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Alimentos que Viciam, Obesidade e Compulsão Alimentar

 

Você acha que compulsão alimentar ou vício de comer são as causas do excesso de peso e da obesidade?

John Blundell, professor de psicologia da Universidade de Leeds da Grã Bretanha, disse que o vício de comer não existe. Disse ainda que esse termo estaria sendo usado como desculpa para falta de autocontrole e que a compulsão alimentar não pode ser justificativa para a epidemia de obesidade no mundo.

John Blundell fez essa afirmação em 2013 e, desde então, muitas pesquisas e estudos têm comprovado o quanto ele estava errado.

De fato, apenas 3% de todos os obesos no mundo são comedores compulsivos, ou seja, sofrem de uma doença chamada compulsão alimentar, que provoca total perda de controle ao comer.

compulsao-alimentar

Porém, o sobrepeso e a obesidade estão sim ligados ao vício de comer. Mais especificamente, à ingestão excessiva de alimentos que engordam e viciam.

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Doces e Gorduras: Vilões da Obesidade e da Compulsão Alimentar

É fato que o açúcar vicia. Tomografias computadorizadas mostram que áreas do cérebro responsáveis pelo sentimento de prazer são ativadas sempre que comemos algo doce.

Isso explica porque mesmo após o churrasco ou a feijoada, ainda sobra espaço para um “docinho”.

compulsão alimentar mulher

E apenas por curiosidade, você sabe por que tantas pessoas são viciadas em Coca Cola? Porque um copo grande da bebida tem 44 colheres de chá de açúcar!

Claro que essa quantidade abusiva de açúcar irá engordar, aumentar os riscos de diabetes tipo 2, de doenças renais, de doenças cardíacas e câncer.

Mas se os inúmeros danos que o açúcar provoca são divulgados e conhecidos, por que é tão difícil controlar a compulsão alimentar por comidas e bebidas doces?

Porque o açúcar age no cérebro como uma droga. Se não fosse por esse vício seria fácil emagrecer, mas resistir à compulsão alimentar que envolve uma barra de chocolate ou um copo de refrigerante gelado não é simples.

compulsao-alimentar - chocolate

Picos Glicêmicos e a Compulsão Alimentar

Nos momentos de pico glicêmico (ação da insulina), o açúcar provoca prazer, conforto emocional e relaxamento. Já na queda da curva glicêmica (ação do glucagon), a falta de açúcar no sangue provoca ansiedade, alterações de humor, fraqueza, tremedeiras e até desmaios.

Ao fazermos uma refeição, ocorre uma liberação natural de hormônios que irão reduzir gradativamente a vontade de continuar comendo. Esse ajuste fino hormonal estimula ou diminui o apetite, dizendo ao corpo quando estamos com ou sem fome.

No entanto, alimentos ricos em açúcares e gorduras bagunçam essa ordem e fazem com que a pessoa fique resistente aos hormônios da saciedade. A partir daí, começam o vício de comer e a compulsão alimentar.

compulsao-alimentar - homem

Funciona assim: quanto mais açúcar e gordura comemos, mais o corpo engorda e mais viciado ele fica justamente naquilo que o engorda.

É exatamente o mecanismo do vício em uma droga como a cocaína. O viciado sabe que a droga o destrói, mas ainda assim não consegue ficar sem ela.

Obesidade e Compulsão Alimentar são Provocadas por Drogas?

Parece exagerado comparar açúcares e gorduras com cocaína, não é mesmo? Mas essa é a conclusão de dezenas de estudos internacionais sobre obesidade e compulsão alimentar.

Durante milhares de anos, a sobrevivência dos nossos ancestrais esteve ameaçada pela escassez de alimentos.

Por isso, o cérebro humano evoluiu para privilegiar os mecanismos que estimulam a fome, já que vivia mais quem tinha mais vontade de lutar por comida.

Mas, enquanto no passado, o gasto calórico para se caçar era enorme, hoje você só precisa ir ao supermercado e comprar algo industrializado que já está pronto para você comer.

compulsão alimentar industrializados

Comida congelada, carne processada, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, sucos de caixinha etc. trazem quantidades absurdas de açúcar, gordura, sódio e outros aditivos químicos.

Esses alimentos engordam, fazem mal, viciam como droga e elevam os níveis de leptina e insulina no sangue (hormônios regulares do apetite).

Existe uma Saída…

Para fugir do vício de comer e não cair na armadilha da compulsão alimentar o primeiro passo é cortar todo e qualquer alimento fabricado.

Quanto mais natural for sua alimentação, melhor.

Outro ponto é buscar substituir os carboidratos refinados (farináceos) pelos fibrosos (frutas e vegetais). Ao fazer isso, você já estará diminuindo a quantidade de insulina que circula pelo sangue. Isso vai te ajudar a controlar a compulsão por doces.

Existe um livro Best seller que explica de forma didática como fazer isso e regular a leptina e insulina. Esse método alimentar já ajudou mais de 100 mil pessoas a emagrecer, manter o novo peso e superar o efeito sanfona. Tudo isso sem dietas malucas e sem remédios.

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