RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Vitaminas e Minerais Viva Sem Doenças

5 Sintomas da Falta de Potássio no Corpo

 

A falta de potássio no sangue (ou Hipocalemia) traz efeitos negativos à saúde do coração e dos músculos. A deficiência de potássio é algo sério e pode desencadear quadros que vão desde uma “simples” cãibra até a morte.

sintomas da falta de potássio

O potássio é um mineral que atua de forma direta nos batimentos cardíacos, na pressão arterial, nas células nervosas e nos músculos do corpo.

Tanto a falta de potássio quanto o excesso de potássio causam problemas de saúde, mas ambos geralmente decorrem de doenças. Dificilmente uma alimentação inadequada irá causar falta de potássio no organismo, mas médicos alertam que isso pode ocorrer.

Por isso é importante conhecer os sintomas da deficiência de potássio para buscar ajuda médica nessa situação.

Sinais da Falta de Potássio no Sangue

Cãibras frequentes o potássio age na contração e relaxamento das fibras musculares. Com a falta de potássio, os músculos não funcionam corretamente, provocando fortes cãibras, dores e lesões musculares.

Fraqueza muscular e Fadiga como a falta de potássio provoca uma “pane” nos músculos, acaba ocorrendo fraqueza intensa e até dormência muscular. Procure um médico se esses sintomas durarem mais de um dia.

Náuseas e Vômitos frequentes um indicativo de falta de potássio no organismo é quando os vômitos são diários mesmo sem qualquer aparente relação com estômago ou, para as mulheres, gravidez.

Links Úteis:

Constipação (Prisão de ventre) o intestino absorve os nutrientes e elimina, através das fezes, o excesso do que o corpo já possui. Quando ocorre a falta de potássio, o intestino não pode eliminar nada.

Batimentos cardíacos irregulares como o potássio atua diretamente no músculo cardíaco, a falta de potássio provoca arritmia, palpitações e pode levar a uma parada cardíaca. Note que esse sintoma é parecido com um dos sinais de infarto agudo do miocárdio. Portanto, não demore em buscar ajuda médica.

Como Evitar a Falta de Potássio

A falta de potássio pode ser evitada através da alimentação. Alimentos ricos em potássio devem fazer parte do cardápio diário. Principalmente porque temos a necessidade de consumir 4,7 g desse mineral ao dia, uma quantia elevada em relação a outros nutrientes.

falta de potássio - compartilhe

Artigos Relacionados:

15 Alimentos Ricos em Potássio

Potássio: O que é, Benefícios para Saúde e Onde Encontrar

15 Poderosos Benefícios da Berinjela para Saúde

10 Benefícios do Chá de Hibisco para Emagrecer e Saúde

10 Benefícios do Chá de Hibisco para Emagrecer e Saúde

14 Benefícios da Couve para a Saúde

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.