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O que é Pilates? Benefícios do Pilates para a Saúde

O que é Pilates? O método Pilates é uma modalidade de exercícios de baixo impacto, que podem ser praticados por quase todas as pessoas sem restrições.

Uma mulher grávida, por exemplo, não poderá fazer nada de alto impacto, mas poderá fazer Pilates.

pilates

Uma pessoa com problemas cardíacos não poderá fazer HITT (treino intervalado de alta intensidade), mas poderá fazer Pilates. E outra com hérnia de disco, jamais poderá levantar pesos. Mas poderá fazer Pilates.

Um dos grandes diferenciais desta modalidade de exercício é a sua versatilidade, pois os exercícios e movimentos são feitos de acordo com a condição física de cada um. E o próprio corpo da pessoa é usado como “instrumento”de força e resistência.

Criado na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates, seus exercícios trabalham força, flexibilidade, controle da respiração e equilíbrio.

joseph pilates

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Benefícios do Pilates para a Saúde e Corpo

Ajuda no controle da ansiedade. Através de movimentos que estimulam a consciência corporal e o foco na respiração, os praticantes de Pilates adquirem maior domínio sobre o corpo. Isso ajuda a lidar com situações de nervosismo e stress.

Ajuda a realinhar a coluna. Os exercícios de força e alongamento fazem com que o método fortaleça os músculos do abdômen e contribua para uma melhor postura das costas diante de esforços físicos.

Diminui dores em geral. No dia a dia, nosso corpo sofre com o impacto das atividades cotidianas e do stress. Isso acaba provocando dores por toda a parte. Porém, a prática de Pilates minimiza isso por alongar a coluna e fortalecer todos os músculos.

pilates casal

Fortalece a musculatura. Pela própria natureza dos exercícios.

Aumento da flexibilidade. O alongamento do corpo é global, ou seja, envolve a extensão dos músculos e articulações.

Estimula a coordenação motora. O Pilates inclui movimentos de equilíbrio e promove a interação com outros objetos.

Previne fraturas ósseas e lesões. Ao fortalecer os músculos, as articulações e a coluna, o Pilates ajuda na prevenção de osteoporose e lesões provocadas por esportes de alto impacto e esforços repetitivos.

Ajuda a emagrecer. Apesar do método não ter sido inventado com essa finalidade, sua prática também emagrece. Uma hora de aula de Pilates demanda bastante esforço e chega a queimar 420 calorias.

Como Praticar Pilates em Casa?

Fazer aulas em casa é algo totalmente viável. Nesse caso, os exercícios são uma versão simplificada daqueles realizados nos estúdios com a ajuda de aparelhos específicos.

Em casa, você só vai precisar de um colchonete sobre o chão e um local tranquilo onde possa se concentrar nos movimentos.

pilates casa

Faça os exercícios por etapas. Trabalhe cada parte do seu corpo separadamente. Por exemplo, comece trabalhando as pernas. Depois passe para os braços e finalize com o abdômen.

O importante é trabalhar o corpo todo. Sempre se alongue antes de começar e procure estar atento à sua respiração e postura.

O vídeo abaixo é um ótimo exemplo de treino com o uso de Pilates. São movimentos simples, porém intensos. Faça o teste você também.

E se quiser conhecer esse programa completo de exercícios, Clique AQUI.

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