RECUPERE a SAÚDE

EMAGREÇA com 15 MINUTOS de TREINO em CASA

+ de 40 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Cereais e Grãos Glúten e Lactose

25 Alimentos Sem Glúten que Substituem a Farinha de Trigo

Alimentos sem glúten não são indicados apenas para quem sofre de doença celíaca, mas também para quem deseja emagrecer e perder barriga.

O glúten é uma proteína vegetal encontrada no trigo, cevada, aveia e centeio. Como sua digestão é lenta, os carboidratos feitos com a farinha desses grãos permanecem mais tempo no organismo, ocasionando inchaços e ganho de peso.

Alimentos sem glúten levam 18 horas para serem totalmente digeridos contra 26 horas dos demais.

Alimentos sem Glúten

Leia também >> Doença Celíaca: O que é, Sintomas e Tratamento

Mas o glúten apenas deve ser banido do cardápio de quem possui doença celíaca. Para as demais pessoas, o consumo de alimentos sem glúten é uma forma de dar um descanso à flora intestinal, limpando o organismo de exageros e toxinas.

Selecionamos cereais, legumes e frutas que, além de nutritivos, podem ser usados no lugar da farinha de trigo na preparação de diversos alimentos sem glúten.

Alimentos sem Glúten = Substituições Saudáveis

gluten free stampAmêndoa a farinha de amêndoa contém proteínas, gorduras saudáveis e 35% da recomendação diária de vitamina E. Utilizada para empanar e dar liga em receitas de alimentos sem glúten como frango a milanesa, almôndegas e bolos.

Arroz existem as farinhas de arroz integral, arroz branco e creme de arroz. Todas podem ser usadas em diversos alimentos sem glúten, principalmente sobremesas sem glúten como pudins, biscoitos e mingaus.

Banana Verde a farinha de banana verde melhora a saúde intestinal, evita picos glicêmicos e é rica em vitamina B6. Diversos alimentos sem glúten podem usar essa farinha no seu preparo: bolos, omeletes e sopas.

Berinjela a farinha de berinjela é rica em fibras, minerais e antioxidantes. Pode ser misturada em sucos, sopas e vitaminas.

Chia rica em antioxidantes, a farinha de chia tem ômega 3, gordura benéfica para o cérebro. Utilizada para preparar pães e bolos e para enriquecer vitaminas, saladas e iogurtes.

alimentos sem glúten

Além da farinha de chia ser considerada um alimento sem glúten, o grão “in-natura” é um alimento  que impressiona pois o consumo da chia oferece diversos benefícios à saúde.

A chia também é considerada um alimento seguro para diabéticos.

Coco – a farinha de coco é excelente fonte de cálcio, sódio e potássio. É deliciosa em sobremesas e pode ser usada no preparo de pães doces, granola e biscoitos sem glúten.

Mais Alimentos sem Glúten

alimentos sem glúten

Links Úteis >> Receitas Sem Glúten e Lactose Pra Café, Almoço e Jantar

Lentilha a farinha de lentilha tem uma textura leve e pode ser usada para preparar panquecas e sopas. A lentilha é fonte de ácido fólico, fósforo e ferro.

Linhaça a farinha de linhaça é versátil e serve para preparar inúmeros alimentos sem glúten. Rica em ômegas 3 e 6, que aumentam o bom colesterol (HDL), a farinha de linhaça pode ser usada para fazer assados, tortas e para acompanhar frutas e saladas.

Mandioca a farinha de mandioca é encontrada fina ou em flocos que pode ser usada em bolos e farofas. Rica em magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Versátil, serve de base para muitas receitas sem glúten.

Milho a farinha de milho é apropriada para pães e não bolos, pois sua textura deixa as massas muito pesadas. O milho é fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Ele é um bom exemplo de que alimentos sem glúten podem ser saudáveis e nutritivos.

alimentos sem glúten

Leia também >> Receita de Pizza Sem Glúten e Sem Lactose

Soja a farinha de soja é fonte de cálcio, fibras e fornece o triplo de proteínas do trigo. Além de ser uma ótima opção de alimento sem glúten, a farinha de soja ajuda no combate dos sintomas da TPM e menopausa.

Quinoa a farinha de quinoa provém todos os aminoácidos essenciais, é rica em ômegas 3 e 6 e previne doenças cardiovasculares. Utilizada na preparação de diversas receitas sem glúten como bolos e biscoitos.

Mais Opções de Alimentos sem Glúten

Confira mais opções de farinhas sem glúten. De acordo com a receita, elas são utilizadas no preparo de pratos salgados, saladas, sopas e sobremesas.

alimentos sem glúten

Seguir um cardápio com alimentos sem glúten pode ser muito gostoso!

Onde Encontrar Alimentos sem Glúten?

Não é todo supermercado que vende quinoa ou amaranto. Por isso, existem lojas especializadas onde você pode adquirir alimentos sem glúten. Eles fazem vendas online e entregam os produtos em sua casa.

Outra dica é buscar as zonas cerealistas que são ricas em diversos produtos e possuem alimentos e cereais sem glúten.

Links Úteis >> Receitas Sem Glúten e Lactose Pra Café, Almoço e Jantar

Alimentos Sem Glúten - compartilhe

JUNTE-SE A MAIS DE 5.800 PESSOAS
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do Saúde na Comida e com PRIORIDADE.

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.