RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Coração Viva Sem Doenças

10 Dicas para Prevenir e Controlar a Hipertensão

Podemos dizer que a hipertensão arterial,  ou pressão alta, é uma doença democrática, pois não escolhe suas “vítimas” nem por faixa etária, sexo e classe social. Qualquer um pode estar a seu alcance.

A hipertensão é uma doença grave e traiçoeira, que provoca a morte e, ao mesmo tempo, surge sem que a própria pessoa saiba que é hipertensa.

Seus primeiros sinais ocorrem quando o coração precisa trabalhar com mais força para fazer o sangue circular pelo corpo. Normalmente em virtude do entupimento das artérias e, no início, sem provocar nenhuma dor.

hipertensão - infarto

Hábitos alimentares errados, cigarro, álcool, sedentarismo e sobrepeso são fatores de risco que contribuem para a hipertensão e consequentemente levam a casos de infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco), AVC (derrame cerebral), problemas renais e doença na retina.

Para ajudar, recomendamos algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir e controlar o aumento da pressão arterial. 

Links Úteis:

Como Evitar a Hipertensão Arterial

  • Evite cozinhar com temperos prontos. Prefira ervas como: louro, orégano, salsa e manjericão. Além de nutritivos, eles vão dar um novo sabor ao seu prato.
  • Consuma com moderação: doces, frituras e carnes vermelhas. O excesso de açúcar e gordura provoca diabetes e eleva o colesterol, contribuindo para quadros de hipertensão arterial.

hipertensão arterial

  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Os refrigerantes são ricos em sódio e açúcar e são conhecidos por serem “calorias vazias”, ou seja, só engordam, não alimentam o corpo e causam hipertensão.
  • Se você está acima do peso e tem muita gordura abdominal, busque emagrecer e perder a barriga urgente. A gordura visceral é um dos indicativos de pressão alta e doenças cardiovasculares. Busque perder peso com uma dieta saudável que propõe a reeducação alimentar.
  • Comece a fazer exercícios diários. Os exercícios HITT (treino intervalado de alta intensidade) ajudam a emagrecer rapidamente, mas para casos mais severos de pressão alta não são recomendados. Prefira uma caminhada leve por 30 minutos ao dia.
  • Procure dormir 8 horas por noite e tente manter tempo para a família, amigos e lazer. O estresse libera cortisol na corrente sanguínea, aumentando os riscos de obesidade, diabetes e hipertensão.
  • Se você tem um histórico familiar de pressão alta, procure monitorar sua pressão e conheça os sintomas de pressão alta.
  • Se você fuma, pare de fumar.

hipertensão

hipertensão - compartilhe

Artigos Relacionados a Hipertensão:

Pressão Alta: O que é, Causas e Fatores de Risco

10 Alimentam que Causam Aumento da Pressão Arterial

10 Sintomas de Pressão Alta: Emergência! Como Proceder

Remédio Caseiro para Pressão Alta: 6 Receitas

10 Passos Para Evitar o Infarto Agudo do Miocardio

7 Alertas Para Identificar os Sintomas de Infarto

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.