresenta nível de glicemia em jejum acima de 126 mg/dl, ou seja, 126 miligramas de glicose (açúcar) por 1 decilitro de sangue.

Outro detalhe. O Diabetes Tipo 2, que responde por 90% dos casos da doença, é silencioso. A pessoa já pode ser diabética há anos sem saber, pois nesse paciente os sintomas de diabetes demoram mais tempo para aparecer.

Então novamente, quanto mais cedo descobrir se esses sinais são apenas uma suspeita sem fundamento ou realmente sintomas de diabetes melhor.

Vamos falar sobre cada tipo de diabetes em mais detalhes a seguir.

sintomas de diabetes

Sintomas de Diabetes Tipo 1

O Diabetes Tipo 1 ocorre por uma falha no sistema imunológico que acaba destruindo as células do pâncreas. Nesse caso, o pâncreas não fabrica insulina ou a fabrica em quantidade insuficiente. Por isso, quem é diabético tipo 1 necessita de injeções diárias de insulina para manter a glicose sob controle.

Os sintomas de diabetes tipo 1 são mais presentes em crianças e jovens e essa forma da doença responde por 5% a 10% dos casos de diabetes do mundo.

Os sintomas de diabetes tipo 1 são:

  • Sede em Excesso com Boca Seca
  • Aumento da Fome – mesmo comendo com frequência.
  • Constante Vontade de Urinar
  • Perda Súbita e Inexplicável de Peso – mesmo comendo bem.
  • Fadiga e Cansaço Físico Excessivo – com muito sono
  • Sensação de Fraqueza
  • Suor Frio e Tontura
  • Náusea e Vômito

Estes são os principais sintomas de diabetes tipo 1, mas a criança ou adolescente também pode apresentar nervosismo, coceira por todo corpo e infecções recorrentes.

 

Sintomas de Diabetes Tipo 2

O Diabetes Tipo 2 até pode ocorrer em crianças, mas o comum é se manifestar em pessoas acima dos 40 anos.

No Diabetes Tipo 2, o pâncreas do paciente produz insulina, mas por um desequilíbrio metabólico, vinculado à alimentação errada e outros fatores de risco, o corpo passa a ser resistente à insulina e deixa de utilizá-la corretamente.

Outra situação que também provoca o Diabetes Tipo 2 é quando o pâncreas não consegue produzir toda a insulina necessária para suprir as demandas do corpo.

Em ambos os casos, a glicose deixa de entrar nas células e fica se acumulando no sangue.

Os sintomas de diabetes tipo 2 mais comuns são:

  • Sede em Excesso
  • Vontade de Urinar Frequente
  • Cansaço Físico Permanente

Estes são os primeiros sintomas de diabetes tipo 2, porém outros sinais de alerta podem ser consequência de complicações da doença:

  • Feridas que demoram a cicatrizar
  • Infecções Frequentes – pele, rins, órgãos sexuais.
  • Alterações na Visão – olhos embaçados
  • Neuropatia Diabética – Pé Diabético (pelo comprometimento das terminações nervosas)

Sintomas de Diabetes Gestacional

O Diabetes Gestacional é uma resistência à insulina que ocorre em mulheres durante a gravidez. Sua incidência é de aproximadamente 4% das gestações e essa forma de diabetes costuma ser curada com o parto.

No entanto, as mulheres que tiveram diabetes gestacional têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2, por isso é importante fazer o acompanhamento médico mesmo após o nascimento do bebê.

Os sintomas do diabetes gestacional são:

  • Aumento da Sede
  • Aumento da Fome
  • Aumento da Vontade de Urinar

No entanto, como os sintomas de diabetes gestacional coincidem com as próprias sensações da gravidez, é mais difícil para as mulheres identificarem que estão com a doença. Em razão disso, um dos exames pré-natais é o teste de glicemia em jejum.

Converse com seu médico se você tem histórico da doença na família ou tem experimentado alguns dos sintomas de diabetes aqui mencionados.

tratamento do câncer de mama compartilhe

Artigos Relacionados:

Diabetes Tipo 1, Causas e Tratamentos

O que é e quais são os Sintomas de Diabetes Tipo 1. O que Causa essa doença e quais os possíveis tratamentos….

Diabete Tipo 2, Causas e Tratamentos

O que é e quais são os Sintomas de Diabetes Tipo 2. O que Causa essa doença e quais os possíveis tratamentos….

10 Perguntas e Respostas sobre a Dieta para Diabéticos

A partir dos sintomas de diabetes e da comprovação da doença, quais serão os alimentos mais indicados? A dieta mais adequada….

Artigos Sugeridos

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.