RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Cereais e Grãos

Aveia Engorda ou Emagrece? Saiba a Verdade

Afinal, aveia engorda ou emagrece? Essa é uma dúvida comum tanto por quem deseja fazer uma dieta para perder peso quanto por atletas, que precisam de alimentos saudáveis e ricos em carboidratos.

Por isso, vamos logo esclarecer uma coisa: a aveia pode fazer os 2, ou seja, o que define se a aveia engorda ou ajuda a emagrecer não é a aveia em si, mas sim a sua forma de preparo e a sua quantidade de consumo.

aveia engorda ou emagrece

Duas colheres de sopa de aveia pura, ou seja, em flocos, farinha ou farelo contém apenas 120 calorias. Portanto, o cereal sozinho não é engordativo. Mas cuidado!

Veja abaixo de que forma o consumo da aveia engorda.

Quando a Aveia Engorda?

Como dito, é a sua maneira de consumo e preparo que irá definir isso. Por exemplo, um bolo de aveia feito com leite, açúcar e manteiga. Um mingau também acrescido de leite e açúcar. Uma banana amassada com aveia e mel.

Todas essas opções são mais calóricas e podem engordar. Do mesmo modo que as versões de aveia com sabores de chocolate, canela, maçã etc.

aveia engorda ou emagrece

Os biscoitos de aveia industrializados também devem ser evitados, pois recebem açúcar e gordura. Em todos esses casos, a aveia engorda. Mas note que a culpa não é do cereal e sim daquilo que foi acrescentado a ele.

 Como a Aveia Emagrece?

Basicamente, a aveia emagrece ou ajuda a emagrecer sempre que for consumida da forma correta, ou seja, “in natura” e sem açúcar.

Experimente comer uma fatia de fruta com aveia (pode ser banana mesmo, mas evite o mel). Ou tomar um iogurte natural com aveia. E até mesmo ingerir um copo de água com aveia.

Se achar que o sabor da aveia pura com água não é agradável, substitua por água de coco. Ou bata tudo no liquidificador com alguma fruta de sua preferência. As frutas secas também valem.

Outra forma de consumo para quem quer perder peso é o mingau de aveia light (confira uma receita especial de mingau light no final deste artigo).

beneficios da aveia para emagrecer

>> Clique Aqui para Conhecer o Programa de Emagrecimento que Melhor Complementa a Aveia

A aveia emagrece porque além de promover a sensação de saciedade, é fonte de fibras solúveis e insolúveis, o que regula o funcionamento intestinal e impede que a gordura seja absorvida pelo organismo.

Mas falar desse “supergrão” apenas respondendo a dúvida se a aveia é vilã ou mocinha das dietas para perda de peso é desprezar seus valores nutricionais e benefícios da aveia à saúde.

Por que Consumir Aveia Diariamente?

A aveia não deve ser usada apenas por quem deseja perder peso. Seu consumo diário é recomendado para todas as pessoas, inclusive atletas amadores e profissionais. Afinal, ela é fonte de vitaminas e importantes minerais como magnésio, zinco, fósforo, ferro, potássio e cálcio.

aveia engorda ou emagrece

A aveia faz bem para a pele, fortalece o sistema imunológico, ajuda na cicatrização de ferimentos, reduz o mau colesterol (LDL), previne câncer de intestino (dentre outros) e diminui o risco de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Em termos energéticos, 100 g de aveia fornecem o equivalente a 67 g de carboidratos. Por ser um carboidrato de cadeia complexa, sua digestão é lenta, fazendo da aveia um excelente lanche ou café da manhã antes dos treinos.

Mas, Por que o Mito de que Aveia Engorda?

A ideia de que a aveia engorda surgiu do fato de que a aveia contém gordura. Porém, vamos lembrar que a gordura presente na aveia é boa e, juntamente com as fibras do cereal (Betaglucana), contribui para a saúde do coração.

O ideal é consumir de 2 a 3 colheres de sopa de aveia ao dia.

A única contraindicação da aveia é para quem sofre de doença celíaca, pois ela contém glúten.

Receita Simples de Mingau de Aveia Light

mingau de aveia light com canela - SNC

>> Clique Aqui para Conhecer o Programa de Emagrecimento que Melhor Complementa a Aveia

Ingredientes

  • 1 copo de leite desnatado
  • adoçante Stevia
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • canela a gosto

Modo de preparo

Coloque o leite desnatado em uma panela e leve ao fogo alto. Em seguida adicione a aveia junto e a colher de essência de baunilha e mexa sem parar até a mistura engrossar.

PRONTO!

Adoce a gosto com Stevia e sirva o mingau em um prato fundo, salpicado com canela em pó, um poderoso alimento termogênico.

Banner-Codigo-Emagrecer-de-Vez

aveia engorda - compartilhe

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.