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10 Alimentos que Causam Hipertensão Arterial

 

hipertensão arterial - consumo salQuando o assunto é hipertensão arterial é importante entender o motivo da proibição de certos alimentos para que você esteja livre para montar um cardápio seguro.

Segundo recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para se evitar a hipertensão arterial, o consumo máximo de sódio não deve ultrapassar 2 gramas por dia ou 2.000 mg, ou seja, 5 gramas de sal de cozinha.

No entanto, a média brasileira de consumo do sódio é superior a 4 gramas, mais que o dobro do recomendado pela OMS.

Por isso, mais que uma simples informação saber qual alimento deve ser evitado é uma questão de saúde, pois o consumo regular desses alimentos certamente levará você a um quadro de hipertensão arterial.

Excesso de Sódio = Hipertensão Arterial

O sal é um ingrediente rico em sódio que é o mineral responsável por equilibrar o volume de água no corpo. Porém, quanto mais sódio estiver presente no organismo, maior será a quantidade de água que ele irá reter.

É aqui que começa um dos problemas que causam a hipertensão arterial. Ao reter líquido, o volume de sangue aumenta e quanto mais líquido for retido, maior será a pressão arterial.

Além disso o sódio contribui para o fechamento dos vasos e é esta variação do volume de sangue com a diminuição da passagem dos vasos que leva a pessoa a um quadro de pressão alta.

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Relação entre os Alimentos Industrializados e a Hipertensão Arterial

Todos os alimentos industrializados possuem sódio em suas fórmulas, porém, existem alguns produtos que são verdadeiros assassinos.

O consumo contínuo desses alimentos certamente levará à hipertensão arterial sistêmica, ou seja, irá tornar a pessoa hipertensa.

Confira a lista abaixo.

hipertensão arterial - sal

10 Alimentos que Contribuem para a Hipertensão Arterial

1. Miojo de galinha misturado com o tempero pronto 1.951mg de sódio.

2. Lasanha à bolonhesa (congelada) porção 320g 1.734mg de sódio

3. Carne seca cozida 100g – 1.443mg de sódio

4. Bacalhau refogado 100g 1 256mg de sódio

5. Caldo de Galinha ½ cubinho 1.038mg de sódio

6. Sopa Instantânea de Cebola 1 colher de sopa 899mg de sódio

7. Molho de Soja 1 colher de sopa 818mg de sódio

8. Nuggets 4 unidades 742mg de sódio

9. Ovinhos de amendoim 45g 687mg de sódio

10. Queijo parmesão 30g 459mg de sódio

Uma recomendação:

Além de evitar esses alimentos, é importante controlar a ingestão indireta de sódio através de tudo que comemos. Lembre-se que o consumo deste mineral não deve ultrapassar a 2 gramas (= 2.000 mg) de sódio por dia.

Parece exagero, mas é bom lembrar que no Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares são a principal causa de todas as mortes.

O infarto e o AVC matam mais que o câncer ou a violência e a pressão alta ou hipertensão arterial é uma das responsáveis por esses óbitos.

Para ajudar você, também preparamos um artigo com dicas sobre como manter o coração forte e vencer de uma vez por todas o risco de hipertensão arterial.

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