Como PERDER BARRIGA em 4 MINUTOS

Com 3 MOVIMENTOS Simples

+ de 43 Mil Pessoas Já Conseguiram

Carnes e Peixes Viva Sem Doenças

11 Funções e Benefícios das Proteínas na Saúde

 

Proteínas, qual o seu papel? Saber a qual grupo um alimento pertence é uma informação útil para montar refeições nutritivas, manter a boa saúde e evitar doenças.

Os alimentos são divididos em 3 grupos de acordo com seu valor nutricional. São eles:

  • Proteínas (Alimentos Construtores)
  • Carboidratos (Alimentos Energéticos)
  • Fibras (Alimentos Regulares)

As proteínas são essenciais para a estrutura do nosso corpo, pois são responsáveis pela reparação e construção de todos os músculos, nervos, tendões, ligamentos, órgãos internos, pele, cabelos, unhas, glândulas, tecidos e sangue.

Benefícios das Proteínas na Saúde

Todas as células do corpo e todos os fluídos corporais, com exceção da bile e da urina, são feitos de proteínas.

Além disso, as enzimas, anticorpos e hormônios responsáveis por equilibrar as reações químicas do organismo também são feitos deste importante elemento, ou seja, depois da água, que representa 70% do nosso peso corporal, somos feitos de proteínas.

Quais a Função das Proteínas e dos Alimentos Construtores?

Função Estrutural – eles participam da produção de tecidos, como o colágeno, a queratina e a albumina.

Função Enzimática – as enzimas são o gatilho para reações biológicas. Um exemplo são as lipases, que quebram os lipídeos em ácidos graxos e glicerol. As enzimas só existem graças às proteinas.

Função Hormonal – a insulina, liberada pelo pâncreas, e a tiroxina, produzida pela tireoide, são hormônios produzidos a partir de proteinas.

Links Úteis:

Função Transportadora – proteínas estão presentes no plasma e nos glóbulos vermelhos do sangue, transportando oxigênio e nutrientes para as células. O colesterol HDL e LDL também são proteínas transportadoras.

Função de Defesa  – os linfócitos necessitam de proteínas para produzirem anticorpos contra os antígenos, corpos estranhos no organismo.

Função Contrátil  – algumas proteínas como a actina e miosina atuam na contração de células e na produção do movimento. Esses nutrientes são responsáveis por produzir o movimento muscular.

Função Nutritiva – são as proteínas que irão garantir aminoácidos ao organismo. Quando ingeridas, elas são quebradas em aminoácidos essenciais que vão se distribuir pelo corpo. Esses aminoácidos desempenham as seguintes funções:

  • Sedativo Naturalproteínas como carnes magras, sardinha, leite e castanhas são fontes de triptofano, um precursor da serotonina que responde pela sensação de bem-estar.
  • Vasodilatador e Crescimento Infantilproteínas como leite e derivados e leguminosas concentram grande quantidade do aminoácido histidina, que auxilia a pressão arterial e contribui para o crescimento infantil.
  • Cicatrização de Feridas e Inibição de Tumores – a arginina é um aminoácido encontrado em diversas proteínas como carnes vermelhas, nozes e leguminosas. 
  • Formação Muscularproteínas de origem animal e o soro do leite (conhecido como whey protein) fornecem o aminoácido leucina que é responsável pela formação e manutenção muscular.

As proteínas também favorecem o emagrecimento, sendo a base de muitas dietas de proteínas como a Dieta Atkins e a Dieta Dukan.

proteínas - emagrecer de vez

compartilhe

Artigos Relacionados:

Receitas Dukan: Rápidas, Práticas e Gratuitas

Por que Não Consigo Emagrecer? 10 Respostas

10 Benefícios Incríveis da Sardinha para a Saúde

15 Benefícios da Castanha-do-Pará para Saúde

Cetose e Dieta da Proteina: O que é, Como Funciona e Riscos

Dieta da Proteína Emagrece: Como Fazer e Cardápio

Artigos Sugeridos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.