RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Coração Viva Sem Doenças

10 Dicas Para Evitar o Infarto Agudo do Miocardio

Infarto agudo do miocardio é uma doença cada vez mais presente na sociedade moderna. Sua incidência, muito comum entre os homens, agora está cada vez mais presente também entre as mulheres.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% de todas as mortes no mundo estão relacionadas a doenças cardiovasculares e, dentre elas, o IAM ou Infarto Agudo do Miocardio se destaca.

Mas o que fazer para evitar um Infarto? Como diminuir os risco de um ataque cardíaco?

infarto agudo do miocardio - 10 dicas

Cardiologistas são unânimes em reconhecer que a prevenção é a melhor maneira de evitar o infarto agudo do miocardio ou ataque cardíaco.

O ataque cardíaco ou infarto agudo do miocardio ocorre quando parte do músculo do coração é danificado e posteriormente morre. Isso acontece devido ao acúmulo de gordura dentro das paredes internas das artérias coronárias.

Com as artérias entupidas, o fluxo de sangue é interrompido e consequentemente ocorre a falta de oxigênio para o coração. É nesse momento que acontece o infarto agudo do miocardio que, na maioria das vezes, pode ser fatal.

Links Úteis:

Colesterol, hipertensão, obesidade, tabagismo e vida sedentária são grandes inimigos de um coração forte e saudável. No entanto, a boa notícia é que todos esses fatores podem ser vencidos com mudança de estilo de vida e novos hábitos alimentares.

O roteiro que preparamos é simples e inclui 10 passos, orientados por cardiologistas que podem salvar vidas e manter afastado qualquer risco de infarto agudo do miocardio.

Como Evitar o Infarto Agudo do Miocardio

DICA 1 – Pressão Arterial versus Infarto Agudo do Miocardio

Muitas pessoas sofrem de hipertensão e não sabem disso. Medir a pressão arterial ao menos uma vez por ano é simples e indolor. Agora com um histórico familiar de doenças cardíacas ou pressão alta, o recomendado é fazer isso com mais frequência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pressão ideal é 13 por 8. O controle da pressão é um ótimo caminho para evitar o infarto agudo do miocardio.

DICA 2 – Bons Indicadores no Sangue versus Infarto Agudo do Miocardio

Exames de sangue periódicos medindo as taxas de colesterol, triglicérides e glicemia podem detectar doenças com antecedência e até impedir a ocorrência de infarto agudo do miocardio.

Um exemplo é o Diabetes Tipo 2, que evolui silenciosamente no corpo por até 6 anos sem que a pessoa apresente qualquer sintoma. Por isso, vale a pena fazer ao menos um exame de sangue por ano.

Os índices recomendados para combater qualquer cenário de hipertensão,  infarto agudo do miocardio ou pré-diabetes são:

  • Colesterol Total contagem menor que 200 mg/dL
  • Colesterol HDL (bom para o coração) – maior que 40 mg/dL – HOMENS
  • Colesterol HDL (bom para o coração) – maior que 50 mg/dL – MULHERES
  • Colesterol LDL (ruim para o coração) menor que 100 mg/dL
  • Triglicérides – menor que 150 mg/dL
  • Glicemia – menor que 100 mg/dL (Obs: a partir dos 35 anos, se houver histórico familiar de diabetes, repita o teste a cada dois anos mesmo que a taxa de açúcar esteja normal).

Infarto Agudo do Miocardio - cuidados do coracao

DICA 3 – Xô Barriga e Xô Risco do Infarto Agudo do Miocardio!

Aquela barriguinha que tanto nos incomoda é muito mais preocupante do que apenas estética.

Gordura depositada na barriga é prejudicial ao coração, pois ela também se acumula nas vísceras e endurece a parede das artérias e podem causar o infarto agudo do miocardio. Por isso, secar a barriga deve ser a sua preocupação.

Dica: A medida da cintura para homens deve ser igual ou menor que 90 cm e para as mulheres não deve ultrapassar a 80 cm. Desta forma estaremos nos protegendo dos riscos de um ataque cardíaco fulminante ou de um infarto agudo do miocardio.

DICA 4 – Controle o seu Peso (IMC – Índice da Massa Corpórea)

Pode parecer um alerta redundante, mas obesidade é uma das principais causas de infarto agudo do miocardio fulminante. Isso porque o excesso de peso sobrecarrega todo o corpo e exige um esforço extra por parte do coração, dos rins e das artérias.

Manter o controle do peso é uma forma de se proteger dos riscos de um ataque cardíaco.

Um controle simples é usar o IMC, Índice de Massa Corpórea.infarto agudo do miocardio Tabela IMC

Como usar a tabela: Entre com a sua altura na coluna esquerda ou direita e caminhe pela linha até encontrar o seu peso. Pronto! O seu IMC já está calculado.

Agora você encontrou o seu estado de gordura definido pelas cores. Saiba que no grupo laranja e vermelho é onde ocorre a maior incidência de infarto agudo do miocardio. Se você está nesta faixa é necessário perder peso urgente!

DICA 5 – Mexa-se e Fuja do Infarto Agudo do Miocardio

Uma coisa contribui para a outra. Mas está provado que o sedentarismo contribui para o ganho de peso e ambos fazem o colesterol ruim (LDL) subir e o colesterol é um dos responsáveis pelo infarto agudo do miocardio.

Então aqui não tem dica simples não. Faça pelo menos 30 minutos de caminhada ou 15 minutos de exercícios HIIT, que podem ser feitos em casa.

Uma dica para os exercícios HIIT são os programas Corpo D21 ou Queima de 48 horas – Q48.

Caso você esteja com sobrepeso, procure um especialista e comece a se exercitar após um check-up e com um ritmo bem moderado.

Mais Dicas para Evitar o Infarto Agudo do Miocardio

DICA 6 – Fuja dos Alimentos com Gordura Trans

Mais do que reeducação alimentar aqui vai uma dica. Não compre nenhum alimento industrializado sem olhar o rótulo e sempre dê preferência para aqueles que dizem “Zero Gordura Trans”.

Estudos médicos mostram que o consumo diário de apenas 5 g de trans eleva em 25% o risco de infarto agudo do miocardo.

infarto agudo do miocardio - coração cuidados

DICA 7 – Baixo Consumo de Sódio versus Infarto Agudo do Miocardio

O limite de consumo diário de sal é realmente baixo. Uma colher de chá rasa ou apenas 5 gramas por dia.

Mas aqui vale outra dica. Quase todos os alimentos possuem sal em sua composição, por isso não adianta apenas maneirar no saleiro, temos que olhar a nossa alimentação como um todo.

Por exemplo, muitas bebidas light são ricas em sódio. Então leia os rótulos para proteger o seu coração dos riscos do aumento de pressão arterial e do infarto agudo do miorcardio.

Você também pode fazer uso de sucos detox com água de berinjela. Além de ajudar no controle do colesterol eles também auxiliam no emagrecimento, duas condições essenciais para evitar o infarto agudo do miorcardio.

DICA 8 – Alimentação Saudável Sempre a Melhor Aliada Contra o Infarto Agudo do Miocardio

A reeducação alimentar é o caminho mais gostoso para fugir dos riscos de um infarto agudo do miocardio. Frutas, legumes e verduras são fontes de vitaminas, minerais e muito melhores que remédios, não é mesmo?

Então vamos deixar as frituras que só entopem as artérias de lado e abraçar os vegetais como aliados do coração.

DICA 9 – Evite a Automedicação

Alguns remédios como anticoncepcionais e anti-inflamatórios elevam a pressão arterial e aumentam os riscos de infarto agudo do miocardio.

Por isso, consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento.

DICA 10 – Pare de Fumar AGORA ou Entre Para o Grupo de Risco do Infarto Agudo do Miocardio

Não dá para defender o cigarro. Além de ser um péssimo hábito, o cigarro prejudica a saúde dos vasos sanguíneos, artérias e tem relação direta com outras doenças graves.

Fumantes têm três vezes mais chance de sofrer um infarto agudo do miocardio do que indivíduos que nunca fumaram, por isso, pare de fumar imediatamente.

Deixar o cigarro é o único caminho para diminuir o risco de sofrer um ataque cardíaco e deixar de ser mais um número nas estatísticas dos fumantes que sofreram um infarto agudo do miocardio.

infarto agudo do miocardio - compartilhe

Artigos Relacionados:

7 Alertas Para Identificar os Sintomas de Infarto

10 Dicas para Prevenir e Controlar a Hipertensão

10 Alimentos que Causam Hipertensão Arterial

10 Sintomas de Pressão Alta: Emergência! Como Proceder

17 Motivos Comprovados Para Tomar Chá Verde Diariamente

10 Benefícios Incríveis da Sardinha para a Saúde

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

5 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.