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10 Benefícios Incríveis da Sardinha para Saúde

Você sabia que os benefícios da sardinha vão além da saúde do corpo? A sardinha também trás benefícios para a economia de um país ou região. Por exemplo, ainda no século 16, a sardinha já sustentava o reino de Portugal.

sardinha

No Brasil, a sardinha é o peixe mais consumido pelo brasileiro, o mais pescado em nosso litoral (100 mil toneladas em 2013 entre a costa do RJ e SC) e o mais importante em termos econômicos para a indústria de pesca do país.

Uma razão da grande popularidade deste peixinho é o fato dele ser super versátil, ou seja, a sardinha pode ser usada tanto em receitas populares quanto da alta gastronomia.

Ao final deste artigo, você encontra um vídeo ensinando como fazer cuscuz de sardinha. Agora, vamos esmiuçar os benefícios da sardinha e saber o porquê deste nobre alimento ser bom para a saúde.

Benefícios da Sardinha: Prato de Rei na Mesa do Povo

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1. Ótima para o Coração

Embora seja um peixe pequeno e aparentemente magro, ela é classificada como um peixe gordo, pois possui altas concentrações de uma gordura de boa qualidade: o ômega 3. Ela é campeã em ômega 3, vencendo o atum e o salmão de cativeiro. O ômega 3 diminui o risco de doenças cardiovasculares e infarto. Em uma lata deste peixinho encontramos mais de 1 grama dessa importante gordura, valor recomendado pela Associação Americana do Coração para consumo diário.

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2. Tratamento da Depressão

A sardinha é fonte de triptofano. O triptofano é um dos aminoácidos essenciais utilizados pelo cérebro para a produção de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que regula o sono, o humor e evita a depressão. Tanto que pesquisas recentes já comprovaram a relação de baixos níveis de triptofano em pacientes com depressão forte.

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3. Amiga do Cérebro

Além do triptofano, a sardinha é fonte de vitamina B12 que é fundamental para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central. A deficiência de vitamina B12 está vinculada ao encolhimento do cérebro e a casos de Azheimer e demência.

4. Ajuda a Emagrecer

Isso até pode parecer estranho visto que a sardinha é um peixe mais calórico que outros, certo? Mas na verdade, ela ajuda a perder peso por fornecer uma boa quantidade de nutrientes que vão aumentar a saciedade e reduzir a fome.

Afinal, todos querem encontrar uma forma de emagrecer comendo e sem passar fome e a sardinha é um alimento que certamente vai ajudar você neste objetivo.

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MAS CUIDADO! A forma com que a sardinha é consumida pode alterar seu número de calorias. Se você quer emagrecer, evite o consumo deste pescado em lata conservado ao óleo. Dê preferência aos peixes frescos, cozidos ou conservados na água. Nunca  prepare o peixe frito.

Outra dica é prepará-la assada, em um suculento escabeche ou na panela de pressão.

5. Atua na Prevenção do Câncer

Por ser rico em magnésio, ferro e selênio; minerais com efeito antioxidante, nosso querido peixinho ajuda a afastar os riscos de câncer.

6. Fonte de Proteínas para os Músculos

A matéria-prima dos músculos é a proteína. Neste quesito, este peixinho se destaca. Ele tem quase a mesma quantidade de proteína que a carne vermelha. Um filé mignon de 100 g tem 32,8 g de proteína e 100 g de sardinha assada tem 32,2 g. Ela é uma ótima alternativa para praticantes de musculação que querem variar o cardápio.

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7. Fonte de Vitamina D

Este peixinho ajuda a cumprir a cota de vitamina D via exposição ao sol que varia de 400 UI a 1000 UI. Mesmo enlatada, ela contribui com 250 UI contra apenas 30 UI do ovo. A vitamina D fortalece ossos e dentes, aumenta a força muscular, diminui o risco de Diabetes Tipo 1 e facilita a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo.

8. Fonte de Energia

Apesar do tamanho, a sardinha é um peixe rico em gordura (boa gordura, lembra?) e isso se reflete no seu nível calórico. São 114 calorias para 100 gramas de sardinha fresca. Quase o dobro da mesma porção de abadejo com 59 calorias.

sardinha na panela de pressão

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9. Previne Anemia

Pela presença da vitamina B12 e ferro, a sardinha contribui para a boa formação, integridade e amadurecimento das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), ajudando a prevenir a anemia megaloblástica.

10. Ótima para os Ossos

Ela é rica em cálcio, o que ajuda a prevenir e afastar o risco de osteoporose. Enquanto um copo de leite de 200 ml de leite fornece 238 mg de cálcio, a sardinha em lata com 85 g conta com 460 mg de cálcio. Mesmo assada, ela possui 372 mg do mineral. Portanto, qualquer que seja a forma de consumo deste pescado, ela tem mais cálcio que o leite.

Vídeo: Receita de Cuscuz de Sardinha

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