Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Beleza e Bem-Estar Cereais e Grãos Frutas e Legumes

Como Fazer uma Limpeza de Pele Caseira

 

Fazer uma limpeza de pele em casa não é difícil e não requer cosméticos caros. Mas vamos logo esclarecer uma coisa: a limpeza de pele caseira é diferente da profissional, feita por dermatologistas.

A limpeza de pele profissional serve principalmente para prevenir e tratar infecções e inflamações nos poros, melhorando acnes de grau 1 e 2.

Em outras palavras, a limpeza de pele profissional consegue tratar e até mesmo eliminar por completo os comedões (cravos abertos e fechados) e as pústulas (espinhas com pus).

limpeza de pele caseira pele limpa

Em caso de acne severa, o dermatologista tem condições de indicar o tratamento adequado, dizendo inclusive qual remédio tomar e quantas sessões de limpeza de pele profunda devem ser feitas.

Já a limpeza de pele caseira é suave e mais superficial. No entanto, ela é capaz de manter a pele saudável, macia e bonita.

Isso porque a limpeza de pele feita em casa ajuda a remover células mortas, desobstruir poros que não estejam entupidos de forma profunda, tonificar e hidratar a pele.

Acompanhe nosso passo a passo de como fazer uma boa limpeza de pele caseira.

Links Úteis:

Como Limpar a Pele em Casa

Para uma limpeza de pele bem feita, é recomendável seguir uma sequência de passos. Mas o ideal é repetir essa rotina uma vez por semana. Para o dia-a-dia, mantenha a pele limpa, hidratada e protegida com filtro solar. E nunca durma com maquiagem.

A limpeza de pele caseira é dividida nos seguintes passos:

Limpeza de Pele – PASSO 1

Preparação da Pele – Remova toda a maquiagem com o uso de demaquilante. Em seguida, faça a limpeza da pele, lavando bem o rosto e pescoço com água e sabão. Ao final, enxugue com uma toalha macia. A temperatura da água deve ser ambiente ou ligeiramente morna nos dias frios.

limpeza de pele caseira lavar

O tipo de sabonete varia de acordo com o tipo de pele. Pele oleosa: sabonetes adstringentes com própolis. Pele normal ou mista: sabonetes neutros. Pele seca: sabonetes hidratantes a base de óleo de amêndoa ou manteiga de caritê. Pele sensível: sabonetes calmantes com camomila ou erva doce.

Limpeza de Pele – PASSO 2

Esfoliação das Células Mortas – A esfoliação deve ser feita com a pele úmida. Pode ser a marca de sua preferência, mas o importante é usar o esfoliante sobre o rosto e pescoço com movimentos suaves e circulares. Não esfregue com força para não machucar a pele. Em seguida, enxague com água.

Limpeza de Pele – PASSO 3

Abertura dos poros – Esta etapa da limpeza de pele caseira será para eliminar os cravos recentes e superficiais. Ferva um litro de água e, se desejar, acrescente um saquinho de chá de camomila, erva doce ou folhas de alecrim. Despeje a água fervente em uma bacia e incline o rosto sobre o vapor com uma toalha cobrindo a cabeça.

limpeza de pele caseira poros

Faça esse processo por alguns minutos. Em seguida, esprema suavemente os cravos com a ponta dos dedos envoltos em gaze ou algodão.

Limpeza de Pele – PASSO 4

Aplicação de Tônico de Limpeza – O tônico encerra com chave de ouro a limpeza de pele caseira. Ele age equilibrando o pH da pele, diminuindo a dilatação dos poros e preparando o rosto para ser hidratado. Se o tônico tiver extrato de melissa também ajuda a cicatrizar pequenas espinhas. E se tiver ácido glicólico, ajuda a controlar o brilho do rosto.

Limpeza de Pele – PASSO 5

Máscara de Hidratação Caseira – Durante a limpeza de pele é normal que seu rosto fique avermelhado, pois células mortas foram removidas e poros foram desobstruídos. Por isso uma boa mascara caseira não deve apenas hidratar e nutrir, mas também acalmar a pele. Você pode comprar uma máscara pronta em lojas especializadas ou nas sessões de cosméticos de farmácias. Boas opções são as máscaras de argila ou com gel hidratante e vitamina E.

limpeza de pele caseira

Mas como uma limpeza de pele caseira não requer produtos caros, vamos ensinar algumas máscaras para a pele do rosto e pescoço, que você mesma pode fazer.

Limpeza de Pele – PASSO 6

Proteção com Filtro Solar – Ao final de tudo, proteja seu rosto com filtro solar. Use uma fina camada do protetor e espalhe bem.

Receitas de Máscaras de Hidratação para Limpeza de Pele Caseira

Receita 1  – Máscara Nutritiva com Abacate e Mel

Amasse ½ abacate e acrescente 2 colheres de sopa de mel. Aplique sobre a pele, deixando agir por 15 minutos. Lave o rosto apenas com água, sem sabonete.

O abacate também é fantástico para a pele do corpo e cabelos. Além de ser um alimento extremamente nutritivo e saudável, ele ajuda a emagrecer. Saiba mais sobre o abacate nesses 2 artigos:

Receita 2 – Máscara Calmante com Babosa e Aveia

Para quem não sabe, a babosa é a mesma planta que dá origem a aloe vera. Ingrediente muito usado em cosméticos para rosto, corpo e cabelos. Associada à aveia, esta receita terá efeito cicatrizante e é ideal para aquela limpeza de pele que teve muita remoção de cravos.

limpeza de pele caseira babosa e aveia

Você vai precisar de 1 xícara de água fervente, 1 xícara de chá de aveia em flocos finos e 3 colheres de sopa de babosa (raspe a “gelatina” de dentro da folha). Bata tudo no liquidificador até formar um creme. Espere esfriar e aplique sobre o rosto por 30 minutos. Lave apenas com água.

Receita 3 – Máscara Hidratante com Iogurte e Azeite de Oliva

Em uma vasilha, misture 1 iogurte natural (com soro) e 2 colheres de chá de azeite de oliva. Espalhe sobre a pele, deixando por 20 minutos. Lave com água.

Outros Detalhes que Ajudam a Limpeza de Pele Caseira

Sempre é bom lembrar que de nada adianta caprichar na limpeza de pele e descuidar da saúde. Seus hábitos alimentares e estilo de vida têm um impacto direto sobre sua aparência. Por isso, beba água todos os dias, coma frutas e vegetais e evite o cigarro e álcool. Aqui no Saúde na Comida, você encontra muitos artigos para ajudar você a ser mais saudável e bonita.

Corpo D21

dicas de beleza - compartilhe

Artigos Relacionados a Dicas de Beleza Caseiras:

4 Máscaras com Azeite para Recuperar e Tratar Cabelos Danificados

Como Aproveitar os Benefícios do Azeite na Culinária e na Saúde

5 Dicas de Como Perder Barriga em 1 Semana

10 Métodos de Tratamento para Celulite. Tire Suas Dúvidas

10 Benefícios do Azeite de Oliva Para a Saúde e Beleza

5 Benefícios da Drenagem Linfática para Saúde e Bem-Estar

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.