Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Alimentação Saudável Câncer Saúde da Mulher Viva Sem Doenças

17 Alimentos que Previnem o Câncer de Mama

 

Você sabia que existem alimentos que previnem o câncer de mama? E o contrário? Você sabia que existem alimentos que, quando consumidos em excesso, aumentam o risco de câncer justamente por conterem substâncias cancerígenas?

Pense o seguinte: aquilo que colocamos para dentro do nosso corpo pode fortalecer nossa imunidade e evitar doenças ou contribuir para que elas apareçam. Por isso, vamos explorar esse tema com mais detalhes em outros artigos aqui no Saúde na Comida.

Afinal, toda informação é válida para combater o câncer de mama, que é a principal causa de morte dentre as mulheres no Brasil e no mundo.

Mas vamos falar sobre o que a ciência já comprovou quanto aos alimentos que previnem o câncer de mama. São frutas, legumes, verduras e grãos que podem ser usados tanto na prevenção quanto no auxílio nutricional durante o tratamento da doença.

alimentos que previnem o câncer de mama

Os alimentos que evitam o câncer de mama contêm nutrientes e antioxidantes que ajudam no combate da multiplicação de células doentes. A lista a seguir é uma recomendação da Sociedade Americana do Câncer e uma unanimidade entre oncologistas. Acompanhe.

Alimentos que Previnem o Câncer de Mama

  • Brócolis
  • Repolho
  • Couve
  • Couve-flor
  • Couve de Bruxelas

Todos esses alimentos pertencem ao grupo dos vegetais crucíferos, ou seja, são ricos em vitamina C, vitamina A, ácido fólico, cálcio e fibras. São alimentos que previnem o câncer de mama por conterem fitoquímicos chamados isotiocianatos, que atuam como agentes anticancerígenos.

Um estudo de 2014, publicado pelo Journal of Academy of Nutrition and Dietetics, acompanhou 1005 chinesas saudáveis com idade acima de 58 anos durante 12 meses.

Durante esse período, os 5 alimentos acima foram consumidos diariamente em pequenas porções. O resultado final foi surpreendente. Apesar de serem saudáveis, todas apresentaram diminuição de marcadores inflamatórios de tumores-alfa.

Trocando em miúdos, os vegetais crucíferos foram capazes de desintoxicar o corpo e reduzir os níveis de estrogênio no sangue. Assim atuaram como anti-inflamatórios naturais e como alimentos que previnem o câncer de mama.

Outros Alimentos que Previnem o Câncer de Mama

  • Uva – os flavonoides presentes na uva têm o poder de retardar o crescimento de células cancerígenas. A uva é um dos alimentos que previnem o câncer de mama principalmente pelas propriedades da sua casca e semente. Estudos comprovaram que a uva aumenta a produção de uma enzima que destrói estrogênios perigosos. Mas cuidado com o vinho tinto. O excesso de álcool é um dos fatores de risco externos do câncer de mama.
  • Soja e tofu (queijo de soja) – a soja é rica em fitoestrogênios, que atuam como protetores contra o câncer de mama. Tanto que as mulheres japonesas, que costumam comer alimentos à base de soja diariamente, têm em média 45% menos casos de câncer de mama que as ocidentais.

alimentos que previnem o câncer de mama - frutas

  • Amoras e framboesas – por serem ricas em minerais e vitaminas antioxidantes, as frutas vermelhas entram na lista de alimentos que previnem o câncer de mama por sua atuação quimiopreventiva. Essas frutas possuem fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam que novos vasos sanguíneos sejam formados para irrigar o tumor.
  • Abacate – por ser rico em ácido oleico que exerce um efeito inibidor do crescimento celular em tecido mamário. E além de ser um dos alimentos que previnem o câncer de mama, o abacate ajuda a combater o câncer de intestino e próstata por ser rico em fibras e antioxidantes.
  • Mirtilos – o câncer de mama mais agressivo que existe é o carcinoma inflamatório (ou triplo-negativo). Segundo estudos, o mirtilo contem fitoquímicos que trabalham em conjunto, impedindo a proliferação desse tipo de tumor maligno.
  • Cenoura – além de fortalecer a imunidade e ser amiga dos olhos, da pele, dos cabelos e das unhas; a cenoura evita o câncer de mama por ser rica em betacaroteno. Estudos comprovam que a ingestão diária de 2 porções de carotenoides reduzem os riscos de câncer de mama em até 17%. Não é a toa que muitos dos alimentos que previnem o câncer de mama também aparecem na lista dos alimentos ricos em vitamina A.

Mais Alimentos que Evitam o Câncer de Mama

alimentos que previnem o câncer de mama - outubro rosa

  • Tomate – por ser rico em licopeno, um antioxidante poderoso.
  • Nozes – ricas em ômega 3, combatem inflamações e estudos em andamento têm sugerido que também são alimentos que previnem o câncer de mama.
  • Romã – o suco de romã evita o crescimento de novas células de câncer de mama.
  • Maçã – mais especificamente, a casca da maçã. Por ser rica em antioxidantes e fibras que impedem a propagação do câncer de mama.
  • Pimenta do reino – as especiarias são alimentos que previnem o câncer de mama por diminuírem o aparecimento de novas células malignas, protegendo as células saudáveis da mama.

Q48BANNER
alimentos que previnem o câncer de mama - compartilhe

Artigos Relacionados aos Alimentos que Previnem o Câncer de Mama:

10 Sintomas do Câncer de Mama

Câncer de Mama: O que é, Sinais, Tipos, Fatores de Risco

16 Alimentos Ricos em Vitamina C

17 Benefícios do Chá Verde para Saúde da Mente e Corpo

18 Alimentos Ricos em Vitamina A

3 Dicas para Emagrecer de Forma Saudável e Natural

Tudo Sobre o Emagreça com o Dr. Rocha: Tire Suas Dúvidas

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.