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Dieta Paleo Low Carb: O que é, Como Funciona e Alimentos

 

Dieta Paleo Low Carb se baseia na ideia de que o homem da era Paleolítica era caçador e coletor, mas não agricultor. Como a agricultura surgiu há 10 mil anos atrás, antes disso o homem se alimentava apenas de carnes, peixes, aves, ovos, frutas, raízes e algumas plantas.

Defensores desta dieta dizem que o ser humano atual é obeso, diabético e sofre com síndromes metabólicas. Ao contrário de nossos ancestrais que eram fortes, resistentes, saudáveis e magros.

Exageros à parte, naquele tempo ninguém poderia ser gordo. Afinal, não existia o sedentarismo, a grande oferta de alimentos atual e a ingestão de carboidratos era restrita ao açúcar natural de algumas frutas.

Mas vamos explicar melhor os detalhes da Dieta Paleo.

Como Funciona a Dieta Paleo Low Carb

Por conta da premissa de que nossa alimentação atual nos faz doentes e obesos, a Paleo  acredita que nosso corpo está geneticamente adaptado a um padrão alimentar primitivo com farto consumo de carnes e gorduras.

Na verdade, a Dieta Paleo realmente emagrece porque se baseia na cetose do corpo. A cetose ocorre quando o organismo esgota seu estoque de glicogênio e a partir daí passa a queimar a própria gordura corporal como fonte de energia.

A cetose proposta na Dieta Paleo Low Carb não é algo inédito e também é o pilar de outras dietas famosas como Dieta Dukan ou Dieta Atkins. Leia aqui sobre os benefícios e riscos da cetose.

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Nesta dieta, ficam de fora os alimentos que surgiram com a agricultura (grãos, cereais, leguminosas), com a pecuária (leite e derivados) e com a industrialização (açúcar, óleos vegetais).

Note que a Dieta Paleo não é hipocalórica, ou seja, nada tem a ver com baixa ingestão de calorias. Pelo contrário, as gorduras devem ser consumidas e são mais calóricas que as massas, pães e doces.

Isso porque tanto um grama de carboidrato quanto um grama de proteína geram 4 calorias para o corpo, mas um grama de gordura gera 9 calorias.

No entanto, para que o corpo transforme proteína ou gordura em fontes de energia, o gasto calórico é 30% maior do que com os açúcares (carboidratos).

Guia de Alimentos da Dieta Paleo Low Carb

A Paleo é restritiva, mas isso não significa que a pessoa fique com fome. Proteínas e gorduras têm uma digestão mais lenta e geram grande sensação de saciedade.

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Leia também >> Dieta Dukan: 4 Fases Explicadas, Dicas e Riscos

A Dieta Paleo propõe o conceito de “comida de verdade” e isso é ótimo, pois são excluídos os alimentos industrializados, processados ou refinados. Outra regra é comer quando estiver com fome.

Quanto aos alimentos permitidos, eles podem ser ingeridos à vontade.

Alimentos Permitidos na Dieta Paleo

  • Todos os tipos de carnes, peixes, aves, ovos, frutas e vegetais.
  • Gorduras: azeite de oliva, manteiga, óleo de coco e banha animal.
  • Todos os temperos naturais: cebola, alho, salsinha etc.
  • Bebidas: chá, café e água.
  • Permitidos com moderação: batata doce, inhame e mandioca.

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Alimentos Proibidos na Dieta Paleo

  • Todos os alimentos industrializados.
  • Todos os temperos prontos, inclusive o sal refinado.
  • Todos os tipos de açúcares: massas, pães, bolos, doces, açúcar refinado.
  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados.
  • Óleos vegetais e margarinas.
  • Feijão, soja, aveia, milho, ervilha, arroz.
  • Qualquer alimento que leve glúten.

Conclusão sobre a Dieta Paleo Low Carb

Além do emagrecimento, a vantagem da Dieta Paleo para a saúde é que ao cortar os carboidratos e açúcares, o corpo irá produzir menos insulina, o que é benéfico a pessoas com pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

dieta paleo - proteínas

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No entanto, os efeitos colaterais típicos das dietas low carb podem atrapalhar a adaptação à Dieta Paleo. Se esse for seu caso, experimente a regra paleo 80/20, proposta por Mark Sisson no Primal Blueprint, onde 80% do tempo você segue a Dieta Paleo e os outros 20%, você está livre para comer sem restrições.

Lembrando que a Dieta Paleo trabalha a cetose do organismo e essa mudança metabólica deve ser adotada aos poucos e respeitando os limites do seu corpo.

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