Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Câncer Saúde da Mulher Viva Sem Doenças

A Evolução no Tratamento do Câncer de Mama

 

Em todos os aspectos, o tratamento do câncer de mama evoluiu. Em um passado recente, tumores de até 3 cm eram tratados com uma mastectomia radical, ou seja, a retirada de todo o seio, mais o músculo peitoral por baixo da mama, mais os gânglios da axila.

Mas hoje em dia, um maior entendimento da doença permitiu a melhora das opções de tratamento do câncer de mama. Isso não significa dizer que a cirurgia deixou de existir, mas sim que a sua extensão é limitada à retirada do tumor e dos gânglios que alimentam o tumor.

Quando a retirada de toda a mama é inevitável, um cirurgião plástico acompanha a mastectomia para fazer a reconstrução estética. Toda a ideia é, na medida do possível, tornar o tratamento do câncer de mama menos traumático e mais humano.

tratamento do câncer de mama quimio

Radioterapia e Quimioterapia no Tratamento do Câncer de Mama

Além da retirada cirúrgica do tumor, outros 2 procedimentos são usados no tratamento do câncer de mama: a radioterapia e a quimioterapia.

A radioterapia é usada após a cirurgia de extração do tumor para matar qualquer célula de câncer que eventualmente ainda esteja na mama.

Esse é um tratamento semelhante a um raio X, que usa radiações ionizantes para destruir o câncer e impedir que ele volte.

Já a quimioterapia é um tratamento à base de remédios potentes, que vão circular pelo sangue para matar eventuais células malignas que tenham se espalhado pelo corpo.

tratamento do câncer de mama quimio lenço snap

A quimioterapia é usada no tratamento do câncer de mama para combater tumores maiores. Para esses casos, ela costuma ser adotada antes e depois da cirurgia.

Isso é feito com o objetivo de diminuir o tamanho do tumor para realizar uma cirurgia menos agressiva e depois como um complemento da radioterapia.

Um dos efeitos colaterais mais conhecidos da quimioterapia é a perda de cabelos. Essa parte do tratamento do câncer de mama costuma ter um impacto emocional grande para as mulheres, mas a boa notícia é que os cabelos voltam a crescer e, segundo relato de diversas pacientes, fica até mais bonito e com mais brilho.

Hormoterapia: Mais um Recurso no Tratamento do Câncer de Mama

tratamento do câncer de mama princesas

Aproximadamente 70% dos cânceres de mama possuem receptores hormonais. Nesses casos, o tratamento atual já conta com mais um recurso: a hormoterapia.

Trata-se de um comprimido de anti-hormônio sintético, tomado via oral. Ele é usado no tratamento do câncer de mama para auxiliar a quimioterapia e serve para matar as células do tumor que aumentam e se multiplicam em razão dos hormônios.

A hormoterapia é simples de ser seguida. No geral, basta um comprimido ao dia durante o tempo que o médico definir.

A Extensão do Tumor Define o Tratamento do Câncer de Mama

tratamento do câncer de mama outubro

Sempre é bom lembrar a importância da prevenção para permitir um diagnóstico precoce.

Quanto menor o tumor, menos agressivo será o tratamento do câncer de mama.

Por isso, adote um estilo de vida saudável, evitando os fatores de risco externos. E não se esqueça de realizar a mamografia anual, complementada pelo autoexame mensal.

tratamento do câncer de mama compartilhe

Artigos Relacionados ao Tratamento do Câncer de Mama:

17 Alimentos que Previnem o Câncer de Mama

10 Sintomas do Câncer de Mama

Câncer de Mama: O que é, Sinais, Tipos, Fatores de Risco

Mamografia Dói? Provoca Câncer? A Verdade da Mamografia

Como Fazer o Autoexame da Mama? É 100% Eficaz?

16 Alimentos Ricos em Vitamina C

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.