RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Frutas e Legumes Verduras e Talos

Vitamina K: O que é, Benefícios Para Saúde e Onde Encontrar

O que é Vitamina K e quais os seus benefícios?

A vitamina K é uma vitamina que se dissolve em gordura, ou seja, é lipossolúvel. Ela foi descoberta em 1929 por Henrik Dam, que verificou a relação entre uma dieta com baixa ingestão de gorduras e a hemorragia do organismo.

Justamente por isso que este nutriente recebeu esse nome, pois a letra ”K” é a inicial da palavra em alemão “koagulationsvitamin”.  Em outras palavras, vitamina K significa vitamina da coagulação sanguínea.

vitamina k

Funções e Benefícios da Vitamina K na Saúde

A vitamina K contribui para o bom funcionamento de diversos processos fisiológicos do corpo.  Veja mais detalhes sobre cada um deles.

A) Coagulação Sanguínea: a vitamina K desempenha um papel fundamental na cicatrização de tecidos e na correta coagulação do sangue. Tanto que pessoas com deficiência deste nutriente costumam apresentar anemia, perda de sangue pelas narinas e gengivas, hemorragias e, no caso das mulheres, fluxo menstrual excessivo.

B) Manutenção Saudável dos Ossos: esta vitamina permite que o corpo use o cálcio para a construção dos ossos e dentes. Este nutriente também evita fraturas e ajuda mulheres na menopausa a evitarem osteoporose. Há estudos que inclusive comprovaram que pessoas com alto nível desta vitamina têm maior densidade óssea.

Links Úteis:

C) Desenvolvimento do Esqueleto de Bebês Prematuros: isso decorre do fato desta vitamina ser absorvida por uma bactéria presente no intestino delgado e transportada pelas vias linfáticas. Bebês nascem sem essa bactéria e não recebem vitamina K suficiente através da amamentação. Em razão disso, nos EUA, Canadá e Reino Unido todos os recém-nascidos recebem uma injeção desta vitamina.

D) Prevenção de Hemorragia Cerebral em Prematuros: como explicado acima, crianças que nascem antes do tempo correm maior risco de sofrerem sangramentos no cérebro, por isso o hábito de suplementação de vitamina K via injeção para evitar esse problema. Como isso ainda não é consenso entre a comunidade médica, não são todos os países que adotam essa prática.

alimentos

E) Evita Descolamento Prematuro de Placenta: estudos apontam que esta vitamina contribuiu para reduzir o risco de hemorragia retroplacentária, ou seja, quando a placenta se separa do útero durante a gravidez. Esse caso pode ser grave ou não, dependendo da idade gestacional e do volume de sangue perdido.

Onde Encontrar: Alimentos Ricos em Vitamina K

Existem 3 tipos de vitamina K: K1, K2 e K3. A vitamina K1 é ingerida pelos alimentos. A vitamina K2 é produzida pelas bactérias do intestino e a vitamina K3 é produzida em laboratórios para suplementação.

Boas fontes deste nutriente são brócolis, chá verde, nabo, espinafre, alface, aspargo, agrião, rúcula, couve-flor e repolho.

O azeite de oliva extravirgem, abacate, ovo e bife de fígado também contêm boas quantidades desta vitamina.

emagrecer de vez

compartilhe

Artigos Relacionados:

17 Motivos Comprovados Para Tomar Chá Verde Diariamente

18 Alimentos Ricos em Vitamina A

15 Poderosos Benefícios da Berinjela para Saúde

13 Sintomas da Falta de Vitamina A

Tudo Sobre o Emagreça com o Dr. Rocha: Tire Suas Dúvidas

Dieta Para Perder Gordura Abdominal em 5 Dias

JUNTE-SE A MAIS DE 6.900 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.