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Potássio: O que é, Benefícios para Saúde e Onde Encontrar

O potássio é um dos minerais mais importantes para nossa vida. Em razão disso, alimentos ricos em potássio devem ser consumidos com frequência, pois nosso corpo tem elevada necessidade diária desse mineral, cerca de 4.700 mg.

Ele também desempenha papel fundamental em cada batimento cardíaco. Centenas de milhares de vezes ao dia, o coração bate e bombeia sangue para o corpo graças à ação deste mineral junto com o sódio.

potássio

O potássio está presente dentro das células, sendo essencial para que os músculos se movimentem e para que o sistema nervoso trabalhe.

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Benefícios do Potássio para a Saúde

  • Para Prevenção de Doenças Cardiovasculares com ação vasodilatadora, este mineral relaxa os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e fazendo com que o coração tenha menos esforço para bombear o sangue. Por isso, ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares como o infarto (ataque cardíaco) e o AVC (derrame).
  • Para o Equilíbrio de Líquidos no Corpo o potássio regula o balanço de líquidos no corpo, permitindo que cada órgão funcione com a concentração correta de água. Isso contribui para que o potássio influencie o bom funcionamento dos rins.
  • Para a Saúde dos Músculos o potássio garante que os músculos se movimentem de forma completa, ou seja, graças a ele as fibras musculares conseguem contrair e relaxar corretamente e sem dores.
  • Para Evitar Cãibras o potássio é fundamental para atletas e praticantes de atividade física, pois atua diretamente nos músculos e sua carência provoca dores, lesões e cãibras.

Fontes de Potássio

Este importante mineral pode ser encontrado em muitas frutas e vegetais. Alguns alimentos ricos em potássio são: couve, feijão, abacate, banana, batata, damasco, abóbora, espinafre e salmão.

Para casos de carência deste mineral, uma adequação de dieta já melhora o problema. Ainda assim, existem suplementos deste mineral disponíveis no mercado. Verifique com seu médico antes de tomá-los.

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