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15 Alimentos Ricos em Potássio

 

Alimentos ricos em potássio tem um papel vital para o bom funcionamento do coração, músculos e neurônios. Isso porque sem potássio nosso coração não bateria, nossos músculos não se moveriam e nossos neurônios não conseguiriam mandar estímulos elétricos para o corpo.

Em razão disso, alimentos ricos em potássio devem ser consumidos com frequência, dada a elevada necessidade diária desse mineral: cerca de 4.700 mg.

Alimentos Ricos em Potássio

Alimentos ricos em potássio também ajudam a:

  • Reduzir a pressão arterial, diminuindo os riscos de infarto e AVC
  • Equilibrar a quantidade de água dentro das células
  • Evitar cãibras, dores e lesões musculares.

O potássio é encontrado em frutas e vegetais e a quantidade diária de consumo desse mineral é facilmente alcançada via alimentação. Confira abaixo.

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Alimentos Ricos em Potássio e Benefícios para a Saúde

Feijão 1 xícara fornece cerca de 1200 mg de potássio. Esse número varia de acordo com o tipo de feijão, mas não importa se falamos de feijão preto, manteiga ou fava. Todos são fontes de fibras, ricos em ferro e encabeçam a lista de alimentos ricos em potássio.

Salmão 100 g fornece 628 mg de potássio. O salmão é fonte de ômega 3, vitamina A, fósforo, magnésio e selênio. Além de ser um dos campeões de alimentos ricos em potássio, o salmão ajuda a prevenir inúmeras doenças, inclusive o Alzheimer.

Abacate ½ fruta fornece 602 mg de potássio. O abacate é um dos amigos do coração. Também é rico em vitaminas A, E e ácidos graxos que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL).

alimentos ricos em potássio abacate

Couve 1 xícara fornece 491 mg de potássio. Além de ser um dos alimentos ricos em potássio, a couve é fonte de vitamina A, B6, C, K, manganês, ferro e cálcio.

Espinafre 1 xícara fornece 466 mg de potássio. Por ser rico em ferro, o espinafre é famoso no combate à anemia, mas esse vegetal também ajuda a prevenir câncer e doenças oculares.

Molho de Tomate 1 xícara fornece 454 mg de potássio. Pode ser o tomate ou o molho, ambos são alimentos ricos em potássio. Fonte de vitaminas e minerais, o tomate é rico em licopeno, um fitonutriente que ajuda na prevenção do câncer.

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Abóbora 100 g fornece 437 mg de potássio. Pode ser a polpa da abóbora ou suas sementes, ambas são alimentos ricos em potássio. A abóbora possui propriedades anti-inflamatórias, regula os níveis hormonais e ajuda a tratar irritações da bexiga.

Banana 1 unidade fornece 422 mg de potássio. Quando se pensa em alimentos ricos em potássio, a banana é o primeiro nome a ser lembrado. Mas ela não é a campeã da lista. Ainda assim é fonte de vitaminas e fibras.

Cogumelo Branco 100 g fornece 356 mg de potássio. O cogumelo é riquíssimo em ácido fólico. Também é fonte de fibras e vitaminas do complexo B.

Beterraba ½ xícara fornece 332 mg de potássio. Tanto faz se é beterraba ou folhas da beterraba, ambas são alimentos ricos em potássio. A beterraba é fonte de vitaminas do complexo B, C, ferro, fósforo, manganês, sódio e zinco.

alimentos ricos em potássio beterraba

Batata 1 xícara fornece 303 mg de potássio. A batata contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Também é boa fonte de carboidratos, mas com baixo índice de gordura.

Sardinha Fresca 1 unidade fornece 297 mg de potássio. Juntamente com o salmão, a sardinha é mais um peixe em nossa lista de alimentos ricos em potássio. Excelente fonte de cálcio e vitaminas A e D.

Mamão Papaia 100 g fornece 257 mg de potássio. Devido à presença da papaína, o mamão papaia possui propriedades curativas e cicatrizantes, ajudando a reconstituir as células da pele.

Iogurte Natural 100 g fornece 255 mg de potássio. Pela presença de lactobacilos vivos, o iogurte é benéfico para a digestão, a flora intestinal e o sistema imunológico. Combinar iogurte com alguma fruta dessa lista cria um lanche nutritivo com alimentos ricos em potássio.

Cenoura 1 unidade fornece 232 mg de potássio. Excelente fonte de vitamina A, C e K, além de marcar presença na lista de alimentos ricos em potássio. A cenoura é fundamental para proteger a saúde dos olhos.

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