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Alimentação Saudável Carboidratos

5 Benefícios do Carboidrato para Saúde

 

São fontes de carboidrato os cereais, grãos, frutas, legumes e verduras. Por serem tão distintos, é um mito achar que todo carboidrato engorda ou aumenta a taxa de açúcar no sangue, provocando resistência à insulina e diabetes.

Na verdade, o carboidrato é fundamental para a saúde e possibilita a existência da própria vida. Sem ele, o corpo não teria energia para respirar, falar, andar, bater o coração etc.

benefícios do carboidrato

O carboidrato é tão importante para o organismo, que a Organização Mundial da Saúde recomenda que pessoas saudáveis façam suas refeições com o seguinte equilíbrio entre os grupos alimentares:

Para não elevar o nível glicêmico e evitar o risco de ganho de peso, convém ingerir carboidratos de cadeia longa ou complexa, visto que o carboidrato de cadeia simples é rico em calorias e sua glicose é rapidamente absorvida pelo organismo.

Benefícios do Carboidrato na Saúde

Além das funções dos carboidratos para o corpo, eles também proporcionam outros 5 benefícios à saúde que valem a pena conhecer.

1. Melhoria da Digestão:  frutas e vegetais são fonte de vitaminas e minerais. Além disso, esse tipo de carboidrato é rico em fibras solúveis que evitam problemas digestivos e problemas de intestino preguiçoso. 

benefícios do carboidrato - frutas

Leia também >> Tudo Sobre os Diferentes Tipos de Carboidratos na Saúde

2. Aliado do Coração: uma dieta rica em cereais integrais, frutas e hortaliças previne o aumento do colesterol ruim (LDL) e contribui para evitar infartos e derrames. Por outro lado, um cardápio com baixa ingestão de carboidrato, mas alto consumo de proteínas eleva os riscos de acúmulo de gordura na parede das artérias. 

3. Aliado do Cérebro: o cérebro funciona mal sem carboidrato, ou melhor, sem a energia da glicose proveniente dos carboidratos. Em dietas com baixa ingestão de carboidratos, o organismo queima músculos para transformá-los em corpos cetônicos. Corpos cetônicos em excesso no sangue têm um efeito tóxico, provocando enxaqueca, tremores, fraqueza muscular e até desmaios.

4. Controle de Peso: parece brincadeira, pois o carboidrato simples faz engordar, principalmente em doces e massas. Neste caso falo dos carboidratos de cadeia complexa que proporcionam sensação de saciedade, diminuição do apetite e faz o intestino funcionar por serem fontes de fibras. 

benefícios do carboidrato - cereais

Leia também >> Qual a Função dos Carboidratos no Corpo Humano?

5. Melhora do Humor e Bem-estar: os açúcares presentes nos carboidratos podem afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Não é por acaso que uma dieta restritiva de carboidrato aumenta a irritabilidade e provoca mau-humor.

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