Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Verduras e Talos Viva Sem Doenças

12 Dicas para Fazer a Criança Comer Verduras e Legumes

 

Os pais sabem do desafio que é fazer a criança comer verduras, frutas e legumes. Transformar o prato dos filhos em uma refeição equilibrada e saudável pode exigir altas doses de perseverança e paciência por partes dos adultos.

criança comer verduras

Principalmente quando os vegetais irão concorrer com a grande oferta de guloseimas e o curto tempo para se dedicar ao fogão, o que acaba levando muitas famílias a optarem pelos alimentos prontos e industrializados.

O resultado já é conhecido: obesidade infantil, diabetes e crianças com colesterol alto. Pensando nisso, separamos algumas dicas passadas por pediatras e nutricionistas para fazer a criança comer verduras e legumes.

Se o seu filho come mal ou não come nada que seja verde, veja como evitar que a hora da comida se torne um momento de tortura e frustração.

criança comer verduras brincando

Links Úteis para a Mamãe e o Papai:

Ensine a Criança Comer Verduras e Legumes pelo Exemplo

criança comer verduras com familia

1. Seja um exemplo para seu filho – Os pais têm um papel fundamental na criação dos hábitos alimentares dos filhos. Não tem como uma criança comer verduras e legumes, se os seus pais apenas se alimentam com sanduíches, por exemplo. Manter o próprio prato saudável e não desistir de oferecer um alimento, mesmo que a criança o recuse são as atitudes corretas a serem tomadas.

2. Faça da refeição um momento de prazer – Uma coisa que dava certo com meus filhos era brincar de “casamento entre os vegetais”. Exemplo, a cenoura queria casar com o brócolis e ficava triste quando eles estavam separados, pois a festa aconteceria na barriga deles e não no prato. Outra coisa que ajuda a criança comer verduras e legumes é montar pratos coloridos com os vegetais sendo usados para compor desenhos e formas diferentes.

criança comer verduras forçada

3. Não faça chantagens ou ameaças – Vamos ser sinceros, há momentos em que os pais têm sua paciência testada no limite e é quase impossível não apelar para esses recursos. Mas o fato é que obrigar a criança comer verduras, legumes ou qualquer outra coisa na base da força não dá certo. O filho precisa entender a importância de se alimentar bem e querer por si mesmo ingerir certos alimentos. Do contrário, a criança irá desenvolver uma imagem muito negativa da hora da comida.

4. Explique os motivos para se comer vegetais – É comum aquela bronca que a criançada tem de tudo o que é verde. Em razão disso, para uma criança comer verduras, ela precisa ser literalmente apresentada às hortaliças. Você não precisa saber todos os nutrientes e benefícios dos alimentos, mas uma boa dica é dar uma estudada básica naquilo que seu filho irá consumir e explicar quais são as vantagens daquele alimento. Aqui no Saúde na Comida, você encontra vários artigos que podem te ajudar.

criança comer verduras ajudando

Seja Criativa ao Ensinar a Criança Comer Verduras e Legumes

5. Varie os ingredientes da salada – A salada não precisa ser apenas de alface com tomate. Ofereça diferentes combinações para que seu filho sinta vontade de experimentar novos vegetais. Lembre-se de que para uma criança comer verduras e legumes, ela precisa ter seus sentidos estimulados. Um prato colorido abre o apetite e é o primeiro passo para uma refeição saudável.

6. Acrescente os vegetais nas receitas – Complementando a ideia acima, acrescente legumes em cubos ou ralados no arroz branco, no recheio de tortas, nas panquecas, nos bolos etc. Use sua criatividade.

criança comer verduras cozinhar

7. Ensine seu filho a cozinhar – A ideia aqui é cozinhar na presença da criança e deixar que ela participe da preparação de sua própria comida. Esse é um gesto simples que promove a interação com novos alimentos, seus sabores e texturas. Além disso, aumenta o vínculo familiar. Apenas escolha receitas de fácil preparo e que não utilizem a manipulação de nada arriscado.

8. Xô tédio – Espante a mesmice dos vegetais variando sua forma de preparo. A criança não gosta de beterraba crua e ralada? Que tal fazer um suco de beterraba com laranja. Não gosta de espinafre refogado? Que tal um suflê. Adotar receitas alternativas aumentam as chances de a criança comer verduras e legumes mesmo sem gostar muito.

criança comer verduras ajudando na feira

Ensine a Criança Comer Verduras e Legumes sem Neuras mas com Regras

9. Leve seu filho para passear na feira – Quer ver uma criança comer verduras e legumes? Pois a leve para conhecer a feira livre, um excelente lugar onde os pequenos podem aprender sobre frutas e vegetais. Expor os alimentos in natura é cultural, divertido e ajuda a despertar o desejo da criançada em conhecer novos sabores.

10. Faça as refeições sempre no mesmo horário –  Talvez você esteja pensando: o que uma rotina de horários tem a ver com o fato de a criança comer verduras ou legumes? Tudo! O organismo da criança precisa ser condicionado para dormir, acordar e sentir fome. Se o relógio biológico da criança não tiver qualquer padrão, dificilmente ela vai fazer suas refeições de forma correta e saudável.

criança comer verduras frutas

11. Adote substituições dentro do mesmo grupo alimentar –  Isso vale para os casos em que a criança se recusa a provar algo. Por exemplo, para a criança comer verduras, ela não precisa necessariamente ingerir rúcula. Pode ser alface, couve, agrião etc. Se ela não gosta de cenoura, experimente oferecer abóbora ou mamão. O importante é que não haja carência de vitaminas e minerais nas refeições.

12. Faça concessões sem neuras – Aqui vale o bom senso. Se for uma festa de aniversário ou aquele almoço em família, não precisa estressar para a criança comer verduras e legumes. Ofereça as opções mais saudáveis disponíveis no evento, mas sem neuras. Doces, salgadinhos e até refrigerantes devem ser consumidos com moderação e, por isso, devem entrar na lista de exceções dos pais.

criança comer verduras e legumes

criança comer verduras e legumes - compartilhe

Artigos Relacionados a Como Fazer Criança Comer Legumes, Verduras e Frutas:

10 Dicas para Evitar a Obesidade Infantil

18 Alimentos Ricos em Vitamina A

Kiwi: Propriedades, Vitaminas e Origem da Fruta

Alimentos que Viciam, Obesidade e Compulsão Alimentar

Vitamina C: O que é, Benefícios para Saúde e Onde Encontrar

10 Alimentos que Causam Hipertensão Arterial

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.