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5 Suplementos para Ganhar Massa Muscular que Atletas Usam

Muita confusão existe quando se fala em suplementos para ganhar massa muscular. Alguns buscam ganho de massa magra, outras buscam ganho de massa feminina e outros massa masculina rapidamente.

Por mais que tudo pareça a mesma coisa a realidade é que o uso de suplementos para ganho de massa muscular variam conforme a pessoa e o objetivo.

Para piorar as coisas, basta olhar olhada em qualquer loja de trabalhe com suplementos para hipertrofia muscular e você verá diversas opções que prometem benefícios incríveis. Mas será que é simples assim?suplementos para ganhar massa muscular

Saiba que tomar um monte de shakes sem qualquer critério pode ser frustrante e caro. 

Isso porque os suplementos para ganhar massa muscular, apesar de seguros e naturais, só vão fazer sentido em 3 situações:

  • Para quem já treina e tem um plano de exercícios com objetivos de curto, médio e longo prazo.
  • Para quem entende que a genética influencia a hipertrofia. Sabe que cada organismo é de um jeito e por isso, mesmo os mais famosos suplementos para ganhar massa muscular podem gerar diferentes resultados. 

Anotadas  essas dicas, vamos falar dos 5 melhores suplementos para ganhar massa muscular que os atletas usam e que não devem faltar no seu treino.

Os 5 Melhores Suplementos para Ganhar Massa Muscular

suplementos para ganhar massa muscular -creatina 2

1) CREATINA 

A creatina é um dos suplementos para ganhar massa muscular utilizados por quem necessita de força e explosão em curto espaço de tempo. Atividades como corridas curtas e rápidas e levantamento de pesos,  requerem creatina.

Ela também é útil nos pós-treino, pois aumenta a velocidade da recuperação muscular. A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e por isso não oferece riscos.

No entanto, pacientes renais devem evitá-la. Prefira a creatina monohidratada e compre aquelas que são puras, sem maltodextrina.

Como Usar a Creatina: Tome de 5 a 10 g ao dia, divididas em 2 doses, metade no pré-treino e metade no pós-treino. E se você não fizer ciclagem, ou seja, interromper seu uso de tempos em tempos, adote 3 g ao dia.

2) BETA ALAMINA

A beta alamina é um aminoácido não essencial que chega ao corpo através de alimentos ricos em proteínas. É um dos suplementos para ganhar massa muscular que aumenta o reservatório de carnosina nos músculos em até 60%.

A carnosina age evitando que o pH muscular abaixe, gerando  ácido lático que causa fadiga e desgaste muscular.

Atletas e lutadores fazem suplementação com beta alamina para aumentar a resistência, melhorar a força e atrasar o tempo de fadiga e falha muscular.

A beta alamina pode ser usada junto com a creatina e as 2 trabalham em conjunto.

Como Usar a Beta Alamina: Tome de 2 a 6 g ao dia, divididas em doses pequenas ao longo do dia para evitar a sensação de formigamento dos músculos.

3) WHEY PROTEIN

Extraído da proteína do leite, o Whey Protein é um dos suplementos para ganhar massa muscular mais consumido no mundo. Tanto para iniciantes quanto para atletas e fisiculturistas, o whey oferece benefícios para o aumento de massa magra.

É uma proteína de alto valor biológico, completa, com fácil digestão e rapidamente absorvida pelo corpo. Seu uso ocorre antes e após o treino tanto para  hipertrofia quanto para recuperação muscular.

O whey também ajuda na perda de gordura, fortalece o sistema imunológico, tem ação antioxidante e reduz o catabolismo dos músculos.

Como Usar o Whey Protein: Tome logo após o treino e durante os intervalos das refeições quando não for possível se alimentar. A quantidade é definida pelo seu peso.

suplementos para ganhar massa muscular - suplemento

4) BCAA (Leucina)

BCAA é a sigla em inglês para “branch chain amino acids” ou aminoácidos de cadeia ramificada, ou seja, leucina, valina e isoleucina. BCAA é um dos suplementos para ganhar massa muscular que os atletas usam antes, durante e depois dos treinos.

Ela melhora a recuperação das fibras musculares, diminui a dor e a fadiga dos músculos e aumenta o tempo de resistência da musculatura para atividades físicas de longa duração como maratonas, por exemplo.

Como Usar o BCAA: Tomar antes, durante e depois dos treinos. A dosagem mínima é de 4 a 6 g.

5) GLUTAMINA

A glutamina é um aminoácido essencial, ou seja, o próprio corpo é capaz de sintetizá-lo. Mas em condições de atividade física pesada, a suplementação com glutamina se torna necessária. Treinos intensos consomem muita glutamina e quanto menor o seu nível no sangue, maior é a propensão do corpo perder massa magra.

A glutamina é um dos suplementos para ganhar massa muscular que ajuda a repor o glicogênio nos músculos, melhora a imunidade do corpo e acelera a recuperação das fibras musculares no pós-treino.

Como Usar a Glutamina: Tomar 5 g ao acordar, 5 g no pós-treino e 5 g antes de dormir.

DICAS FINAL:

No Brasil, os suplementos para ganhar massa muscular são relativamente caros. Por isso, se o seu desejo é a hipertrofia, mas a grana anda curta, tome apenas o Whey Protein, que já contém Leucina e Glutamina. E não se esqueça da alimentação.

Veja o artigo sobre dieta para ganhar massa muscular.

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