Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Glúten e Lactose Viva Sem Doenças

Doença Celíaca: O que é, Sintomas e Tratamento

 

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten que afeta o intestino delgado e impede a digestão correta. É considerada uma doença crônica e autoimune, na qual o organismo ataca a si mesmo.

As pessoas portadoras de doença celíaca não podem consumir qualquer alimento que contenha glúten ou que tenha entrado em contato com algum alimento com glúten.

doença celíaca

Leia também >> Receita de Pizza Sem Glúten e Sem Lactose

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na aveia, no centeio e na cevada. Portanto, uma pessoa que sofre de doença celíaca não pode comer bolos, pães, massas, macarrão, pizzas, molhos brancos, granola, quibe, barras de cereais, cerveja e até mesmo whisky.

Um dado interessante: como o glúten é uma proteína de difícil digestão, alimentos sem glúten levam 18 horas da boca até a evacuação. Porém, com o glúten esse tempo aumenta para 26 horas.

Links Úteis >> Receitas Sem Glúten e Lactose para Sobremesa, Café da Manhã, Almoço e Jantar

Sintomas da Doença Celíaca

gluten free stampDoença celíaca é um problema sério que atinge a mucosa do intestino delgado e dificulta a absorção de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B12, D, E, K.

Dentre os sintomas da doença celíaca estão: diarreia frequente, anemia, dificuldade em ganhar peso, dores e inchaço abdominal, queda de pêlos, alterações menstruais, queda de fertilidade, fraqueza das unhas e desnutrição.

Pesquisas indicam que 1 em cada 300 brasileiros é celíaco, mas como a doença celíaca pode se manifestar de forma leve e sem sintomas graves, estima-se que 50% dessas pessoas não sabem que têm a doença.

Leia também >> 25 Alimentos Sem Glúten que Substituem a Farinha de Trigo

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da doença celíaca é feito por exame de sangue, fezes e biópsia do intestino delgado via endoscopia.

Doença celíaca não tem cura, mas todos os sintomas desaparecem por completo após a total exclusão do glúten da dieta. Essa mudança alimentar deve se manter pela vida toda e um nutricionista especializado deve orientar sobre o novo cardápio.

200 Receitas sem Gluten - Banner Livro Preço

doença celíaca - compartilhe

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.