RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Frutas e Legumes Viva Sem Doenças

15 Poderosos Benefícios da Berinjela para Saúde

Embora a berinjela seja um vegetal muito popular, poucas pessoas realmente conhecem os poderosos benefícios da berinjela para a saúde.

Berinjela ou Beringela para os nossos irmãos portugueses, é um vegetal muito apreciado na culinária mundial.

Originária da China, foi introduzida pelos árabes na Europa durante a Idade Média e provavelmente pelos espanhóis no Novo Mundo.

A berinjela é encontrada em diversos tamanhos e cores e faz parte do cotidiano de muitas culturas. Mundialmente a berinjela é usada como ingrediente principal em diversos pratos.

Como por exemplo: doce de berinjela, o Imam Baildi grego, pasta de berinjela, o Babaganuche árabe e o famoso Ratatouille francês, que é um ensopado a base de berinjela.

Porém a lista é grande: Berinjela ao Forno, Frita, à Italiana, Empanada, Assada, Cozida e até Lasanha de Berinjela.

Conheça 15 Poderosos Benefícios da Berinjela para a sua Saúde

berinjela-2

 1. Benefício da Berinjela como Fonte de Nutrientes

berinjela é fonte de inúmeros nutrientes: Vitaminas do Complexo B (B1, B3, B5 e B6), Vitamina C, minerais como Manganês, Potássio, Fósforo, Cálcio, Ferro, Magnésio e Cobre e diversos Fitonutrientes.

2. Benefício da Berinjela como Fonte de Fibra Alimentar

A berinjela é um alimento rico em fibras e o seu consumo ajuda a aliviar a prisão de ventre e auxilia na limpeza do trato intestinal.

3. Benefícios da Berinjela no Emagrecimento

Q48BANNERAqui vai mais um benefício da berinjela, pois ela é um alimento de baixa caloria e isento de gorduras.

Cada 100 g contêm apenas 20 kcal e, por isso, a berinjela é muito utilizada em dietas para emagrecer e em refeições vegetarianas de baixa caloria.

E não é só isso.

A berinjela é um alimento rico em fibras e possui bastante água em sua composição (cerca de 90%). Desta forma o consumo da berinjela promove maior sensação de saciedade ao corpo.

Uma boa dica do uso deste poderoso legume para a saúde do seu corpo e principalmente para o emagrecimento, é o consumo diário da farinha e da água de berinjela.

benefícios da berinjela para a saúde

4. Benefício da Berinjela para Saúde dos Rins

Outra ação do hormônio Aldosterona é o balanço do sódio e do potássio no sangue.

Quando existe uma diminuição ou aumento excessivo da Aldosterona no corpo, ocorre um desequilíbrio destes minerais.

Com efeito direto, sobre a pressão arterial e sobre o sistema diurético.

Como veremos abaixo, os oxidantes existentes neste vegetal atuam no equilíbrio do ACE, o que traz benefícios sobre os rins.

5. Benefício da Berinjela para Equilibrar a Pressão Arterial

A berinjela é uma excelente fonte de antioxidantes que atuam sobre as enzimas conversoras de angiotensina (da sigla em inglês ACE – “angiotensin-converting enzyme”) que estimulam a produção do hormônio Aldosterona.

berinjela-pressao-arterial

E qual a importância deste equilíbrio?

O equilíbrio deste hormônio é muito importante, pois quando ocorre o excesso de Aldosterona no sangue, ocorre o acúmulo de Sódio e consequentemente a hipertensão arterial.

Desta forma a ingestão contínua deste vegetal ajuda a equilibrar a ação da ACE com efeitos positivos sobre a pressão arterial.

6. Benefícios da Berinjela para a Manutenção de um Cérebro Saudável

A berinjela é fonte de Antocianinas (Nasunin), um poderoso antioxidante  que age contra a ação dos radicais livres que podem danificar às células do cérebro.

Desta forma este vegetal também é um excelente aliado da manutenção de um cérebro saudável.

beringela

O Nasunin, presente na casca da berinjela, também atua na eliminação do excesso de ferro do organismo, que poderia danificar os neurônios.

Outro benefício da berinjela é o fato dela ser rica em Vitaminas do Complexo B, que atuam diretamente sobre a saúde do sistema nervoso, regulando a fadiga mental.

7. Benefícios da Berinjela para Diabéticos

chia emagrece

A berinjela apresenta uma grande concentração de fenóis que também ajudam na regulagem do nível de glicose no sangue. Desta forma, a berinjela e uma aliada no combate do Diabetes Tipo 2.

8. Benefícios da Berinjela para o Sistema Imunológico

Além de conter diversos antioxidantes, a berinjela também é fonte de Vitamina C.

Neste caso, a melhor forma de aproveitar esse nutriente é utilizando a berinjela na forma de suco, de preferência, junto com uma fruta também rica em Vitamina C (como a laranja ou o limão.

suco-de-berinjela-e-laranja

9. Benefícios da Berinjela para a Circulação Sanguínea

A Antocianina (Nasunin) atua também como substância redutora dos coágulos no sangue e trabalha na prevenção do entupimento das artérias, evitando o surgimento de placas de gorduras nos vasos.

10. Berinjela para o Controle do Colesterol e Saúde do Coração

Este é um benefício da berinjela um pouco controverso, pois existe estudo que compara a berinjela a uma droga chamada Lovastatina.

Neste estudo, que durou 6 meses, a berinjela não obteve resultados semelhantes ao uso da droga sintética.

Em contrapartida estudos realizados pela USP (Universidade de São Paulo), revelam que a berinjela é eficaz no tratamento do colesterol sanguíneo alto.

berinjela

Mesmo sem uma posição unânime ou comprovação científica final, fica aqui uma dica:

A berinjela é um alimento isento de colesterol e de gorduras saturadas.

O antioxidante chamado Nasunin pode auxiliar na redução do nível de colesterol LDL (mau) do sangue, quando em paralelo a uma dieta equilibrada.

Além disso, as grandes quantidades de fibras presentes neste vegetal ajudam a restringir a absorção do colesterol pelo corpo.

11. Benefícios da Berinjela para a Pele

A berinjela é rica em vitamina C, Antocianinas e diversos nutrientes com ação antioxidante, que ajudam a proteger a pele dos radicais livres contra as rugas e envelhecimento precoce.

A Vitamina C presente na berinjela ajuda a pele a ficar mais suave e macia.

berinjela

12. Benefício da Berinjela como Anticoagulante

Devido à presença da Vitamina K e dos bioflavonóides, a berinjela ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos e das doenças relacionadas a este processo.

13. Benefícios da Berinjela para o Aparelho Gastrointestinal

As fibras insolúveis presentes na berinjela ajudam a desinchar a barriga. Como essas fibras chegam intactas ao intestino elas aceleraram o trânsito intestinal.

Além das fibras, que atuam com efeito digestivo e laxante, outra vantagem deste vegetal é que ele é um alimento antioxidante, remineralizante, alcalizante, calmante e nutritivo, pois oferece ao corpo carboidratos, vitaminas e minerais.

14. Benefícios da Berinjela para Prevenção do Câncer

berinjela

A berinjela é rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, as fibras fazem com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon.

A casca da berinjela contém diversos fitonutrientes que ajudam na inibição do crescimento de células cancerosas, restringindo os danos dos radicais livres.

As berinjelas são também conhecidos por conter ácido clorogênico que impede mutação do DNA e também tem propriedades anticancerosas.

15. Benefícios da Berinjela para a Saúde dos Ossos

Como a berinjela é rica em Cálcio, 9,2 mg por 100g do vegetal, ela também é considerada um alimento amigo dos ossos.

O suco crú deste vegetal, junto ao suco da cenoura pode ser usado em caso de fraturas e deficiência de cálcio (osteoporose).

compartilhe

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.