Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Cereais e Grãos Dicas para Perder Peso

12 Benefícios da Chia Para Saúde. Dicas, Calorias e Como Usar

 

Os benefícios da chia para saúde já eram conhecidos pelos povos antigos. Originária do México, Guatemala e Colômbia, a semente de chia  era utilizada como alimento há mais de 5 séculos pelos astecas.

benefícios da chia - planta snc

Rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, a Sálvia Hispânica ou chia é relativamente nova no Brasil.

Por conta disso, existem dúvidas sobre como consumir a semente, qual seu valor nutricional, quais os benefícios da chia, se é calórica ou não etc. E vamos esclarecer essas questões aqui.

Considerada por especialistas em nutrição um excelente alimento, a semente de chia é versátil, de sabor neutro e pode ser polvilhada sobre iogurtes, saladas e sucos.

Mas foram suas propriedades emagrecedoras que despertaram a curiosidade a respeito dessa pequena semente de cores variadas: preta, cinza, marrom e branca.

Benefícios da Chia que Impressionam

benefícios da chia

1. Benefícios da Chia para hipertensão

A chia tem altíssima concentração de ômega-3, um tipo de gordura encontrada no azeite de oliva e em peixes como sardinha e salmão. Para se ter uma ideia, 100 g da semente de chia contêm 8 vezes mais ômega-3 que o salmão. Excelente notícia para quem sofre com pressão alta, mas não gosta de comer peixe.

O ômega-3 é amigo do coração. Essa gordura saudável é capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL) e afastar doenças cardiovasculares, como infarto, hipertensão e derrame.

2. Chia ajuda a emagrecer

A chia transborda fibras. São 38 g de fibras em uma porção de 100 g de sementes. Quando entram em contato com a água, as fibras da chia expandem a semente e a transformam em uma espécie de gel viscoso que reduz a velocidade com que o estômago é esvaziado.

Isso prolonga a sensação de saciedade e retarda a fome, evitando que se coma mais e em maiores quantidades.

benefícios da chia

>> Clique Aqui para Conhecer o Programa de Emagrecimento que Melhor Complementa a Chia

Outro benefício da chia que ajuda a emagrecer está ligado ao controle glicêmico e ao papel da insulina no corpo. Insulina em excesso engorda e provoca o acúmulo de gordura localizada no tecido adiposo.

Mas se a insulina está controlada, os mecanismos que impedem a queima de gordura de forma natural estão “desbloqueados”. Vamos explicar isso melhor no item 4.

3. Chia é boa para saúde mental

benefícios da chia

Leia também >> 12 Benefícios da Aveia para a Saúde (ATUALIZADO)

Os benefícios da chia também abrangem o cérebro. A semente possui vitaminas do complexo B (niacina, riboflavina e tiamina), fundamentais para manter o bom funcionamento do sistema nervoso e metabolismo celular.

Por conta das vitaminas do complexo B, a semente de chia ajuda a evitar a depressão e a ansiedade. Aqui vale uma ressalva, apenas a alimentação não trata problemas de fundo emocional. Porém, a deficiência de nutrientes vitais ao cérebro leva ao aparecimento de doenças celebrais que podem ser evitadas.

4. Chia para prevenir e controlar o diabetes

A semente de chia é boa para o diabetes pela característica das suas fibras, que fazem com que os carboidratos (açúcares) dos alimentos sejam digeridos lentamente.

benefícios da chia

Leia também >> 18 Alimentos para Diabéticos com Baixo Índice Glicêmico

Quando comemos, os carboidratos são transformados em glicose, que posteriormente será carregada para dentro das células pela insulina. Acontece que quanto mais rápidos os carboidratos forem absorvidos, mais rapidamente as taxas de açúcar no sangue vão aumentar.

Do mesmo modo, maior será a quantidade de insulina que o pâncreas terá que liberar para levar toda essa glicose para as células. Porém, as células recebem a glicose transportada pela insulina até um limite.

Depois disso, criam resistência à insulina, passam a acumular gordura no tecido adiposo e instala-se um quadro de pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

Por isso que a chia ajuda a prevenir e controlar o diabetes. Pois as sementes ajudam no controle glicêmico, evitam picos de açúcar no sangue e impedem que haja excesso de insulina circulando pelo corpo. Esses 3 benefícios da chia são fundamentais para os diabéticos.

5. Chia ajuda a fortalecer o sistema imunológico

benefícios da chia

Leia também >> Chá Verde: Para que Serve, Como Fazer, Contraindicação

A lista de minerais da chia é ampla e garante um aumento da imunidade contra viroses e infecções comuns. São eles: cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio, fósforo e sódio. Além disso, a semente contém vitamina A, que combinada com as vitaminas do complexo B promovem um efeito antioxidante e anti-inflamatório.

6. Benefícios da chia contra o câncer

A semente é rica em antioxidantes e combate os radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular e provocam doenças. Sua combinação única de minerais, vitaminas, ômega-3 e fibras garante a boa saúde das células e ajuda na prevenção contra o câncer de mama e intestino

câncer de mama flor

Leia também >> 10 Sintomas do Câncer de Mama

7. Chia é boa para a pele

A chia também ajuda a deixar a pele mais saudável. Por ser fonte de vitamina A, que retarda o envelhecimento e reduz a incidência de acne. E fonte de fibras que ajudam o intestino a trabalhar melhor, eliminando toxinas e contribuindo para uma pele mais bonita.

Quer Mais? Confira Outros Benefícios da Chia

benefícios da chia

8. Boa para a visão

A semente de chia contém 21% das nossas necessidades diárias de vitamina A, contribuindo para a saúde dos olhos.

9. Combate anemia

Não gosta de beterraba ou espinafre? Sem problemas! 100 g de semente de chia possuem 3 vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre.

10. Ajuda a evitar câimbras

A chia possui mais potássio que a banana. Em uma porção de 25 g você estará ingerindo 6,4% da necessidade diária de potássio.

11. Protege a saúde dos ossos

benefícios da chia

Leia também >> Programa de Reeducação Alimentar Ajuda Milhares de Pessoas a Emagrecer com Saúde

A semente possui mais cálcio que o leite. Além disso, contém magnésio, que associado ao cálcio ajuda a manter a saúde dos ossos e combate a osteoporose. Outro benefício da chia é o fato de que pode ser usada como alternativa para quem é intolerante à lactose.

12. Fonte de proteínas para os músculos

Um dos benefícios da chia está relacionado ao ganho de massa muscular. A chia é ótima fonte de proteína vegetal, sendo formada por aminoácidos essenciais. Ou seja, aqueles que nosso corpo não é capaz de produzir e por isso precisa receber através da alimentação.

São 16 g de proteína para 100 g de semente. Excelente alimento para quem treina e precisa de nutrientes depois dos exercícios para a reconstrução dos músculos.

Chia: Calorias e Quantidade de Consumo

A chia é bastante calórica. Para cada 100 g de semente são 486 calorias. Por isso a quantidade ideal a ser consumida são 25 g, ou seja, 2 colheres de sopa diária.

benefícios da chia

Tendo como base uma dieta de 2.000 calorias (valor padrão para adultos), 25 g da semente de chia fornecem proporções expressivas de nutrientes.

É o caso do ômega-3, por exemplo. Veja abaixo os percentuais de nutrientes encontrados em 25 g de chia dentro do valor diário recomendado para adultos.

  • 400% de ômega-3
  • 34% de fibras
  • 21% de vitamina A
  • 13% de vitamina B3 (Niacina)
  • 4% de vitamina B2 (Riboflavina)
  • 30% de vitamina B1 (Tiamina)
  • 15% de cálcio
  • 13% de ferro

Como Consumir Chia?

benefícios da chia

É possível ingerir a semente de chia de 3 formas diferentes: grão, óleo e farinha.

I. Consumir a Chia como Óleo

A vantagem dessa forma de consumo é que os ácidos graxos (ômega-3) são preservados, mas em compensação há uma perda na quantidade de fibras.

O óleo de chia é uma boa alternativa para temperar saladas. Porém, não é recomendado que o óleo seja aquecido, pois o ômega-3 se oxida com o calor.

II. Ingerir a Chia em Grãos

Consumir os grãos na chia ao natural preserva todos os benefícios da chia e suas propriedades originais. O legal deste alimento é que seus grãos podem ser consumidos com sopas, saladas, iogurtes, frutas e sucos naturais.

Isso faz da chia um alimento muito versátil que pode ser usado no café da manhã, almoço, jantar ou mesmo num pequeno lanche durante o dia.

benefícios da chia

Leia também >> 25 Alimentos Sem Glúten que Substituem a Farinha de Trigo

III. Usar a Chia em Foma de Farinha

É a forma final de moagem do grão da chia. A farinha de chia é rica em ômega-3, fibras e proteínas. Podendo ser usada no preparo de pães, bolos e massas.

Outro benefício da chia na forma de farinha é o fato de que não contém glúten e, portanto, pode ser usada com segurança por quem sofre com doença celíaca.

benefícios da chia

aveia engorda - compartilhe

Artigos Sugeridos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.