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Carnes e Peixes Dieta e Regime Emagrecer de Vez

O Papel da Gordura na Dieta Low Carb

 

Dieta Low Carb ou Dieta Paleo ou LCHF (low carb high fat) prega o consumo de alimentos no seu estado natural. São priorizadas as proteínas animais, gorduras, frutas, vegetais e algumas raízes. Mas são excluídos os grãos (principalmente o trigo) e devem ser evitados os derivados do leite.

A primeira vantagem da Dieta Low Carb é que ao eliminar todos os alimentos industrializados, o corpo fica automaticamente livre de corantes, acidulantes, conservantes e outros “antes” que só intoxicam e inflamam o fígado.dieta low carb - homem

No entanto, o que realmente faz a diferença na Dieta Low Carb tanto em termos de saúde quanto em termos de emagrecimento é a drástica diminuição no consumo de carboidratos, com o aumento da ingestão das proteínas e gorduras.

Mas alto lá! As gorduras engordam ou emagrecem?

Dieta Low Carb: O Segredo das Gorduras que Emagrecem

Na verdade, os dois. Eu explico.

Um grama de gordura representa 9 calorias contra 4 dos carboidratos. Então as gorduras engordam, sim. Mas, isso só vai ocorrer se você estiver consumindo gordura em excesso e, ao mesmo tempo,  estiver utilizando a glicose como fonte de energia do corpo.

Em outras palavras, o oposto daquilo que a Dieta Low Carb propõe. Na Dieta Low Carb, a glicose proveniente dos carboidratos dá lugar às proteínas e gorduras. E estas passam a ser a fonte de energia do organismo, promovendo a perda de peso.

Não vou escrever novamente sobre cetose, pois já temos outros artigos que mencionam esse tema aqui no blog. Mas gostaria de falar sobre como a Dieta Low Carb vai de encontro ao mito de que as gorduras são prejudiciais à saúde e nos fazem gordos.

dieta low carb - prato

Leia também >> Cetose e Dieta da Proteína: O que é, Como Funciona e Riscos

Na Dieta Low Carb, as calorias em maior quantidade das gorduras não têm importância, pois o que conta é que esses alimentos vão gerar maior sensação de saciedade, diminuindo a fome e ajudando a emagrecer.

Agora, fica a dica. Antes de adotar a Dieta Low Carb ou qualquer dieta para perder peso ou mesmo para ganhar massa muscular, avalie seus objetivos e se informe sobre os prós e contras de cada grupo alimentar.

Afinal, assim como existem diferentes tipos de gorduras e algumas são prejudiciais à saúde, também existem diferentes tipos de carboidratos e talvez seu organismo sinta falta de alimentos excluídos da Dieta Low Carb. Por isso, pesquise antes.

As Gorduras no Cardápio da Dieta Low Carb

Existem 4 tipos de gordura: monoinsaturada, poliinsaturada, saturada e trans.

As gorduras trans são encontradas nos alimentos industrializados e, portanto, estão fora da Dieta Low Carb. Também devem ser excluídas do prato de qualquer pessoa, pois estudos comprovam que o consumo excessivo de gorduras trans tem relação direta com doenças do coração.

dieta low carb - salada

Leia também >> Dieta Paleo Low Carb: O que é, Como Funciona e Alimentos

Já as gorduras mono e polinsaturadas são benéficas à saúde, pois aumentam o colesterol bom (HDL), prevenindo infarto e derrame cerebral. Também têm ação antioxidante, ajudando na prevenção de câncer e combatendo o envelhecimento celular.

Essas gorduras podem ser encontradas no abacate, no azeite de oliva, nos peixes e frutos do mar. São alimentos extremamente saudáveis, recomendados pelos médicos e que fazem parte da Dieta Low Carb e de qualquer outra dieta correta.

Mas a controvérsia fica por conta das gorduras saturadas. Cardiologistas dizem que as gorduras saturadas ajudam a obstruir os vasos sanguíneos do coração, elevando os riscos de infarto e derrame.

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Leia também >> Código Emagrecer de Vez Funciona Mesmo? (GUIA COMPLETO)

No entanto, seguidores desta dieta dizem que isso é marketing da indústria alimentícia. Portanto, alimentos como banha de porco, bacon, carnes gordurosas e frango com pele estão presentes na Dieta Low Carb.

Há muitos estudos científicos e médicos conceituados que incentivam e comprovam os benefícios deste tipo de dieta, tanto para redução dos níveis glicêmicos, como também para o emagrecimento.

Um bom exemplo de um método cientificamente comprovado para reeducação alimentar e emagrecimento saudável é o Código Emagrecer de Vez. Ele foi desenvolvido pelo especialista em emagrecimento Rodrigo Polesso e se baseia nos princípios das Dietas Low Carb.

Caso queira saber como ele funciona, você pode clicar AQUI!

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