RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Carboidratos Dicas para Perder Peso

Qual a Função dos Carboidratos no Corpo Humano?

A principal função dos carboidratos é fornecer energia às células. Pense no corpo humano como uma máquina viva. O carro necessita de gasolina para rodar e nosso organismo depende de glicose para viver.

função dos carboidratos

Na verdade, com exceção do cérebro, nossas células podem ser alimentadas por outra fonte de energia diferente da glicose: os corpos cetônicos. Porém, para não embolar o meio de campo, falo sobre isso no final deste artigo, ok?

Agora, vamos focar nos carboidratos.

Vamos começar entendendo que o final do processo digestivo de quase todos os carboidratos é a glicose, ou seja, um açúcar simples com apenas uma molécula (monossacarídeo).

Quando comemos, o fígado e o pâncreas entram em ação. Enquanto o fígado transforma os carboidratos em glicose, o pâncreas irá fabricar insulina.

A insulina carrega a glicose (açúcar) para dentro das células. A partir daí, o corpo terá energia para respirar, circular o sangue, bater o coração, mover os músculos etc.

No entanto, se engana quem acha que a única função dos carboidratos é o fornecimento de energia. Esse grupo alimentar é bastante vasto e desempenha outras funções essenciais à vida.

função dos carboidratos - milho

Função dos Carboidratos na Saúde

FONTE DE ENERGIA

Como dito, essa é a principal função dos carboidratos. Ao contrário das proteínas, cuja digestão é mais lenta, os carboidratos são absorvidos pelo organismo rapidamente e, assim, sua  energia é liberada logo após a ingestão.

q48Cada grama de carboidrato libera 4 calorias para o corpo, sendo que a caloria é a energia química que faz o corpo trabalhar. Não existe uma função do nosso organismo que não dependa de calorias para gastar.

Estima-se que um adulto saudável necessite de um mínimo de 1200 calorias ao dia para permanecer vivo. Nós não percebemos, mas o simples fato de o corpo manter sua temperatura constante gasta muita energia.

Por conta disso, os carboidratos são também conhecidos como os alimentos energéticos.

COMBUSTÍVEL PARA O CÉREBRO

Você já sentiu tontura, dor de cabeça ou até dificuldade de raciocínio quando estava com fome? Esses são sinais de alerta de que o nível de glicose dentro do cérebro está baixo.

O cérebro é formado por uma densa rede de células nervosas que nunca descansam ou param de trabalhar. Mesmo durante o sono, nosso cérebro está ativo. Por conta disso, é função dos carboidratos fornecer glicose para os neurônios de forma contínua através da circulação do sangue.

O cérebro de um adulto necessita de 130 g de glicose ao dia. Isso equivale a um consumo mínimo diário de 500 calorias de carboidratos.

Leia também >> Tudo Sobre os Diferentes Tipos de Carboidratos na Saúde

função dos carboidratos - massas

Para quem vê os carboidratos como vilões, vale lembrar que excluir 100% desses alimentos das refeições pode ter um impacto negativo na saúde mental, causando problemas cognitivos, de atenção e menor capacidade de aprendizado.

Além disso, nem todos os carboidratos são doces ou massas. Por exemplo, as verduras são ricas em fibras e também são carboidratos.

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

RESERVA DE ENERGIA

Essa função dos carboidratos permite que o corpo continue trabalhando normalmente mesmo nos períodos de jejum e durante as atividades físicas.

Estudos científicos mostram que aproximadamente 70% da glicose que entra no corpo através da alimentação mantêm as funções vitais em plena atividade.

O excesso de glicose vira reserva de energia, ou seja, glicogênio armazenado no fígado e nos músculos. Um adulto saudável tem em média uma quantidade de glicogênio estocada equivalente a 4 mil calorias: 3 mil nos músculos e mil no fígado.

Inclusive, em dietas que estimulam a Cetose (leia o artigo até o final), esse glicogênio estocado é convertido em glicose para manter o cérebro funcionando normalmente.

E Mais… Carboidratos Servem Para…

PROTEÇÃO DOS MÚSCULOS

Os carboidratos servem para evitar o catabolismo muscular. Essa função é um complemento da reserva de energia.

Como comentamos, nossa alimentação deve ter no mínimo 500 calorias de carboidratos ao dia para suprir as necessidades de glicose do corpo.

Portanto, é função dos carboidratos impedir que os músculos sejam queimados para virar energia. A queima de músculos (ou catabolismo muscular) é um risco comum a atletas ou praticantes de treinos físicos pesados. Se esse for seu caso, adote uma dieta para ganhar massa muscular adequada.

CONSTRUÇÃO DE MACROMOLÉCULAS

Falando de forma simples, uma função dos carboidratos é estrutural. A glicose não serve apenas como fonte de energia ou reserva de glicogênio.

Ela também é utilizada como matéria-prima na construção de macromoléculas do corpo. Uma dessas macromoléculas é o DNA, que carrega todo o material genético dos seres humanos. As outras são igualmente importantes à vida: RNA, ATP e NADPH.

Leia também >> 5 Benefícios do Carboidrato para Saúde

METABOLISMO DE LIPÍDEOS

Lipídeos são gorduras. Não é novidade para ninguém, mas uma função dos carboidratos é engordar o corpo, ou seja, metabolizar lipídeos.

Mas calma! Antes de você parar de comer carboidratos, vamos esclarecer que só engordamos quando o consumo desses alimentos extrapola o estoque de glicogênio que já temos no corpo.

Por isso, antes de excluir todos os carboidratos do prato, vamos falar um pouco sobre Cetose, Dieta de Carboidrato e Reeducação Alimentar.

Como Funciona a Dieta de Carboidrato ou Dieta Low Carb?

Código Emagrecer de VezQuando são consumidos em excesso, os carboidratos engordam.

Além disso, podem levar o corpo a um estado de pré-diabetes ou diabetes tipo 2, por provocarem picos glicêmicos que acabam gerando resistência à insulina.

Por outro lado, a exclusão total (ou quase total) dos carboidratos leva à Cetose.

Dietas com restrição de carboidrato propõem a substituição dos carboidratos simples pelo consumo de proteínas e gorduras. Essa mudança no padrão alimentar leva o corpo à Cetose.

Durante a Cetose, a principal fonte de energia do organismo (exceto pelo cérebro) deixa de ser a glicose e passa a ser os corpos cetônicos.

O impacto dessa mudança no corpo é gigantesco. A pessoa emagrece de forma rápida e sem passar fome. Além disso, ocorre a redução da glicemia e dos triglicerídeos no sangue.

Mas há um detalhe. Não basta seguir uma Dieta Atkins, Dukan e Paleo sem conhecimento do que se está fazendo. A Cetose pode provocar desidratação e sobrecarregar os rins que estarão eliminando gordura pela urina.

Por isso, se o seu objetivo for perder peso, adote um programa de reeducação alimentar que inclua os carboidratos de alta densidade nutricional.

Lembre-se de que é função dos carboidratos manter seu corpo vivo e ativo. Então não exclua os carboidratos bons da sua rotina.

função dos carboidratos - compartilhe

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.