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Cetose e Dieta da Proteína: O que é, Como Funciona e Riscos

 

Cetose é a base de 3 tipos diferentes de dieta:

  • Dieta Cetogênica: que emagrece, mas seu principal propósito é tratar casos de epilepsia em crianças e adolescentes.
  • Dieta Low Carb: que emagrece por reduzir de forma drástica ou moderada a ingestão de carboidratos. Exemplo: Dieta Paleo.
  • Dieta da Proteína: que emagrece rapidamente em curto espaço de tempo por quase excluir grupos alimentares inteiros do cardápio. Essa exclusão de alimentos dura o período definido pela dieta. Exemplo: Dieta Atkins e Dieta Dukan.

Note que, dependendo dos alimentos, é possível fazer refeições praticamente iguais nessas 3 dietas, pois todas se baseiam no organismo trabalhando em cetose.

cetoseO que é Cetose?

A cetose ocorre quando o corpo utiliza sua própria gordura como fonte de energia. Nosso corpo é como uma máquina. Assim como existem máquinas que utilizam combustível para funcionarem, o corpo humano é movido à glicose.

Carboidratos (massas, pães, doces) são a principal fonte de glicose existente. A glicose é tão importante, que seu excesso é armazenado pelo fígado e pelos músculos para posterior uso.

Esse estoque de glicose é chamado de glicogênio e permite que o corpo funcione normalmente mesmo quando está se exercitando, por exemplo.

O que acontece nas dietas com baixo consumo de carboidrato, é que o corpo irá buscar nas proteínas e gorduras o combustível para fazer a “máquina funcionar”. Este é o momento em que ocorre a cetose, ou seja, quando todas as reservas de glicogênio disponíveis se esgotam.

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Dieta da Proteína: Como Funciona a Cetose

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A dieta da proteína é um bom exemplo de como a cetose funciona na prática, pois a primeira fase de qualquer uma dessas dietas (Atkins ou Dukan) é justamente a indução à cetose.

O cardápio inicial é bastante restritivo e incentiva grande consumo de carnes com a exclusão de quase 100% dos carboidratos. Por conta disso, o corpo entra em cetose ao esgotar seu estoque de glicogênio armazenado.

Com a cetose, o organismo é obrigado a usar corpos cetônicos como combustível, ou seja, moléculas de energia sintetizadas pelo fígado, a partir da gordura corporal e a partir dos ácidos graxos ingeridos na alimentação.

Resumindo, a cetose produz a queima de gordura e isso é um mecanismo poderoso em qualquer dieta de emagrecimento.

Outro detalhe sobre a cetose: pela ausência de glicose (carboidratos) nas refeições, acaba ocorrendo a diminuição dos níveis de insulina no sangue. Um ponto que pode ser benéfico para reverter a pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

Mas nem tudo são flores. Permanecer em cetose por longos períodos de tempo pode ser prejudicial à saúde.

Os Riscos da Cetose à Saúde

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Ficar sem carboidrato não é uma tarefa fácil. Nosso corpo foi constituído de maneira que os 3 grupos alimentares (proteínas, carboidratos e fibras) desempenhassem papéis de igual importância em termos nutricionais.

A cetose altera o metabolismo e isso se reflete em efeitos colaterais como desidratação, mau hálito, prisão de ventre, hemorroidas, enxaqueca, mau humor, tontura, fraqueza e até desmaios.

Mas os maiores riscos à saúde são deficiência renal, pois os rins têm que expelir o excesso de gordura na urina; problemas cardíacos por elevação dos níveis de colesterol LDL (ruim) devido ao alto consumo de gorduras saturadas de origem animal e perda de massa muscular, pois a cetose também pode fazer com que o corpo queime músculos como fonte de energia.

Por conta de todos esses efeitos, uma dieta à base de cetose jamais deve ser feita por um período maior que o recomendado pelo médico ou nutricionista.

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