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15 Incríveis Benefícios da Castanha-do-Pará

 

Castanha-do-Pará ou Castanha do Brasil é um dos tipos de castanhas que mais nutrientes oferecem.

Assim como as nozes, amêndoas, pistaches e avelãs; a castanha-do-pará pertence ao grupo das frutas oleaginosas, ou seja, alimentos cuja gordura natural ajuda a prevenir doenças, combater infecções e retardar o envelhecimento das células.

castanha-do-pará fruto

Ela é rica em vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, magnésio, cálcio e potássio. Mas quando o assunto é selênio, a castanha-do-pará é a campeã das castanhas.

O selênio é essencial para proteger os neurônios contra doenças degenerativas como Alzheimer, por exemplo. Inclusive, estudos médicos conduzidos pela Universidade de Otago na Nova Zelândia comprovaram que basta a ingestão de 2 castanhas-do-pará ao dia para aumentar em 65% o selênio no sangue.

Vamos conhecer detalhes sobre como essa “brasileiríssima castanha” garante a boa saúde do corpo e da mente. Confira abaixo as propriedades dessa fantástica fruta oleaginosa.

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Benefícios da Castanha-do-Pará contra Doenças

radical_livre_antioxidanteAjuda a Prevenir Câncer – Nossa respiração produz radicais livres que contribuem para o envelhecimento das células e para as mutações genéticas que dão origem a tumores.

A castanha-do-pará é capaz de neutralizar os radicais livres, ajudando na prevenção de câncer de ovário, intestino e bexiga. Isso  ocorre graças à ação combinada do selênio e da vitamina E, contidos nesta incrível fruta oleaginosa.

Ajuda a Blindar o Coração – Os nutrientes contidos na castanha-do-pará ajudam a controlar o colesterol ruim (LDL), reduzir o nível de triglicérides no sangue e abaixar a pressão arterial.

Está provado que basta a ingestão de uma castanha por dia para manter longe os riscos de infarto e AVC.

Ajuda a Prevenir o Diabetes – Estudos científicos comprovaram que o consumo de alimentos ricos em magnésio, como a castanha-do-pará, diminui o risco de desenvolvimento de Diabetes Tipo 2.

O magnésio atua no metabolismo da glicose, baixando os níveis de açúcar no sangue.

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Benefícios para a Saúde do Corpo e Ossos

castanha-do-para-imunidadeAjuda a Fortalecer a Imunidade do Corpo – A castanha-do-pará é fonte de zinco, mineral responsável pela manutenção do sistema imunológico e que também contribui para o bom funcionamento dos glóbulos brancos (células de defesa do corpo).

Castanha-do-Pará para a Saúde da Tireoide – A castanha-do-pará possui zinco e selênio que contribuem positivamente para manter a boa saúde da tireoide.

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço responsável por produzir hormônios que ajudam nas funções de órgãos vitais como cérebro, coração, fígado e rins.

Atua na Saúde Óssea – A castanha-do-pará é fonte de cálcio e magnésio. Enquanto o cálcio é importante para a formação de ossos e dentes, o magnésio trabalha fixando o cálcio nos ossos.

Por isso que alimentos que contém essa dupla de minerais são benéficos para a saúde óssea e para a prevenção de osteoporose.

Benefícios da Castanha-do-Pará para a Saúde da Mente

beneficios-da-castanha-do-para-cerebroUma Aliada da Saúde Cerebral – Doenças degenerativas do cérebro afetam as funções cognitivas como atenção, memória, raciocínio, pensamento, imaginação e linguagem.

Em um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo, um grupo de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL) demonstrou melhora graças ao consumo de uma castanha-do-pará por dia.

É cientificamente comprovado que o selênio presente na castanha melhora a saúde dos neurônios e combate doenças como Alzheimer.

Castanha-do-Pará para Combater a Depressão – Ela é fonte de triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Além disso, a castanha contém vitamina B6 e magnésio que ajudam nesse processo.

Castanha-do-Pará como Aliada do Emagrecimento

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Diminui a fome ótima opção de lanche saudável, nutritivo e que aumenta a saciedade.

Ajuda a emagrecer uma castanha contém 27 calorias e já fornece nutrição suficiente para ajudar quem deseja perder peso com saúde.

Gera energia para o corpo durante os treinos – se você tem o hábito de se exercitar para perder peso, deve tomar o cuidado de não treinar em jejum. Por outro, fazer uma refeição completa antes dos exercícios não é recomendado.

O ideal é buscar por alimentos de fácil consumo, digestão leve e que forneçam energia e disposição ao corpo. Por reunir essas características, a castanha-do-pará é uma das opções apropriadas.

Outros Benefícios da Castanha-do-Pará

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Leia também >> O Papel da Gordura na Dieta Low Carb

As propriedades da castanha-do-pará e a combinação dos seus nutrientes também são benéficas para:

  • Evitar cãibras, dores e espasmos musculares pela presença do magnésio.
  • Adiar o aparecimento de rugas pelas ações antioxidantes do selênio e vitamina E.
  • Combater fadiga e cansaço extremo pela ação das vitaminas do complexo B
  • Elevar a absorção das vitaminas A, D e K no organismo – essas vitaminas são nutrientes solúveis em gordura e a castanha-do-pará contém boa quantidade de ácidos graxos poli e monoinsaturados.

Riscos Relacionados ao Consumo

Felizmente não existem riscos comprovados quanto ao consumo da castanha-do-pará, sendo a única preocupação a ser observada é uma ingestão moderada desta fruta oleaginosa.

Como já dissemos, o consumo recomendado não deve ultrapassar a mais do que duas castanhas ao dia. Essa quantidade já é suficiente para aumentar em 65% o selênio no sangue.

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