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Dieta Atkins: O que é, Como Funciona e Riscos à Saúde

O que é a Dieta Atkins ou Dieta da Proteína?

A Dieta Atkins ou Dieta da Proteína foi desenvolvida na década de 60 pelo cardiologista americano Dr. Robert Atkins e foi inicialmente publicada em 1972.

A proposta da Dieta Atkins é a exclusão radical de todos os carboidratos das refeições, dando lugar ao consumo de proteínas e gorduras animais como carnes, aves, peixes, ovos, bacon, embutidos e queijos amarelos.

Dieta Atkins - Dieta da Proteína

O objetivo da Dieta Atkins é modificar o metabolismo, induzindo o corpo a entrar em Cetose, ou seja, quando o organismo utiliza a própria gordura corporal como fonte de energia.

A Cetose provoca efeitos colaterais e riscos à saúde. Vamos falar sobre isso nesse artigo. Mas como a Cetose é responsável por um processo de rápido emagrecimento sem fome, a Dieta Atkins logo se popularizou.

 Como Funciona a Dieta Atkins?

A dieta do Dr. Atkins é dividida em 4 fases distintas:

1. Indução à Cetose: Nos 15 primeiros dias da Dieta Atkins, o cardápio é restrito ao consumo de carnes vermelhas, ovos, peixes e frutos de mar. A ingestão de carboidratos (massas, pães, doces) é limitada a 20 g, menos que 1 bombom. O consumo de frutas ou vegetais é limitado a três porções pequenas e deve excluir aqueles com alto índice glicêmico.

2. Perda de peso constante: Período mais longo da Dieta Atkins. Entram mais vegetais e outras gorduras como queijos amarelos, creme de leite e nozes. O café e os refrigerantes light ou zero devem ser evitados. 

3. Pré-Manutenção: Essa fase dura cerca de 3 meses e serve para introduzir 10 g de carboidratos ao dia e verificar se o corpo continua a emagrecer. Isso equivale a 1 fatia pequena de mamão. A Dieta Atkins determina que se a perda de peso parar, os novos carboidratos saem do cardápio. 

4. Manutenção: Na fase final, o limite de ingestão diária de carboidratos sobe para 100 g. A Dieta Atkins sugere que os novos hábitos sejam mantidos para a manutenção do novo peso.

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Dieta Atkins: Riscos à Saúde e Efeitos Colaterais

Dieta Atkins

Ironicamente, o grande vilão da Dieta Atkins também é o responsável pelo seu sucesso: o metabolismo em Cetose.

Vale a pena esclarecer que Cetose não é o mesmo que Cetoacidose Diabética, um problema de saúde que pode ocorrer em portadores de Diabetes Tipo 1.

A Cetose ocorre quando o corpo fica sem a glicose (energia) que os carboidratos proporcionam. Como retirar energia de gordura é muito mais difícil, com a Dieta Atkins o corpo passa a ter um gasto calórico 30% maior.

A questão foram os efeitos colaterais relatados por quem seguiu a dieta do Dr. Atkins:

  • Alteração no odor da urina
  • Mau-hálito
  • Náuseas
  • Desidratação
  • Sono excessivo
  • Enxaqueca
  • Tremores
  • Tonturas
  • Desmaios
  • Alterações de humor
  • Baixa capacidade de concentração

Os problemas de saúde foram além. A Dieta Atkins também foi criticada por provocar prisão de ventre, hemorroidas, aumento do colesterol ruim (LDL), aumento do risco de doenças cardiovasculares (infarto e AVC) e por sobrecarregar os rins, que tinham que eliminar o excesso de gordura na urina.

Conclusão sobre a Dieta Atkins

Ao eliminar fontes de vitaminas, minerais e fibras, a Dieta Atkins falhou. A perda de peso realmente acontece, mas essa dieta restritiva trouxe prejuízos à saúde e efeitos colaterais desconfortáveis.

Ao seguir as orietações do Dr. Atkins, as pessoas ficaram desidratadas e sem nutrientes essenciais que garantem o funcionamento saudável do corpo.

Além disso, a Dieta Atkins radicalizou ao imaginar que o corpo possa estar em Cetose permanente. Na prática, a Cetose é um estágio quase impossível, pois basta um copo de leite para o organismo já sair dessa fase e parar de emagrecer.

Mas essa dieta foi muito positiva ao trazer informações sobre como as proteínas e carboidratos ajudam ou atrapalham a perda de peso. Dietas famosas surgiram a partir da Dieta Atkins como: Dieta Dukan e Dieta South Beach.

Em 2003, médicos examinaram a Dieta Atkins e corrigiram suas falhas. O resultado é uma dieta saudável e que emagrece comendo. A diferença é que são excluídos alimentos específicos, mas não grupos alimentares inteiros como fazia o Dr. Atkins.

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