RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Diabetes Controlada Viva Sem Doenças

10 Perguntas e Respostas sobre a Dieta para Diabéticos

A dieta para diabéticos é saudável, nutritiva, ajuda a emagrecer, previne diversas doenças e pode ser deliciosa.

Mas a verdade é que seguir uma nova rotina alimentar em razão de uma doença não é necessariamente agradável. Afinal receber o diagnóstico de diabetes não é fácil. Muitas dúvidas e preocupações surgem à mente.

E dentre as questões mais comuns fica a pergunta: “o que comer numa dieta para diabéticos?” Quais alimentos são permitidos, quais evitar, quais são proibidos, o que é índice glicêmico etc.

dieta para diabéticos

O que podemos dizer é que a dieta para diabéticos não possui contraindicações. Ela pode ser consumida por homens, mulheres, crianças, jovens e pessoas de idade, mesmo que não tenham diabetes.

Na realidade a dieta para diabéticos é uma reeducação alimentar que combina ingredientes variados ricos em vitaminas e minerais, que nutrem o corpo e não o deixam doente.

Para ajudar, fomos atrás de publicações científicas e estudos da Harvard Medical School e preparamos esse questionário com as perguntas mais frequentes sobre a melhor dieta para diabéticos.

Acredite, existe um caminho saudável para o controle do diabetes. Então vamos lá!

Como Funciona a Dieta para Diabéticos: Perguntas e Respostas

1. Na dieta para diabéticos existem frutas?

Sim, existem. As frutas são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Mas as frutas contém um açúcar natural chamado frutose e algumas têm alto índice glicêmico. Essas frutas não oferecem problemas a quem é saudável, mas para um diabético elas  podem elevar as taxas de glicose no sangue.

As frutas liberadas para consumo de diabéticos são: abacate, acerola, ameixa vermelha, cereja, damasco seco, amora, limão, morango, maçã, pera, uva com casca, coco. As demais devem ser consumidas com moderação ou totalmente evitadas, de acordo com seu nível de açúcar.

2. Na dieta para diabéticos existem sucos?

Sucos industrializados são um pecado mortal para diabéticos. Quanto aos sucos naturais, opções seguras são a limonada (com adoçante Stevia), o suco de maçã (feito na centrífuga ou liquidificador) e o suco de uva integral. Note que os sucos são a forma mais rápida de você ingerir a frutose, mas sem as fibras da fruta. Por isso, muito cuidado com sucos de frutas. Melhor tomar água e comer a fruta.

dieta para diabéticos

3. Na dieta para diabéticos existem carnes vermelhas?

Sim. As proteínas são importantíssimas para esse regime.  A dieta para diabéticos faz uso de carnes vermelhas magras, frango sem pele, ovos caipiras e peixes. Principalmente peixes ricos em Ômega 3 como salmão e sardinha.

4. Na dieta para diabéticos nada pode levar óleo?

Mito. É verdade que se deve tomar cuidado com as gorduras, pois existem óleos de cozinha muito populares que são prejudiciais ao Diabetes. Um exemplo é o óleo de soja. Agora o azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco são excelentes aliados na dieta para diabéticos e podem ser usados para preparar alimentos. Também substitua a margarina pela manteiga.

5. Na dieta para diabéticos só devo comer vegetais?

Não é verdade. Sua refeição deve incluir outros grupos alimentares também. A questão é que os legumes e verduras possuem, em sua maioria, baixo índice glicêmico. Então eles devem entrar em todas as refeições da dieta para diabéticos. Também aumentam a saciedade e são ricos em vitaminas e minerais. Mas ficam de fora dessa lista: batata, beterraba, mandioca, milho.

dieta para diabéticos

6. Na dieta para diabéticos posso tomar refrigerantes?

Não. Refrigerantes comuns são como veneno por sua quantidade de açúcar. E as versões Light são ricas em sódio, um mineral responsável pelo aumento da pressão arterial. De um jeito ou de outro qualquer dieta para diabéticos deve excluir refrigerantes.

7. Na dieta para diabéticos posso tomar álcool?

Não deve. Existem especialistas que apenas recomendam consumo moderado de álcool, mas não o proíbem. Porém isso vai depender do nível de glicemia e do seu bom-senso. Outra questão, o álcool pode interferir na eficácia dos seus medicamentos. Por isso na dúvida, deixe aquela cerveja gelada ou taça de vinho fora da dieta para diabéticos.

8. Na dieta para diabéticos nunca se come massas?

Mito. Massas são carboidratos. E existem 2 tipos de carboidratos:  os de cadeia simples e cadeia longa, que são ricos em fibras e têm a digestão mais lenta.

Estudos comprovam que os carboidratos de cadeia longa e com baixo índice glicêmico elevam a taxa de glicose no sangue gradativamente. Já os carboidratos simples foram preparados com farinhas refinadas.

Por isso que bolos, pães de padaria e biscoitos são alimentos proibidos nas dietas para diabéticos. Mas a aveia, o arroz integral e o macarrão integral podem com moderação. Agora, cuidado com os pães integrais industrializados. Eles contêm açúcar!

dieta para diabéticos

9. Na dieta para diabéticos nunca devo comer arroz?

O arroz branco realmente deve ser evitado, mas o arroz integral quando consumido de forma moderada (duas colheres de sopa, por exemplo) podem fazer parte desta dieta.

10. Se eu seguir uma dieta para diabéticos, vou ser curado do Diabetes?

Diabetes é uma doença crônica e, portanto, cura não é o termo que se usa. Mas pondo em prática as recomendações completas de uma verdadeira dieta para diabéticos é possível controlar o grau de glicemia do seu sangue.

Os alimentos corretos e o seu preparo adequado têm um impacto real em amenizar os efeitos e evolução dessa terrível doença.

tratamento do câncer de mama compartilhe

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.