Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Cereais e Grãos Dicas para Perder Peso Emagrecer de Vez

Granola Engorda ou Emagrece? Como Usar, Calorias e Dicas

 

A polêmica está no ar! Granola engorda ou emagrece? Existem nutricionistas que são contra o seu consumo por acreditarem que a granola engorda.

No entanto, outros profissionais a indicam justamente nas dietas para perder peso. Afirmam que a granola emagrece, pois melhora o funcionamento do intestino e promove a saciedade.

E agora? Quem está certo? Veja que essa combinação de cereais, frutas secas e castanhas realmente adia a fome e traz benefícios para a flora intestinal. Porém, isso não muda o fato de que a granola engorda.

Mas calma! Se você é fã de granola e tem o hábito de consumi-la com frequência, vou te ensinar como fazer sua própria receita em casa e essa versão pode ajudar você a emagrecer.

granola engorda ou emagrece granola colher

>> Clique Aqui para Conhecer o Programa de Emagrecimento que Melhor Complementa a Granola

Note que eu disse “pode” e não “vai”. Porque a granola é bastante calórica. Portanto, mesmo na versão light, se consumida em grandes quantidades, ela vai atrapalhar sua dieta.

Por que a Granola Engorda?

A granola engorda por ser um alimento rico em açúcares e gorduras. Quanto às calorias, a granola soma todas as calorias de seus ingredientes.

Isso é óbvio de ser dito, mas poucas pessoas percebem a bomba calórica que estão ingerindo. Tanto que 100 gramas de granola têm 471 calorias.

Aliás, a granola é um daqueles “alimentos saudáveis”, que acabam sabotando seu regime sem você perceber. E o pior é que nem sempre ela é saudável e nutritiva.

granola engorda ou emagrece copo iogurte

Quando a Granola Engorda Muito?

Vamos entrar em outra polêmica. A de que a granola sempre traz benefícios para a saúde. Isso é verdade nas versões tradicionais com frutas secas, castanhas e sem a adição de açúcar.

Mas para que você nunca mais caia no mito de que toda granola emagrece, te aconselho a continuar lendo esse artigo.

Observe os rótulos das versões industrializadas. Você vai se surpreender.

Dependendo da marca, a granola engorda muito, prejudica sua saúde e pode chegar a 600 calorias em 100 gramas.

Em uma breve pesquisa encontrei ingredientes que são um veneno para quem sofre com diabetes ou pré-diabetes. O mesmo pode ser dito para quem precisa reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

granola engorda ou emagrece fita

>> Clique Aqui para Conhecer o Programa de Emagrecimento que Melhor Complementa a Granola

Veja o que achei em algumas marcas de granolas industrializadas:

  • Óleo de soja
  • Xarope de milho
  • Melado de cana
  • Açúcar mascavo
  • Açúcar demerara
  • Açúcar orgânico
  • Maltodextrina (açúcar invertido)
  • Frutas cristalizadas (mais açúcar que somente as frutas secas)
  • Corantes
  • Aromatizantes
  • Acidulantes

O grande problema é que não existe uma receita padrão de granola. Então os fabricantes trabalham com o conceito do “quanto mais, melhor”. Em outras palavras, quanto mais ingredientes acrescentarem, mais apelo comercial.

Granola Emagrece? A Origem da Granola Saudável.

granola engorda ou emagrece calça

A granola não foi criada com o propósito de fazer parte de uma dieta para perder peso. Aliás, saber apenas se a granola engorda ou emagrece é subestimar sua própria história.

A granola foi inventada em 1863 por um médico americano, que gerenciava uma clínica de tratamento com águas termais.

Mais de 20 mil pacientes foram atendidos nesse local e a ideia é que tivessem um cardápio saudável e muito diferente dos hábitos alimentares da época.

Foi assim que surgiu a primeira granola. Uma mistura assada de cevada e trigo integral, que era servida com leite no café da manhã da clínica.

O sucesso foi imediato. A granola se tornou sinônimo de alimento saudável, rico em nutrientes e fibras. Posteriormente, seus direitos de fabricação foram comprados pela Kellogg e logo surgiu a granola feita com aveia e passas.

granola engorda ou emagrece granola pote

Agora você sabe de onde surgiu a ideia de que granola emagrece? Da perda de peso que as pessoas experimentaram ao substituir seu típico café da manhã por granola com leite.

Mas qual era o típico café da manhã americano? Carnes, ovos, bacon, salsichas, fígado, presunto, biscoito, manteiga, geleia e torta doce.

Mesmo as pessoas mais pobres tinham acesso a um café da manhã farto, pois era comum criarem animais e prepararem seus próprios embutidos, laticínios e doces.

Ok. Posso imaginar você coçando a cabeça e pensando: “Então dizer que granola emagrece é fruto de uma grande jogada de marketing?” Sim! Sim! Porque de novo, granola engorda.

Os Melhores Ingredientes da Granola

Mas nem tudo é má notícia. Quando preparada corretamente e consumida com moderação, a granola é saudável e pode ser usada nas dietas para emagrecer.

Por isso, fuja das granolas industrializadas, cheias de açúcares e pouco nutritivas. E experimente fazer sua própria granola em casa. É fácil e você adiciona os ingredientes que desejar comer.

Quanto ao consumo, não é recomendado comer mais que 3 colheres de sopa ao dia.  Senão já viu. A granola vai fazer você ganhar peso!

granola engorda ou emagrece damasco

>> Clique Aqui para Conhecer o Programa de Emagrecimento que Melhor Complementa a Granola

Os melhores ingredientes da granola são os cereais, frutas secas e oleaginosas. Esqueça a adição de açúcar e se fizer muita questão do paladar adocicado, acrescente mel.

Os cereais são: aveia, farinha de amaranto, linhaça, gérmen de trigo. As frutas secas: damasco, uva passa, maçã desidratada, banana passa, tâmaras, coco ralado. E as oleaginosas: amendoim, castanha-do-pará, caju, amêndoas, nozes, macadâmia.

Tudo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Alguns itens são caros, mas você monta a granola conforme sua preferência e seu bolso.

O legal é que todos esses ingredientes, sem exceção, trazem benefícios à saúde e são ricos em fibras, minerais como zinco, selênio, ferro e potássio e vitaminas como vitamina A, C e do complexo B.

Receita de Granola Caseira

granola engorda ou emagrece granola caseira

Como fazer sua granola caseira? Veja abaixo como é fácil. Basta juntar tudo e levar ao forno por 25 minutos.

Você vai precisar de:

Em um refratário, misture bem todos os ingredientes com exceção da uva-passa e do damasco seco. O óleo de coco serve para deixar a mistura mais úmida e o mel é para adoçar. Se quiser sua granola menos seca, coloque mais óleo e menos doce, adicione uma pitada de sal.

granola engorda ou emagrece bow

Depois espalhe a mistura em uma forma grande e leve ao forno médio por 25 minutos no total. Após 15 minutos, abra o forno e mexa com uma espátula para que tudo fique crocante e assado de forma homogênea. Feche a porta e asse a granola por mais 10 minutos.

Retire, deixe esfriar um pouco e acrescente as frutas secas. Guarde em potes de vidro bem fechados.

Delicioso e nutritivo! Ideal para o café da manhã ou um lanche antes ou depois do treino.

Agora que você já sabe que a granola engorda. E mais que isso, que a granola pode engordar muito, escolha seus acompanhamentos com cuidado. Por exemplo, troque aquela tigela de açaí por leite desnatado ou mamão. Opções menos calóricas para não comprometerem sua dieta.

granola engorda

granola engorda

Artigos Sugeridos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.