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16 Alimentos Ricos em Vitamina C

O consumo de alimentos ricos em vitamina C é um jeito natural e prático para manter a saúde e ajudar o corpo a combater diversas infecções. Porém, quando o assunto é saber quais são os alimentos ricos em vitamina C, [...]

O consumo de alimentos ricos em vitamina C é um jeito natural e prático para manter a saúde e ajudar o corpo a combater diversas infecções. Porém, quando o assunto é saber quais são os alimentos ricos em vitamina C, muita confusão ainda acontece.

Afinal quase todo mundo faz uma relação entre a vitamina C e frutas cítricas, mas a lista de alimentos ricos em vitamina C é muito mais ampla do que laranja, limões e limas. Ela possui diversas hortaliças e também muitos vegetais.

Por isso, se você quer proteger o seu corpo de gripes, resfriados e diversas doenças, nos te convidamos a conhecer os 16 alimentos ricos em vitamina C que não devem faltar na sua dieta.

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1. Acerola – A Campeã da Vitamina C

alimentos ricos em vitamina CAcerola é uma pequena fruta de cor avermelhada e muito conhecida no Brasil. Porém, o que poucas pessoas sabem é que esta pequena frutinha do norte contém 65 vezes mais vitamina C do que a laranja.

Além da vitamina C a Acerola ainda contém vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo e ferro.

Com um sabor ácido-azedo e com cheiro semelhante a uma mistura de uva com maça a Acerola é a fruta número #1 da lista dos 16 alimentos ricos em vitamina C.

2. Morangos – Bons para o Coração

alimentos ricos em vitamina CUm dos frutos mais saborosos e saudáveis do planeta os morangos são extremamente ricos em vitamina C.

Uma pequena porção com 100 gramas desta fruta possui 59mg e pode suprir quase que 100% da vitamina C necessária para o seu corpo..

Além de ser um dos alimentos ricos em vitamina C, os morangos são ricos em fibras e  diversos antioxidantes que reduzem o estresse.

Os Morangos também são alimentos afrodisíacos e ajudam a proteger o coração do excesso de colesterol LDL.

São essas características que fazem do morango um dos 16 alimentos ricos em vitamina C que não podem faltar na sua mesa.

3. Frutas cítricas – As Populares do Pedaço

alimentos ricos em vitamina CAs frutas cítricas são os alimentos ricos em vitamina C mais populares do planeta e entre elas, se destacam as laranjas.

Uma laranja média possui até 70mg de vitamina C enquanto que 200 ml de suco de laranja suprem até 93 mg. Essas duas formas de consumo da laranja fornecem 100% da cota diária deste nutriente para o corpo.

O suco de laranja é também um ótimo remédio caseiro para pressão alta.

Entre as frutas cítricas que fazem parte dos 16 alimentos ricos em vitamina C estão também as grapefruits, as limas e os limões, que suprem mais de 50% da necessidade diária de vitamina C para cada 100 gramas destas frutas.

4. Mamões – Nutrientes e Saúde

alimentos ricos em vitamina CO que pouca gente sabe é que o mamão papaia é um dos alimentos ricos em vitamina C e também uma fonte de vitamina A.

Saiba que um único de mamão papaia seguramente irá suprir o dobro da necessidade diária de vitamina C, o que faz dele um dos alimentos ricos em vitaminas C indispensáveis na dieta alimentar.

Além de ser um dos alimentos ricos em vitamina C, o papaia melhora a digestão, é amigo das dietas para emagrecer, pode ser consumido por quem sofre de diabetes, atua na melhora das dores menstruais, reduz o estresses e devido a presença de fitonutrientes e flavonoides, reduz o sinais da idade, atua na prevenção do câncer, entre eles o de próstata.

5. Groselha-negra – Amiga da Pele

alimentos ricos em vitamina CUma fruta pouco conhecida no Brasil a groselha-negra é um dos alimentos ricos em vitamina C.

Com profunda cor púrpura escura a groselha-negra possui cerca de 180 mg de vitamina C numa porção de 100 g.

Ela também é um alimento rico em potássio, ferro, vitamina B5 e fitonutrientes.

Devido a sua alta concentração de vitamina C a groselha negra tem sido recomendada por dermatologistas para o combate do envelhecimento da pele.

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6. Kiwi – Amigo do Pulmão e do Sono

alimentos ricos em vitamina CTalvez você se surpreenda ao saber que esta pequena fruta verde e brilhante, originária da Nova Zelândia, tem mais vitamina C do que uma laranja.

Uma porção de 100 gramas de kiwi pode suprir uma vez e meia a necessidade diária desta vitamina.

Kiwis também são ricos em flavonóides e possuem tanto de potássio como uma banana.

Estudos ainda demonstram que as crianças que comem kiwi possuem saúde pulmonar e trato respiratório melhor do que as crianças que não fazem uso desta fruta.

Outro benefício do kiwi é o equilíbrio do sono. Estudos mostram que a ingestão de um kiwi antes de dormir contribui para uma ótima noite de sono.

São esses benefícios que fazem do Kiwi um dos alimentos ricos em vitamina C e amigos da saúde.

7. Pimentões –  Mais Cores e Vitaminas

alimentos ricos em vitamina COs pimentões também estão na lista de alimentos ricos em vitamina C.

Como são fontes de betacaroteno, esses vegetais coloridos atuam na saúde do coração, na prevenção de cataratas e formação de coágulos sanguíneos e por isso, podem reduzir os riscos de ataques cardíacos e derrames cerebrais.

Um pimentão vermelho grande com aproximadamente 100 gramas contém até de 210 mg de vitamina C.

Os pimentões amarelos possuem 185 mg e os verdes 132 mg de vitamina C, o que faz da família dos pimentões os alimentos ricos em vitamina C que colorem o seu prato.

8. Goiaba –  A Poderosa do Quintal

alimentos ricos em vitamina CGoiaba é uma poderosa fonte de vitamina C. Um fruto médio pesando 100 gramas contém até 228 mg deste nutriente e supre 3 vezes a necessidade diária deste nutriente.

Por isso, não despreze aquele pé de goiabeira lá do fundo do quintal.

A goiaba é certamente um dos alimentos ricos em vitamina C que você tem que conhecer.

9. Couves de Bruxelas – As Pequenas Notáveis

alimentos ricos em vitamina CEmbora ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas, a Couve de Bruxelas está cada dia ganhando mais espaço na mesa do brasileiro.

Uma porção pequena da Couve de Bruxelas supri quase que 50 mg de vitamina C.

Além de ser um dos alimentos ricos em vitamina C, esta pequena hortaliça é fonte de vitamina K, ácido fólico, vitamina A, manganês, potássio e fibras alimentares.

10. Melões – Muitos Nutrientes

alimentos ricos em vitamina CNa família dos melões o melão cataloupe se destaca. Uma porção ou fatia média dele poderá fornecer cerca de 67 mg de vitamina C e suprir 100% da recomendação diária desta vitamina.

Além disso, o cataloupe também é fonte de diversos minerais, tais como: Cálcio, Cobre, Ferro, Magnésio, Zinco e Potássio.

Além do cataloupe, a melancia é outro alimento rico em vitamina C. Mesmo sendo uma fruta docinha e não cítrica, uma porção de 150 gramas de melancia possui 21% das necessidades diárias de vitamina C.

Muito refrescante a melancia ainda é fonte de fibras, Vitamina A, Ferro, Cálcio e Potássio.

São essas características que incluem os melões na lista de alimentos ricos em vitamina C.

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11. Folhas Verdes Escuras – Fibras, Nutrientes e Vitaminas

folhas verdes escuras alimentos ricos em vitamina CCouve, mostarda, nabo, agrião, acelga e espinafre, são alimentos ricos em vitamina C assim como a maioria das folhas verdes.

Além disso, por fornecerem diversos nutrientes, todas são muito saudáveis e essenciais para a saúde do corpo.

Porém, quando o assunto é a lista de alimentos ricos em vitamina C, certamente a Couve ocupa o primeiro lugar entre as hortaliças.

Uma simples porção de 100 gramas de Couve supri até 130 mg de vitamina C, ou seja, o dobro da necessidade diária do organismo.

12. Amalaki – A Vitamina C da Índia

Amalaki alimentos ricos em vitamina CAmalaki é originária da Índia e considerada pela medicina Ayurvédica como o melhor fruto para a longevidade e rejuvenescimento.

Rico em vitamina C, o frutos do Amalaki são colhidos quando maduros, são secos e utilizados na medicina indiana.

Apenas 100 gramas de Amalaki contém cerca de 720 a 921 mg de vitamina C o que faz deste fruto um dos principais alimentos ricos em vitamina C e que não poderia faltar na nossa lista.

13. Brócolis – O Super Alimento

alimentos ricos em vitamina CPertencente à família da couve, couve-flor, couve-nabo e couve-de-bruxelas, o brócolis não poderia ser esquecido.

Um dos alimentos ricos em vitamina C, podendo suprir 149% de toda cota diária desta vitamina em apenas 100 gramas, o brócolis também é fonte de proteína e diversos nutrientes.

Ele é fonte de vitaminas K, A, E, folatos, niacina (vitamina B3), ácido pantotênico (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6), riboflavina e tiamina.

Como também de cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, selênio, zinco, potássio, Betacaroteno e outros fitonutrientes.

São esses inúmeros nutrientes que fazem do Brócolis um dos melhores alimentos do mundo e dá a ele um lugar de destaque entre os alimentos ricos em vitamina C.

14. Couve-Flor – O Amigo do Organismo

alimentos ricos em vitamina CEmbora não seja tão colorida como outros alimentos ricos em vitamina C, a couve-flor também não poderia deixar de ser mencionada.

Além de ser um dos alimentos ricos em vitamina C, oferecendo 46 mg desta vitamina em apenas 100 gramas, a couve-flor ainda atua no bom funcionamento do organismo por ser um vegetal rico em vitamina K e em fibras alimentares.

15. Tomates – Vermelhos e Vitaminados

Talvez você saiba, mas os tomates fazem parte da família das berinjelas, pimentas e pimentões.

alimentos ricos em vitamina CPorém, o que muitas pessoas desconhecem é o fato do tomate ser um dos alimentos ricos em vitamina C.

Vermelhos e brilhantes, este fruto do tomateiro é extremamente rico em diversos nutrientes, como a vitamina A, vitamina K, vitamina E, Manganês, Magnésio, Ferro, Potássio e Vitaminas do Complexo B como a Niacina (vitamina B3).

Além disso, dois tomates médios podem oferecer até 35% da necessidade diária de vitamina C de um indivíduo.

Saiba que são essas características nutricionais que fazem do tomate um dos alimentos ricos em vitamina C que não podem ficar de fora da nossa lista.

16. Ervas e Temperos – Vitamina C com Sabor

alimentos ricos em vitamina CMuitas ervas frescas, como coentro, cebolinha, tomilho, manjericão e salsa são alimentos ricos em vitamina C, por isso, não deixe de fazer uso delas em suas refeições.

Uma xícara de salsa fresca tem mais de 130 mg de vitamina C, o suficiente para suprir em duas vezes a nossa necessidade diária desta vitima.

Porém, no topo da lista das ervas e temperos ricos em vitamina C está o tomilho.

Um copo de tomilho fresco contém 160 mg de vitamina C, quase que três vezes mais a nossa cota diária desta vitamina, o que faz do tomilho um dos alimentos ricos em vitamina C na família das ervas e temperos.

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