Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Frutas e Legumes Vitaminas e Minerais

Kiwi: Propriedades, Vitaminas e Origem da Fruta

 

Você sabia que o kiwi é uma frutinha repleta de vitaminas e minerais e que comer kiwi, além de ser gostoso, faz muito bem à saúde? Você sabia que a quantidade e propriedades dessas vitaminas e minerais fazem do kiwi uma super fruta? Você sabia que o kiwi é originário da China? E você também sabia que o kiwi recebeu este nome por sua semelhança com uma ave exótica da Nova Zelândia?

Pois é! O kiwi é uma fruta estranha mas extraordinária. Ela é considerada muito nutritiva, segura para diabéticos, ótima para ser usada em dietas para emagrecer, totalmente indicada para gestantes e o seu consumo contínuo fortalece o sistema imunológico e ainda evita muitas doenças.

Infelizmente por ser considerado um alimento exótico e relativamente novo no cardápio dos brasileiros, muitas pessoas desconhecem as propriedades nutricionais do kiwi e confundem a sua origem e história.

Se você quer saber mais sobre essa extraordinária fruta, convidamos você a acompanhar nosso artigo para entender as razões que fazem do kiwi uma super fruta.

Super-Kiwi-SNC-com-KiwiPropriedades Nutricionais do Kiwi

O kiwi é uma fruta riquíssima em vitamina C, uma vitamina essencial para o funcionamento do corpo e que possui forte ação antioxidante.

Além da vitamina C, ele também possui excelentes concentrações de vitamina K, um nutriente responsável pelo controle da coagulação sanguínea.

A vitamina K também atua no equilíbrio dos níveis de triglicerídeos do sangue, e com isso, contribui para a  diminuição dos riscos de doenças cardíacas.

Outro nutriente encontrado nesta frutinha verde esmeralda é a vitamina E, que em conjunto com a vitamina C, formam uma dupla de antioxidantes poderosos e que combatem de forma eficiente à ação de diversos radicais livres presentes no organismo.

A vitamina E ainda atua na manutenção da saúde das veias e artérias, e com isso, melhora a circulação sanguínea e protege o cérebro de doenças degenerativas.

mulher comendo

kiwi também é uma ótima fonte de cobre, um mineral indispensável para o bom funcionamento do organismo.

O cobre atua na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes. O cobre também contribui para regular a quantidade de ferro no organismo e com isso, protege diversos órgãos de lesões hepáticas associadas ao excesso de ferro.

O kiwi também possui boa concentração de potássio e com isso, contribui para o equilíbrio da pressão arterial.

Além disso, essa pequena fruta cor verde esmeralda ainda possui nutrientes que protegem os olhos de doenças degenerativas e atua na saúde pulmonar.

Mas tem mais…..

Benefícios do kiwi para a beleza

Além de atuar no bom funcionamento do organismo, os nutrientes presentes nesta rica fruta também irão contribuir para uma aparência de pele muito mais saudável.

Isso se deve pela ação direta da vitamina C e da vitamina E. Essas duas vitaminas são conhecidas por agir na restauração da pele e retardar o envelhecimento precoce.kiwi sem casca

O kiwi ainda é considerado uma boa fonte de fibras e por isso, ele ajuda a regular o trato intestinal e age na eliminação de toxinas durante o processo digestivo.

O kiwi nas Dietas para Emagrecer

Além de todos os benefícios acima o kiwi é uma fruta de baixa caloria, onde 100 gramas (uma fruta média) possuem 42 calorias. Por isso e pelas características nutricionais descritas acima, o kiwi é considerado um ótimo alimento para as dietas de emagrecimento.

Links Úteis:

E tem anida mais…..

kiwi é uma fruta que possui baixo índice glicêmico, sendo classificado como um alimento seguro para portadores de diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional.

Tabela Nutricional e Propriedades Nutricionais

kiwi-tabela-nutricional

Então se vale uma dica, leia o nosso artigo sobre 13 Benefícios do Kiwi para Saúde e coma mais kiwi.

Uma pequena História do Kiwi

Para terminar, resolvemos fazer algo diferente, contar uma breve história sobre essa fruta, de origem chinesa, que foi rebatizada por duas vezes até receber o seu nome atual. Um nome muito diferente do original.

Saiba que o kiwi é uma fruta de origem chinesa que é conhecida na sua terra natal pelo nome de yang tao, fruta símbolo da China.

Conta-se que na década de 30, essa pequena fruta exótica foi levada para a Nova Zelândia por um casal de missionários britânicos. Neste novo lar, o kiwi foi chamado de chinese gooseberry, que em português significa groselha chinesa.

kiwi-planta

No início, a chinese gooseberry foi plantada em diversos pomares domésticos, mas logo se popularizou até o surgimento das primeiras plantações comerciais por volta de 1940.

E foi a partir da Nova Zelândia que em 1962, essa fruta exótica ganhou o mundo ao ser introduzido em diversos restaurantes americanos, rebatizada com o nome de kiwi fruit.

Mas você sabe de onde veio este nome?

A origem do nome kiwi?

A mudança do nome da chinese gooseberry para kiwi ocorreu devido a semelhança da fruta com uma pequena ave de plumas marrom nativa da Nova Zelândia, que se chama kiwi.

Como o kiwi é uma ave considerada o símbolo da Nova Zelândia, a mudança do nome foi uma forma de homenagear a ave e também lembrar o país responsável por levar o yang tao para o mundo e para a nossa mesa.

ave kiwi

Quando o Kiwi chegou ao Brasil?

O kiwi foi trazido para o Brasil entre os anos de 1970/71 e inicialmente cultivado na cidade paulista de Campos de Jordão. Porém, alcançou maior expansão nos estados do sul do Brasil, devido ao clima predominante frio desta região.

Hoje a cidade de Farroupilha/RS é a maior produtora de kiwi nacional. Porém, ainda é muito comum encontramos kiwi importado de diversos países, sendo os principais produtores mundiais de kiwi a Itália, Nova Zelândia, Chile, França e Grécia.

kiwi - queima de 48 horaskiwi - compartilhe

Artigos Relacionados ao Kiwi:

13 Benefícios do Kiwi para Saúde

Vitamina C: O que é, Benefícios para Saúde e Onde Encontrar

7 Benefícios do Morango para Saúde

17 Benefícios do Chá Verde para Saúde da Mente e Corpo

Vitamina K: O que é, Benefícios Para Saúde e Onde Encontrar

5 Sintomas da Falta de Potássio no Corpo

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.