Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Cereais e Grãos Dicas para Perder Peso

12 Benefícios da Aveia para a Saúde (ATUALIZADO)

 

Os benefícios da aveia para a saúde são tantos que poderíamos escrever um livro sobre isso. A aveia é um alimento completo. Um cereal extremamente saudável e nutritivo. Mas nem sempre ela fez parte do nosso cardápio.

Por ser uma planta rasteira que germinava em campos improdutivos, a aveia era vista como “erva daninha”. Tanto que há séculos atrás, a aveia era valorizada apenas por produtores de gado e cavalos. Sua farinha grossa servia de ração e sua palha era usada como cama para os animais.

Felizmente, os benefícios da aveia começaram a ser estudados e logo os médicos passaram a indicá-la aos doentes, por ser um alimento de fácil digestão.

beneficios da aveia-snc

Hoje a aveia é usada na indústria de alimentos, bebidas e cosméticos. Também é usada por quem deseja evitar doenças, ganhar massa muscular, emagrecer com saúde ou fazer uma refeição rápida como um mingau, por exemplo.

Neste artigo, você vai aprender que a aveia é boa para muita coisa. E que a aveia ajuda seu corpo a funcionar melhor.

Venha conosco conhecer os motivos para incluir a aveia na dieta.

Propriedades e Benefícios da Aveia para a Saúde

beneficios da aveia para saude

Regula o intestino

A aveia ajuda a ir ao banheiro. Não é novidade que a aveia é rica em fibras solúveis (absorvem água) e insolúveis (não absorvem água). Mas você sabia que nenhum grão possui mais fibra solúvel que a aveia? Uma fibra chamada Betaglucano.  100 g de aveia têm 4 g de Betaglucano. A aveia ajuda o intestino a trabalhar porque o Betaglucano se liga à água e aumenta o bolo fecal, diminuindo a prisão de ventre.

Facilita a digestão

Por evitar a prisão de ventre, um dos benefícios da aveia está vinculado a uma digestão mais leve, com menos desconforto abdominal e inchaços. Outro detalhe: a aveia diminui a fome, prolongando a saciedade e eliminando a vontade de ficar beliscando algo entre as refeições.

Aumenta a imunidade

Estudos mostram que a aveia ajuda a reduzir o risco de infecções, gripes e viroses. Isso porque há comprovados benefícios da aveia para o sistema imunológico, fazendo que ele fique mais forte e protegido de doenças comuns.

beneficios da aveia imunidade

 Aveia reduz o colesterol

A aveia foi eleita um dos melhores alimentos para o coração. Ela previne doenças cardíacas e diminui o colesterol ruim (LDL). Isso porque para diminuir o LDL não basta parar de comer fast food, embutidos e outras gorduras, é preciso também aumentar a ingestão de fibras. E a fibra Betaglucagona ajuda o intestino a eliminar o excesso de gordura dos alimentos.

Aveia ajuda a emagrecer

Emagrecer é um dos benefícios da aveia mais procurados. Afinal muitas pessoas utilizam a aveia nas dietas para perder peso. A aveia emagrece porque reduz a fome, prolonga a sensação de saciedade e ajuda a eliminar a gordura em excesso através das fezes.

Outro fator é que a aveia ajuda a controlar a insulina. E muita insulina no sangue bloqueia a queima de gordura corporal. Portanto, a aveia ajuda a combater a obesidade.

beneficios da aveia

>> Clique Aqui para Conhecer o Programa de Emagrecimento que Melhor Complementa a Aveia

Aveia é boa para diabetes

A aveia é indicada para diabéticos porque possui baixo índice glicêmico e ajuda no controle das taxas de açúcar no sangue. As fibras do cereal evitam que a glicose seja absorvida de forma rápida, impedindo os picos glicêmicos e normalizando a liberação de insulina pelo pâncreas.

O uso da aveia é fundamental para quem deseja controlar o diabetes através da alimentação adequada.

Chega? Não! Existem Mais Benefícios da Aveia

benefícios da aveia Aveia previne câncer

Além de todos os benefícios da aveia já listados, ela previne câncer de cólon (intestino grosso) e câncer de mama. Isso porque o cereal possui flavonoides, que são substâncias antioxidantes responsáveis por evitar o envelhecimento das células e o aparecimento de doenças degenerativas.

É boa para o cérebro

Por conter antioxidantes, zinco, selênio e vitaminas do complexo B, a aveia ajuda na saúde mental e evita a morte precoce dos neurônios.

Ajuda a controlar a ansiedade e insônia

Outro importante benefício da aveia para o cérebro. O cereal contém altas doses de triptofano, um aminoácido que ajuda o organismo a liberar a serotonina, o que proporciona bem-estar e relaxamento. Médicos até indicam a aveia para melhorar os sintomas da depressão.

Cansou? Calma! Ainda Tem Mais…

benefícios da aveia

Aveia é boa para pele

A indústria de cosméticos sabe dos benefícios da aveia para a pele. Tanto que fabrica cremes, sabonetes, loções hidratantes e outros produtos tendo o cereal como ingrediente. Além da ação antioxidante, a aveia é fonte de vitamina E. Suas propriedades são usadas para limpar, esfoliar e hidratar a pele do rosto e corpo.

Previne osteoporose

A aveia preserva a saúde dos ossos por conter cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos que evitam a osteoporose.

Aveia para ganhar massa muscular

Deixei por último mais um dos famosos benefícios da aveia: o ganho de massa muscular. A aveia é recomendada a atletas por seu alto valor energético e também por ser rica em proteínas. Assim, a aveia pode ser consumida tanto antes dos treinos como combustível imediato aos exercícios quanto depois para ajudar na recuperação da musculatura.

benefícios da aveia

Como Consumir a Aveia?

Para usufruir todos os benefícios da aveia para saúde, o ideal é consumir 2 colheres de sopa  diariamente.

A aveia é um cereal bastante versátil e pode ser usada em sopas, saladas, sucos naturais e com frutas. Também pode ser usada para fazer pães, bolos e tortas.

Mas a forma mais comum de consumo da aveia é o próprio mingau de aveia ou acompanhando frutas ou iogurte no café da manhã.

Mingau de Aveia

Aveia Pode Engordar?

Sim! A aveia emagrece, mas ela pode engordar. Por isso, evite os alimentos industrializados que levam aveia junto com outros ingredientes engordativos.

Saiba mais aqui >> Aveia Engorda ou Emagrece?

Aveia: Malefícios e Efeitos Colaterais

Falar em malefícios da aveia é um pouco exagerado, mas o cereal deve ser evitado por quem sofre de doença celíaca, pois a aveia tem glúten.

Outro ponto são os gases intestinais e possíveis quadros de diarreia. Isso pode ocorrer somente se o seu intestino for naturalmente solto e você exagerar no consumo de aveia. Lembre-se de que a aveia é boa para prisão de ventre e esse não é seu caso.

Enfim, perto de todos os benefícios da aveia mencionados, os efeitos colaterais acima são mínimos. Realmente vale a pena incluir adotar a aveia na dieta.

benefícios da aveia

aveia engorda - compartilhe

Artigos Sugeridos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.